Seja bem-vindo. Hoje é

19/03/09

"Pai, contas-me uma história?"

"Então era assim, há muito, muito tempo, havia numa floresta três porquinhos que já conheces. Mas o que não sabes é que cada um deles usava sempre uma cor habitual para vestir. Era o porquinho vermelho, o porquinho verde e o porquinho azul. O porquinho vermelho era aquele que já conheces, que fizera a casa de palha, e quando veio o lobo mau, bastou um sopro fraquinho e aquilo voou logo tudo pelos ares. Estás a ver qual era?"

"Sim.", Diz o pequeno Afonso. "Aquele muito preguiçoso, que nunca lhe apetecia trabalhar."

"Isso. Já o porquinho verde era o outro, aquele que fez a casa de madeira e a revestiu com folhas, convencido que ninguém lhe deitava a casa abaixo, pois era tão bonita tinha os paus tão bem entrelaçados, nunca se vira uma casa igual. Só que veio o lobo soprou com mais força do que era costume e a casa lá voou também."

"Então o verde, esse era o porquinho da frente, o que tinha a mania que era esperto.", diz o Afonso sempre de rompo.

"Muito bem.", continuava o pai. "Por fim havia o porquinho azul, que ao contrário dos irmãos, em vez de andar todo o dia na brincadeira, trabalhou de sol a sol, durante muitos dias, para construir uma casa de tijolos e cimento, depois veio o lobo e soprou, soprou e a casa nem se mexia. Mas o lobo era mesmo mau, e então lá se lembrou que podia entrar pela chaminé, e já sabes o que aconteceu, o porquinho azul que tinha sempre tudo pensado e muito bem organizado, tirou a tampa do panelão que estava no lume a ferver, e quando o lobo desceu pela chaminé abaixo, tchhhh! Escaldou-se todo, e fugiu logo dali a correr com o rabo entre as pernas."

"Está bem, e qual é a novidade na história?", pergunta o miúdo que começava a ficar impaciente.

"Ora sucede" - prosseguiu o pai - "que todos os anos havia uma prova, um jogo muito prestigiado na floresta, e o lobo mau conseguiu chegar a presidente do organismo que era responsável pela prova anual da floresta.

O porquinho vermelho, que nunca lhe apetecia trabalhar, mas queria ser reconhecido na floresta pelo mesmo prestígio dos outros que davam ao litro e corriam o suficiente para entrar na prova, desatou a dizer a torto e a direito - quando viu que tinha ficado em último para o apuramento, e que não tinha como entrar na prova a luz dos regulamentos - desatou a dizer pela floresta que o porquinho azul, o melhor classificado de todos, só tinha conseguido estar apto porque tinha andado a dar umas bolotas deliciosas ao resto da bicharada toda da floresta e arredores.

Ao lobo mau, que como sabes, nunca gostou do porquinho azul porque este sempre fora mais inteligente, organizado e capaz do que ele ao longo dos anos, agradou-lhe a conversa que o porco vermelho andava a fazer, e ainda tentou impedir que o porquinho azul participasse na prestigiada prova anual da floresta, só que mais uma vez o porquinho azul conseguiu defender-se desse tipo de bicharada ruim da floresta, e mostrar que os batoteiros e corruptos eram eles, o porquinho vermelho e o lobo mau que agora andavam amiguinhos e de mão dada.

Resultado: o porquinho vermelho, mais uma vez ficou roído de inveja a ver os irmãos jogarem na prova e ele a assistir de fora, desdenhando do irmão mais velho que fez mais uma campanha gloriosa na prestigiada prova anual da floresta. Já o porquinho verde, que sempre fora muito vaidoso e tinha a mania que era esperto, até conseguiu justamente ser apurado para a prova mas, logo acabou por ser eliminado, por um cão «pastor alemão» que lhe deu 12 mordidelas no rabiosque. O porquinho azul, por muito que custasse ao lobo mau, pois que teve de engolir os sapos todos da floresta, lá foi avançando na prova e fez mais uma campanha de êxito e glória. Recompensa justa do seu empenho, rigor, e trabalho prestado."
Fonte: Bibó Porto, carago!

3 comentários:

bLuE bOy disse...

Boa tarde Amigo e Portista Álvaro,

Sem pretender imiscuir-me na linha orientadora deste teu espaço que sempre admirei e continuo a admirar, pois continuo a manter a opinião de que é um dos dos espaços de referência na blogosfera azul-e-branca, fui hoje alertado para este teu post que aqui colocaste em destaque por 2 motivos:

1. esta história tem autor e esse, é o Mr Cosmos, um dos colaboradores do blog BiBÓ PoRtO, carago!!, tendo sido publicado originalmente no referido blog, com o título "Ser portista é uma bênção!", ao inicio desta madrugada, e não com este título que entendeste usar para apelo do referido post;

2. ao mesmo tempo, referes no final deste teu post que a fonte é "algures na net", o que não é de todo correcto, porque o "algures" não existe, passe a expressão, de algum sitio, deves ter feito o copy deste post e das duas, uma: ou foi no local de origem, o BiBó PoRto, ou terá sido no Futebolar, local onde ele esta manhã tb já foi publicado, mas com a indicação correcta da origem.

Espero que não leves a mal este remoque que aqui deixo, porque não deixando de ser verdade que andamos todos ao mesmo, não te custaria nada (julgo eu!) referenciar a fonte correcta do post, podendo depois vires a mudar ou não o título original, mas referir um "algures na net", que é uma coisa muito vaga e não existe sequer, não entendo ser nada ético.

Mais uma vez, espero que não leves a mal este remoque.

aBraÇo,

Toupeira disse...

Caro amigo Blue,

Tens toda a razão mas acredita que não costumo roubar nada a ninguém e quem passa por aqui sabe que é verdade.

O que aconteceu hoje foi um mal entendido até porque não mudei nada no post. Foi assim que o encontrei no fórum caldeirão de bolsa.

Francamente não sabia que pertencia ao blog BiBÓ PoRtO, carago!

Porque razão acreditei que podia existir uma fonte "algures na net"? Porque, como tenho o péssimo vicio de guardar tudo no meu computador, sou obrigado a fazer limpezas várias vezes ao ano. Acontece que muitas vezes, durante essas limpezas, encontro coisas porreiras sem o link de onde as tirei (não é normal mas por vezes perco os links) e como decido postar no portogal meto algo parecido com um "algures na net". Pensei que tinha sido o caso do amigo TRSM do caldeirão de bolsa.

Nunca me passou pela cabeça que esta história fosse recente até porque o tempo que perdi hoje na net foi usado para trabalhar e acompanhar a bolsa com bastante atenção.

Hoje, blogs ou sites de futebol, nem vê-los. Nem sequer tive tempo para entrar no e-mail. Isto está complicado...estou neste momento a escrever esta resposta e a ler as notícias do dia ao mesmo tempo. De seguida vou postar o link do teu blog no fundo deste texto e, se ainda me restar algum tempo, aproveitar para ler todas as mensagens e responder a uma que recebi no dia 15 e ainda está sem resposta.

Um abraço

bLuE bOy disse...

Amigo Alvaro,

Logo vi que alguma coisa de confuso se tinha passado, até porque não me recordava de alguma vez teres tido esse tipo de comportamento no teu espaço, até bem pelo contrário.

Por isso, pela minha parte, assunto mais que esclarecido... e encerrado.

Desculpa lá alguma coisinha :P

aKeLe aBrAçO,

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista