Seja bem-vindo. Hoje é

16/06/04

Vitória! Até que enfim!

Deco, Nuno Valente e Ricardo Carvalho de início deram o tónico para o melhor jogo realizado pela selecção nesta campanha.

Não que os Russos constituissem uma oposição séria ou mostrassem alguma intenção de discutir quem seria o primeiro a fazer as malas neste Euro 2004, mas o árbitro mostrou-se implacável, expulsou Ovchinikov, a meu ver erradamente, e decidiu a coisa para o nosso lado.
O russo corta o lance fora da área de forma absolutamente limpa e coma a bola parada ou praticamente parada coloca a mão em cima da mesma. Pauleta aqui já não pode discutir o lance. Como fora da área o guarda redes é um jogador comum, o "comum" seria levar amarelo e não vermelho, pois não foi o acto de tocar a bola com a mão que cortou o perigo.

Reduzidos a 10 - mas com um senhor guarda redes na pessoa de Malafaev(?) - os russos não mais incomodaram e só deu Portugal. Aqui destaco a qualidade ímpar de passe do Deco. Esta diferença só não se nota também no resultado porque os nossos problemas de concretização teimam em não nos deixar.

Desde que Simão (novamente apagado) sai até ao momento em que Ronaldo entra, jogamos num 4-2-2 um pouco mal amanhado. Nuno Gomes e Pauleta não se entendem em simultaneo e Rui Costa trouxe pouco em termos práticos mas marcou um belo golo como a querer calar quem questiona o seu valor (vide declarações inenarráveis de Manuel "Serrom" na véspera deste jogo). Este período foi o melhor dos russos mas ainda assim longe de poderem empatar.

Por fim Maniche conseguiu teatralizar e dar autenticamente o amarelo a Alenitchev. Uma só palavra para Maniche: Indecente!

Moral da história: Os efeitos têm as suas causas. Podemos optar por analisá-las e estudá-las ou então atribuí-las ao acaso, à sorte (ou falta desta). Penso que este jogo pode ser um exemplo de aquilo que se tem de mudar não só para o jogo decisivo com a Espanha mas também na política desportiva que orienta a selecção.

* PLO *
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista