Seja bem-vindo. Hoje é

09/01/08

Co Adriaanse

Cerca de dois milhões de euros, é quanto vai custar a "fuga" a Co Adriaanse. Uma decisão que, sendo inédita não deixa de ser justa, se pensarmos na altura em que o holandês abandonou a equipa e o preço que o FC Porto teve de pagar ao Boavista por Jesualdo Ferreira. E porque, como Pinto da Costa disse em entrevista ao jornal O Jogo, se "quando um clube não cumpre o contrato com o seu treinador até ao final tem que lhe pagar, é óbvio que, quando um treinador, sem qualquer justificação, sem falar com ninguém, sai porta fora e abandona a equipa no estágio, também temos de ser ressarcidos por isso". Até porque Co Adriaanse sempre teve no clube todo o apoio por parte da direcção e do Presidente. Aliás, para o defender, Pinto da Costa chegou mesmo a cortar relações com os Super Dragões.

No entanto, e se na altura em que nos deixou, fiquei desiludido e preocupado em relação ao futuro do FC Porto por ser dos poucos portistas que ainda gostavam do trabalho que ele vinha a fazer, hoje, admito que a contratação de Jesualdo Ferreira foi o melhor que nos aconteceu. Quanto a Adriaanse, será que também pode dizer que a saída do FC Porto foi o melhor que lhe aconteceu?

CRONOLOGIA (jornal O Jogo)

7 Agosto
Co Adriaanse pediu, durante todo o estágio de pré-temporada, a contratação de mais um ponta-de-lança (Hesselink era o desejado), mas Pinto da Costa afirmou publicamente que o FC Porto não tinha condições financeiras para contratar mais jogadores. A insistência de Adriaanse no assunto provocou mal-estar no Dragão.

8 Agosto
No jogo de despedida do estágio de pré-época, o FC Porto venceu os amadores do Rijnsburgse por 5-2, com uma exibição fraca e marcada pela expulsão do brasileiro Adriano. Adriaanse não gostou dos golos sofridos, nem tão pouco da (falta) de disciplina. E disse-o publicamente.

8 Agosto
Depois da "má exibição", Adriaanse ordenou que os jogadores só jantassem depois de os técnicos terminarem a refeição. Os jogadores optaram por recolher aos quartos e o treinador sentiu-se desrespeitado e desapoiado pela direcção do clube, tendo apresentado a demissão ainda nessa noite, após uma conversa telefónica com Pinto da Costa.

9 Agosto
A equipa viajou para Inglaterra, onde prosseguiu o estágio, já sem Adriaanse. Rui Barros tomou conta da equipa e venceu, uns dias mais tarde, a Supertaça de Portugal.

21 Agosto
Jesualdo Ferreira é finalmente apresentado como treinador principal, depois de negociações duras para se desvincular do Boavista. No primeiro discurso promete "festejar muitas vitórias".

PS- Ainda bem que este caso foi resolvido pela FIFA porque em Portugal o FC Porto não teria a minima hipótese de vencer o processo.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista