Seja bem-vindo. Hoje é

17/03/07

Jogo grande no Dragão

Desde o 25 de Abril que os jogos entre o FC Porto e o Sporting têm sido muitos disputados e nem sempre o factor casa é importante para o resultado final. A prova: Na década de noventa, o FC Porto arrasou completamente os seus adversários ao vencer 8 campeonatos em 10. Uma proeza a que esteve associado o maior feito alguma vez alcançado por um clube português, o Penta Campeonato. No entanto, os jogos com o Sporting nas Antas durante a caminhada triunfal que deu origem ao Penta nem sempre nos foram favoráveis como podem recordar.

Época 1994/95 - Jornada 14
FC Porto 1
Sporting 1

O FC Porto "entrou" a ganhar com um golo de José Carlos (lembram-se dele?) aos cinco minutos, mas Figo fez o empate com um grande golo no inicio da segunda parte. A dois minutos do fim, Vítor Baía com uma enorme defesa salvou um golo certo do Sporting e o jogo acabaria empatado, o que na altura não desagradou a ninguém já que as duas equipas comandavam o campeonato, embora tenha contentado mais os sportinguistas.

Época 1995/96 - Jornada 1
FC Porto 2
Sporting 1

O resultado ideal para quem quer revalidar o título é a vitória no primeiro jogo do campeonato e se o adversário for um dos grandes, melhor ainda. Foi o que aconteceu, com Domingos a marcar os dois golos da vitória mas o hungaro Lipcsei a ser a grande figura do encontro e uma das figuras do campeonato com seis golos em 23 jogos. No entanto, o azar bateu-lhe à porta já que lesionou-se quando estavam decorridas 27 jornadas e foi o...fim da sua carreira no FC Porto.

Época 1996/97 - Jornada 23
FC Porto 1
Sporting 2

Vítor Baía, ao serviço do Barcelona, acabava de ser considerado pela imprensa espanhola como o Melhor guarda-redes do Mundo. Uma distinção que fazia a alegria e a tristeza de todos os portistas. Alegria porque mesmo estando fora do país, o atleta mais titular de sempre continuou a ser um idolo e tristeza porque no lugar dele estava...Hilário. Não foi portanto de admirar que o FC Porto recebesse o Sporting depois de uma derrota em casa com o Salgueiros e um empate fora diante do Estrela da Amadora. O resultado foi outra derrota caseira num encontro em que Barroso marcou o único golo dos Dragões.

Época 1997/98 - Jornada 9
FC Porto 1
Sporting 1

Mais um jogo em que os Dragões não conseguiram vencer o Sporting em casa! Os visitantes marcaram primeiro através de Oceano, na conversão de uma grande penalidade, mas Jardel conseguiu igualar.

Época 1998/99 - Jornada 16
FC Porto 3
Sporting 2

Na altura, um jornal apresentou como título "Doriva 3 - Sporting 2" e a verdade é que foi um pouco isso que aconteceu já que o médio brasileiro com três "bombas" foi o principal obreiro da vitória azul e branca, embora no terceiro remate, o golo pertencesse a Jardel que, com um pequeno toque, desviou a trajectória da bola.
À 19 jornada, Vítor Baía regressou à baliza do FC Porto, a equipa ganhou confiança, goleou o Beira-Mar por 7-0, e lançou-se em direcção ao objectivo. O Penta éra uma realidade!

PS- Governantes com a cabeça cheia de merda

PS2- Juizes com a cabeça cheia de merda

PS3- Este post não é uma obra literária ao estilo dos recordistas da mentira mas merece ser lido e apreciado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ou me engano muito ou o Pedro Henriques vai mostrar um amarelo ao Assunção e Meireles para não poderem jogar na cesta do pão! Ou então vão haver jogadores do Porto expulsos.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista