Seja bem-vindo. Hoje é

07/09/06

A (nova) aposta na formação

No seguimento do texto do Álvaro, aproveito para eu próprio dar uma achega à formação dos atletas do FCP e dos valores que vão surgindo com aspirações naturais para surgir na equipa principal.

Muito se fala, e com razão, nas "promessas" que constantemente saem das escolas de formação do SCP, no entanto, o FCP apesar de optar por muitos estrangeiros, e pouco aproveitar das suas escolas de formação, não deixa de ter fortes promessas prontos a ser lançados ao mais alto nível no futebol português e mundial.

Nos últimos anos, tal tem-se revelado efectivamente como uma realidade, a falta de valores que surgem na equipa principal do FCP. Seja por falta de qualidade dos atletas, por falta de aposta do clube, por falta de evolução, seja qual tenha sido a razão, a verdade é que muito pouco se aproveitou.

Apesar desta falta de aposta, a verdade é que o clube nunca deixou de somar êxitos, portanto não se pode ver a política seguida como errada, bem pelo contrário.

No entanto, esta realidade pode muito bem estar prestes a levar uma volta. Reparemos na quantidade e qualidade de atletas que o FCP tem actualmente emprestados a clubes da 1ª Liga e do estrangeiro e que, a qualquer momento, poderão dar o salto para a equipa principal do FCP, trazendo enorme qualidade ao conjunto:

Hélder Barbosa
Paulo Machado
Ivanildo
Hugo Almeida
Nuno Coelho (Un.Leiria)
Nuno Coelho (St. Liege)
Bruno Gama
Bruno Vale

Para além disto, novos jogadores vão sendo preparados nas camadas jovens, sendo que a prospecção nunca pára, conforme confirma a recente contratação de um ex-atleta do Leixões.

Se a isto juntarmos a recente contratação de Luís Castro para coordenar todo o futebol juvenil, bem como o próprio técnico da equipa principal, seguramente que alguns dos atletas saídos das camadas jovens serão a curto/médio prazo certezas do futebol portista, prontos a trazer mais alegrias aos adeptos do clube.

4 comentários:

Toupeira disse...

Exacto Nuno. O problema do Porto e da maioria dos clubes não é a falta de jovens com valor mas sim a pouca vontade que têm em fazer subir esses jovens à equipa principal.

O caso do Sporting é um pouco diferente e tem mais a ver com as dificuldades económicas que o clube atravessa ou atravessava antes de começar a vender património.

Não deixa no entanto de ser um bom exemplo e acredito que os dirigentes da Sad do FC Porto começaram a compreender que o clube precisa de fazer chegar é equipa principal no minimo um jovem por época e talvez por isso nos últimos tempos tenham acontecido algumas mudanças na formação.

Anónimo disse...

O problema do FCP é que tem de emprestar esses jovens, não que eles tenham qualidades de super estrelas, mas porque os favores têm de se pagar de alguma forma - agora que a Cosmos já não é o que era. U know what i mean...

Anónimo disse...

Luis Filipe Vieira apanhado nas escutas a escolher árbitro!!!

Apito Dourado
Luís Filipe Vieira apanhado nas escutas a escolher árbitro
08.09.2006 - 00h31 PÚBLICO

Escutas telefónicas incluídas no processo principal do Apito Dourado revelam negociações entre Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira para a escolha do árbitro que iria dirigir a semifinal da Taça de Portugal da época de 2003/2004, entre o Benfica e Belenenses. Para saber mais, ler a edição de hoje do PÚBLICO.

Vieira dá conta a Valentim do seu desagrado pelo facto de o árbitro que tinha sido indicado para o jogo ter sido substituído. Valentim propõe-lhe nomes alternativos.

Por quatro vezes, Vieira recusou, usando argumentos como “não me dá garantias” ou “isso é tudo Porto”.

À quinta sugestão, finalmente acedeu. O árbitro que acabou por ser nomeado, João Ferreira, dirige amanhã a estreia do Benfica na Liga, num jogo com o Boavista.

Nuno disse...

Ó Carlos Calheiros, o SLB anda a pagar favores ao Estrela da Amadora?? Anda a pagar favores ao Braga?? E o SCP, anda a pagar favores à Naval, ao Setúbal e ao Estrela??

Deve ser de andarem a utilizar a Cosmos como transportador oficial.

Já agora e em adenda ao "artigo", é preciso recordar que uma nova lei irá impôr percentagens de jogadores formados nos clubes que terão de estar inscritos no plantel, daí convir não descurar os jogadores com mais anos de casa.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista