Seja bem-vindo. Hoje é
Mostrar mensagens com a etiqueta Dividas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dividas. Mostrar todas as mensagens

10/09/12

Negócio entre Benfica e Sporting acaba em condenação para todos.

Sempre que Pinto da Costa foi absolvido (e foi sempre, em todos os tribunais de norte a sul do país e mesmo em Lausanne, Suiça!), as desculpas dos fundamentalistas do clube mafioso foram sempre as mesmas: a justiça em Portugal não funciona. Sobre o TAS nem uma palavra.

No entanto, os fundamentalistas não deixam de ter razão até porque sabem o que se passa na casa deles. O actual presidente do Benfica já foi condenado por roubo mas desde que tomou o poder do clube do regime a justiça começou a fechar os olhos e nunca mais foi justa com esse mafioso.

Agora rouba à vontade e enriquece todos os dias porque sabe que não sentará o cú num tribunal enquanto não largar o poder. No dia em que isso acontecer será condenado outra vez como foi Vale e Azevedo e outros anteriores dirigentes do Benfica.

Porque provas contra ele não faltam. No caso Mantorras, por exemplo, a investigação da PJ estava numa fase bastante adiantada quando o MP de Lisboa parou com a...investigação.

Enfim, bastava a Mizé Tung ter gasto um por cento do que gastou com Pinto da Costa para que Luís Filipe Vieira fosse condenado por crimes fiscais e comissões paralelas nas transferências de jogadores entre o Benfica e o At. Madrid e Malaga. Mas tudo bem, o presidente cadastrado não vai ficar para sempre no clube mafioso e quando sair vai ter a mesma sorte que estes artistas:

João Pinto, Duque e Veiga condenados por fraude fiscal

O Tribunal Criminal de Lisboa condenou o antigo jogador João Vieira Pinto, o empresário José Veiga, o administrador da Sporting SAD Luís Duque e o antigo dirigente do clube Rui Meireles pela autoria de um crime de fraude fiscal. Os arguidos foram sentenciados com pena suspensa e condenados ao pagamento de uma multa de 169.629 euros.

José Veiga, avança a Lusa, foi ainda condenado pela 6.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa a um crime de branqueamento de capitais. Os restantes arguidos foram absolvidos desse crime.

O antigo empresário foi quem recebeu a sentença mais pesada: foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de fraude fiscal e a três anos e nove meses pelo branqueamento de capitais. O tribunal declarou pena única suspensa por quatro anos e meio, além de uma multa de 169.629 euros, a liquidar em quatro prestações.
João Pinto teve a pena mais leve, tendo-lhe sido aplicado um ano de prisão por crime de fraude fiscal, suspensa por igual período.

Luís Duque e Rui Meireles, antigo responsável pelo departamento financeiro do Sporting, foram condenados a dois anos de prisão por evasão fiscal, com suspensão por quatro anos e três meses.

O tribunal considerou provado que os quatro arguidos «desoneraram-se da responsabilidade» de pagamento de impostos no prémio de assinatura de contrato de 4,2 milhões de euros pago pelo Sporting a João Vieira Pinto, no verão de 2000. Esse valor foi pago ao jogador através da empresa Goodstone.

«Todos os arguidos sabiam e queriam omitir o pagamento ao Estado de impostos com o prémio de assinatura de João Vieira Pinto, pago de comum acordo através da empresa Goodstone», referiu a presidente do coletivo de juízes, Helena Susano, sublinhando que houve «dolo específico» e que os quatro arguidos causaram «um dano patrimonial ao Estado».

Luís Duque foi o único dos quatro arguidos presente na leitura da sentença. João Vieira Pinto, atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol com a responsabilidade da seleção, pediu dispensa por se encontrar em estágio com a equipa nacional, que defronta nesta terça-feira o Azerbaijão na corrida ao Mundial 2014. Rui Meireles está em Angola, onde exerce a sua atividade profissional, e José Veiga comprovou a realização de uma viagem ao estrangeiro.

Mais Futebol

21/03/12

2,4 milhões de euros

É quanto o pesetero terá de pagar ao fisco espanhol por ordem do Supremo Tribunal

30/08/11

33

São os clubes de futebol que devem ao fisco

De 10.000 a 50.000 euros
Abrantes Futebol Clube
Clube Desportivo Arrifanense
Clube Desportivo de Beja
Clube Naval Setubalense
Imortal Desportivo Clube
Grupo Desportivo de Vilar
Sport Club os Dragões Sandinenses
União Desportiva Santarém
União Desportiva Valonguense

De 50.001 a 100.000 euros
Clube de Futebol de Perosinho
Clube Futebol Valadares
Leça Futebol Clube
União Sport Clube Paredes
Associação Desportiva de Lousada
Sport Lisboa e Olivais
União Sport Clube de Paredes


De 100.001 a 500.000 euros
Vitória Futebol Clube
Académico Futebol Clube
Amora Futebol Clube
Boavista Futebol Clube
Clube Futebol União de Lamas
Ermezinde Sport Clube
Futebol Clube do Marco
Neves Futebol Clube
Vitória Futebol Clube
Sport Lisboa e Fanhões
Sporting clube Farense

De 500.001 a 1.000.000 euros
Vilanovense Futebol Clube
Vitória Futebol Clube SAD
Seixal Foot Ball Clube
Leixões Sport Clube
Sport Comércio e Salgueiros

De mais de 5.000.000 euros
Boavista Futebol Clube Futebol SAD

Dados: Jornal de Negócios

07/01/11

Contratos ilegais assinados por Dias da Cunha são...legais para o MP de Pinto Monteiro e Maria José Morgado

Como se esperava, João Vieira Pinto e José Veiga foram acusados pelo Ministério Público dos crimes de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais, no âmbito da transferência do futebolista do Benfica para o Sporting, no Verão de 2000. Segundo o Público, o despacho de acusação implica ainda Luís Duque, então presidente da SAD "leonina", e Rui Meireles, à época director financeiro do clube de Alvalade, como co-autores de fraude fiscal. Até aqui tudo normal.

Mas como a (in)justiça à moda da segunda circular (e à moda de Pinto Monteiro e Maria José Morgado) está na lama como o país, o MP decidiu arquivar as acusações a Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, e Paulo Andrade, antigo administrador da SAD leonina. Mesmo sabendo que eles assinaram, em 2005, contratos com João Pinto datados de 2000. Ou seja, os dois dirigentes assinaram contratos falsos mas para o MP é tudo legal. E as provas existem, não se trata de um livro escrito pela(o) benfiquista Leonor Pinhão. Enfim, agora imaginem como seria o despacho do MP se isto tivesse acontecido com um Presidente de um certo clube do norte.

01/05/09

Defender a entidade patronal no dia do trabalhador

  • Durante anos, os sindicatos franceses exigiram uma lei que diminuisse o tempo de trabalho semanal pensando que, dessa maneira, podiam favorecer os trabalhadores e criar mais postos de trabalho. A ideia não éra má e, em 1997/98, o governo socialista fez-lhes a vontade com a chamada lei das 35 horas.

    Nos anos seguintes foram criados cerca de 350 mil novos empregos mas a lei não agradava a todos. Porque, ao contrário do que os sindicatos imaginavam, muitos trabalhadores ficaram a produzir o mesmo em menos tempo. Ou seja, trabalhavam mais e recebiam menos porque viram os contratos serem renovados para meio tempo e tempo parcial. Muitos deles viram mesmo as suas empresas "fugir" para o estrangeiro principalmente para países do leste da europa onde os trabalhadores produzem mais por muito menos dinheiro.

    Conclusão: Bastaram meia duzia de anos para o interesse na lei mudar radicalmente e hoje serão poucos os que têm saudades das 35 horas.

  • Com os clubes da liga portuguesa e os seus trabalhadores/jogadores pode acontecer algo parecido mas, ao contrário do que aconteceu em França, o problema pode ser a recusa dos clubes em aceitarem a lei.

    Herminio Loureiro vai propor a perda de pontos a quem tiver salários em atraso. Mas como o presidente da Liga tem feito guerra a alguns clubes e beneficiado outros em várias situações, poderá ser castigado pelos erros que tem cometido.

    O JN diz que a Liga ficará em xeque caso a proposta não seja aprovada. Talvez, mas tenho a impressão que os únicos que ficarão em xeque serão os clubes que todos os meses vão cumprindo com as suas obrigações porque Herminio Loureiro e o resto da direcção não deverão querer perder o tacho que têm. Já os clubes incumpridores vão rir à gargalhada e acreditar ainda mais que o crime compensa.

    Francamente não me lembro de alguma vez ter estado de acordo com esta direcção da Liga. No entanto, desta vez acredito que a proposta pode ser útil ao futebol português, principalmente por dar aos clubes o que muitos adeptos e jornalistas não aceitam: algum tempo, não muito, para poderem pagar aos seus trabalhadores.

    Vamos dar o exemplo dos jogadores do Estrela. Neste momento têm varios meses de salários em atraso e, tirando o próprio clube e o Benfica, mais ninguém tem lucrado com isso. No entanto, os jogadores e os concorrentes directos têm sido bastante prejudicados, uns por não receberem e outros por verem à frente deles um clube que não cumpre com as suas obrigações.

    Com a nova lei já não será assim porque, ao fim de três meses de salários em atraso, o Estrela começará a descer na tabela classificativa. E como os seus dirigentes não estão interessados em que isso aconteça vão ser obrigados a pagar o que devem.

    Dizem que três meses é muito, até porque normalmente serão sempre quatro, mas a Liga faz bem em dar um prazo, que eu considero justo, porque se alguns clubes já têm medo desta proposta, imaginem como seria se o prazo fosse ainda mais curto.
  • 11/02/09

    Uma bonita prova de amor

    Segundo os jornais de hoje "José Rebelo da Silva reclama ao Boavista 68.254 euros correspondentes a salários do período em que exerceu funções de director-geral no clube do Bessa, entre Outubro de 2006 e Julho de 2007". O que dá cerca de 6.800 euros por mês só em salários. Mas a administradora do Boavista, Adelina Trindade Guedes, diz que o clube apenas lhe deve os salários referentes ao período de Abril a Julho de 2007 e está pronta a pagar essa quantia desde que seja aceite pelo anterior director.

    Seja como for, com o dia de São Valentim à porta, normalmente conhecido como dia dos namorados, o que interessa para este post é a prova de amor ao clube que deu o antigo dirigente boavisteiro. Ou não.

    Porque como não podia reaver o dinheiro que desejava, resolveu vingar-se apresentando um pedido de "insolvência” da SAD do Boavista. Que felizmente, para os verdadeiros boavisteiros, foi recusado pelo juiz José António Sá Couto do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia. Caso contrário, a Sad seria extinta e, "de acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol profissional (LPFP), caso se verificasse esse cenário, o Boavista seria afastado das competições profissionais entre um a cinco anos e teria que pagar uma multa de 100 mil euros".
    Enfim...com dirigentes deste calimbre e os capangas de Luís Filipe Vieira a ajudarem, não admira que o Boavista esteja bem enterrado na merda.

    08/05/08

    Mantorras: "É um privilégio jogar no Benfica"

  • Esta época, Pedro Manuel Torres ainda não alinhou de inicio na Liga Bwin e nos nove jogos em que esteve em campo somou apenas uma vitória em 144 minutos jogados. O que equivale a pouco mais que um jogo e meio, sendo por isso apenas o 369º jogador com mais minutos em campo. E no entanto diz que está contente no Benfica e quer continuar a ajudar o clube. Em quê??

  • O evangelho do senhor Joaquim

    Segundo o presidente do Sindicato dos Jogadores, na Liga Bwin apenas o FC Porto e outro clube que há poucos meses atrás ainda devia os prémios pelo último campeonato que roubou, têm os salários em dia. Entretanto, Sporting, V. Guimarães, P. Ferreira, Sp. Braga, Naval e U. Leiria, já mostraram o seu descontentamento dizendo que não é habitual pagarem antes do dia 8.
    Se os clubes estão a falar verdade, a lista dos devedores é mais um erro de Joaquim Evangelista, mas se por acaso estavam em falta e alguns deles só pagaram hoje porque a lista saíu nos jornais, o erro terá servido para alguma coisa e os jogadores de certeza que lhe vão agradecer. Sem deixar, no entanto, de ser um erro. A não ser que, a partir de agora sempre que um clube se atrasar três dias (os salários deviam ter sido pagos até ao dia 5), o senhor presidente do sindicato dos jogadores apareça a dar a cara para revelar o nome do devedor, o que eu não acredito.

  • Casos mais graves

    . Na Bwin Liga, o Nacional deve dois meses, Boavista dois meses e 60 por cento do terceiro, e o Estrela da Amadora tem três meses em atraso.
    . Na Liga Vitalis, o Estoril deve dois meses, Beira Mar e Rio Ave três e o Varzim quatro meses.
  • Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Subscrever / Email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista