Seja bem-vindo. Hoje é

15/04/04

Menos ais menos ais

Se pedirmos uma cerveja com o menu McDonalds, a Carlsberg dá-nos um copo ornamentado com uma bola (é bonito o raio do copo) referente ao Euro 2004.
Este é um exemplo, de entre muitos, do explorar em termos de marketing o campeonato da europa, a selecção nacional e o fervor dos adeptos.

Não tenho nada contra isto (nem acho que sequer haja nada a ter contra isto) mas gosto de, por vezes, reflectir um bocadinho sobre aquilo a que chamo as pequenas coisas. Não acham impressionante o modo como algo de que a gente gosta é usado de mil e uma maneiras para nos levar o dinheiro?
É quase como se nos dissessem: Se gostas da selecção come aqui, bebe este sumo, veste esta marca, compra este artigo.

Depreende-se que se não o fizermos é porque não gostamos da selecção.

No fundo, na prática, não funciona assim, mas a um nível muito primitivo (em termos de lógica bivalente) funciona mesmo assim.

Ora este ano, as campanhas de marketing parecem atacar o cerebelo de cada um de nós com especial tenacidade. Há que aproveitar que a coisa é aqui ao virar da esquina para nos despojar dos trocos que a Tia Manuela ainda nos deixou ficar. Mas o que é curioso é que apesar do sugadouro de euros, que é um objectivo em si mesmo, esta onda de euforia contribui para nos unir em torno da selecção e fortificar as nossas esperanças.

Mas unidos à selecção, diga-se o que se disser sempre estivemos e sempre estaremos. O nosso acreditar não obedece ao princípio da hipótese-tese. Não requer permissas. Não assenta em raciocínios lógicos. Acreditamos porque acreditamos e pronto.

Eu sei que se quiser ver a minha selecção ganhar o Euro, teria de me naturalizar Francês. Mas fico contente pela maior parte das pessoas ser feliz ao não ver as coisas como eu...

...e com este pensamento lá trouxe o copo para casa.

* PLO *
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista