Seja bem-vindo. Hoje é

18/04/13

Os discursos de Vitor Pereira

Quando Izmailov chegou ao FC Porto, depois de quase seis anos no Sporting, reparei com alguma surpresa que o russo ainda não tinha aprendido a falar português, algo que será anormal nos jogadores de futebol. Por outro lado, vindo de um clube sem organização e onde os dirigentes são menos profissionais (na maneira de trabalhar e não nos vencimentos e prémios que auferem) que nos clubes amadores, não fiquei muito admirado.

No FC Porto não me lembro de nenhum caso semelhante. No entanto, temos um treinador que embora fale um português correcto (ao contrario do vândalo que treina o outro clube da segunda circular), ainda não reparou que o discurso que usa não é o ideal.

Quando culpa publicamente os jogadores pelas más exibições, quando os mete na prateleira ou quando obriga a Sad a emprestá-los ou vendê-los a preços de saldo. Porque se alguns jogadores andaram a dormir, Vitor Pereira ainda não acordou. E por isso faz onze iniciais que não têm nada a ver com a melhor equipa no momento e substituições que não se admitem num treinador do FC Porto.

Para além disso passa a vida a branquear os vários apitos encarnados. A seguir aos jogos critica-os com alguma dureza mas no dia seguinte lê as análises dos recordistas da mentira, caga-se todo, e volta com a palavra atrás para felicidade dos antis.

E quando diz que o clube que está no primeiro lugar ainda não é campeão porque tem que vir jogar a nossa casa e que tem jogos difíceis, como nós, é verdade. Vitor Pereira não mente. Mas este discurso podia ser útil dentro do balneário, cá fora apenas tem motivado o adversário. Não o adormece. E também não motiva os nossos jogadores, antes pelo contrario, porque a equipa tem descido de rendimento desde que esta frase foi dita pela primeira vez.

Outro ponto: o actual treinador do FC Porto ainda deve estar lembrado que foi à Luz festejar um título como adjunto e esta época pode "oferecer" um ao nosso adversário, no Dragão, como treinador principal.

Sendo assim porque continua a bater na mesma tecla? Porque não vê nada à frente dos olhos e porque não há ninguém que lhe diga que o caminho para o título (sim, eu ainda acredito) é o caminho do trabalho bem feito e dos discursos "à Porto".

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista