Seja bem-vindo. Hoje é

30/10/11

A frase de hoje é dedicada aos deptos da equipa...adversária

  • Já estou a ficar um bocado farto dos assobios. Os adeptos têm de meter na cabeça que não vale a pena assobiar
    19 de Janeiro de 2008.
    A frase pertence a Quaresma e seguiu-se a uma vitória (2-0) do FC Porto sobre o Aves no Estádio do Dragão. Mais de três anos depois, a história repetiu-se; no jogo de sexta-feira, as manifestações de desagrado voltaram a ser uma constante, quase sempre com o mesmo alvo: Hulk. O brasileiro não gostou de ter sido assobiado na própria casa, sobretudo porque esses assobios apareceram muito cedo no jogo, logo aos 20 minutos, depois de uma perda de bola no meio-campo defensivo.

    Mais do que a substituição, Hulk ficou revoltado com aquilo que sentiu ser uma tremenda ingratidão dos adeptos perante um dia menos positivo no plano individual. O avançado não o disse no final - apenas pediu desculpa por não ter ido para o banco de suplentes -, mas a verdade é que não gostou nada da atitude dos adeptos, por sentir que tem sido de uma enorme dedicação e fidelidade ao clube.
    O Jogo


  • Vou ao Dragão apenas uma ou duas vezes por época. Infelizmente, devido à distância que me separa do estádio, não posso ir mais vezes ao contrário do que acontecia quando ainda éra um miudo. Nessa altura vivia em Portugal e éra um frequentador assiduo do estádio das Antas. Ainda hoje sinto imensas saudades do saudoso tribunal e do ambiente que lá se vivia nas tardes em que os nossos jogadores nos brindavam com grandes exibições.
    Mas, verdade seja dita, nessa altura alguns sócios já assobiavam os jogadores. Nunca foi o meu caso. Sempre gostei de ir ao estádio para aplaudir e quando nos domingos em que eu ou a equipa não estavamos nos melhores dias, baixava a cabeça e esperava que o golo aparecesse. Assobiar é que nunca porque sabia que isso apenas servia para enervar os jogadores do meu clube e dar confiança aos adversários. Aliás, cheguei a chatear-me algumas vezes com o meu melhor amigo da altura, hoje meu cunhado, por adorar assobiar o Fernando Gomes sempre que ele falhava um golo.

    Mas nessa altura até podia ter assobiado porque o FC Porto perdia mais vezes do que as que ganhava. E títulos então...

    Mas actualmente é tudo diferente. Na época passada a equipa venceu tudo. E só não venceu mais porque não teve interesse numa tacinha que só interessa a quem não consegue ganhar mais nada.

    Tivemos noites maravilhosas e inesqueciveis, humilhamos os nossos adversários, tanto em Portugal como na Europa. Os jogadores foram todos mágicos mas um esteve uns furos acima de todos os outros: Hulk. Foi ele o grande "patrão" da equipa. Foi ele que nos indicou o caminho da vitória nos jogos em que sentimos mais dificuldades, foi ele que esteve sempre presente nos jogos em que humilhamos, foi ele que os nossos inimigos nos roubaram na época anterior para poderem vencer mais um campeonato batoteiro.

    E é ele que esta época tem levado a equipa às costas. No último jogo o incrivel não esteve bem? É verdade, assim como toda a equipa. Mereceu os assobios com que alguns sócios o brindaram? Claro que não. Porque jogos maus acontece a todos os jogadores. mesmo aos melhores. Messi já teve jogos em que não esteve bem, Cristiano Ronaldo também, assim como Maradona, Zidane, Pelé...Todos tiveram sem excepção.
    Hulk também tem o direito a ter um ou outro jogo menos bom. Já nos deu tantas alegrias carago! Até porque a aplaudir esses adeptos são zero. Não gostam, preferem assobiar. E ainda têm a lata de dizer que assim estão a ajudar a equipa.

    Enfim, fazem muito barulho, chateiam quem gosta do FC Porto, mas ainda bem que são meia duzia e que a grande maioria vai ao Dragão para aplaudir a equipa tal como já acontecia nas Antas.
  • 27/10/11

    Vitor Pereira, qué qué isso ó meu?

    Desde que ficou com a cadeira de sonho de André Villas-Boas, o trabalho de Vitor Pereira já foi comentado por vários jogadores que foram treinados por ele noutros clubes. Todos disseram maravilhas. Ainda não vi uma critica que me faça acreditar que foi uma aposta errada por parte da Sad do FC Porto. No minimo podia aparecer um jogador, com um já ficava contente, a dizer que não gostava do discurso dele ao intervalo ou que Vitor Pereira não exige o máximo dos seus jogadores para eu acreditar que tenho sido justo mas nem isso...Nada! E isso lixa-me a cabeça. Será que o actual treinador do FC Porto é melhor do que eu e muitos portistas pensamos?

    26/10/11

    Ontem vi no Porto Canal

    Um programa que contava algumas histórias sobre o campeonato ganho pelo FC Porto em 1977/78, o primeiro 19 anos depois de um enorme seca como alguém disse. E gostei. Até quando se falou dos roubos de igreja de antigamente como se agora não existissem aos montes contra o FC Porto. Enfim, liberdade em Portugal? Existe, e em alguns casos em demasia, mas o futebol português continua a viver uma gloriosa ditadura.

    Algumas frases que me ficaram na memória:
    Qualquer um destes jogadores, desta equipa, define o que é um jogador à Porto
    Pinto da Costa, na altura director do departament de futebol
    Penso que marquei 26 golos e ganhei a bola de prata,
    Fernando Gomes
    Fomos nós que iniciamos esta caminhada triunfal do FC Porto (...) Éra impossivel eu jogar noutra equipa que não fosse o FC Porto
    Rodolfo
    Nesse dia chorei abundantemente
    Hernâni Gonçalves, o grande bitaites
    É sempre um gosto rever este Senhor!...Falaram também o Fernando Santos e o saudoso Gomes Amaro do quadrante norte. Lembram-se do sotaque brasileiro do Gomes Amaro?
    "Fernando Gomes, remata, é golo! Vai buscá-la Fidalgo! Inesquecivel. E o mestre Pedroto também esteve presente em quase todas as conversas. Foi bom.

    25/10/11

    Gala em diferido no Porto Canal

    Começou há alguns minutos...Se ainda não viu, aproveite para ver porque vale a pena.

    Foi com frases destas que o FC Porto se tornou no melhor clube português

    Os verdadeiros paraísos são os que perdemos: a bilheteira das Antas, o barulho dos torniquetes, a arquibancada e o FC Porto em campo.
    Quando me permiti refletir sobre o sucesso da época passada, cheguei à conclusão de que o portismo esteve sempre presente.
    O que nos distingue como portistas é querer sempre mais e por isso ganhamos mais vezes.

    André Villas-Boas

    Quando um dia escreveres as tuas memórias, que ponhas de título: A minha cadeira de sonho. Porque eu sei que esta foi a tua cadeira de sonho. Quando o disseste, disseste com a convicção e amor que tens ao F.C. Porto. E esta será sempre a tua cadeira de sonho, por muitas cadeiras onde passes.
    Pinto da Costa


    Sei que muitos portistas nunca perdoaram André Villas-Boas. É o meu caso. Porque não tenho nada que perdoar. Apenas tenho de agradecer tudo o que de bom fez durante o tempo em que esteve sentado na sua cadeira de sonho. E pelo discurso portista que sempre teve, antes, durante e depois de treinar o FC Porto. E sim. Sempre compreendi e aceitei a sua saída para o Chelsea porque no lugar dele faria exactamente a mesma coisa.

    Já agora, gostaria de dizer que gostei de dois momentos em especial: O abraço entre Pinto da Costa e André Villas-Boas e a emocionante entrega do prémio à viúva de Pôncio Monteiro. Um prémio mais que justo a um portista que sempre defendeu o FC Porto como um verdadeiro Dragão. Com uma frase mais que oportuna de Pinto da Costa:
    Esta festa só foi possível pelo excelente naipe de Dragões de Ouro que tivemos este ano. Fiquei muito feliz por termos tido aqui connosco o Pôncio Monteiro, ele esteve aqui connosco.
    Obrigado Pôncio Monteiro.

    23/10/11

    Frase do dia

    Há muitas críticas que têm segundas intenções e que vão no sentido de tentar atingir e desestabilizar o clube. Essas, temos de as separar das outras, pois não são legítimas nem genuínas.
    Vítor Pereira


    Tal como Vitor Pereira, também tenho reparado que algumas criticas têm sido algo exageradas. Que o FC Porto não está bem já todos sabemos. Essa é uma verdade indesmentivel. Mas, atenção, não podemos embarcar na teoria dos que não gostam do nosso clube porque, para essa gentinha, o FC Porto nunca está bem.

    Ainda se lembram de algumas crónicas que os pseudo-jornalistas fizeram na época passada? Nessa altura o FC Porto também não estava bem. Não estva bem na pré-época, não estava bem no inicio do campeonato, não estava bem quando perdeu pontos, não estava nem quando venceu alguna jogos...Nem sequer estava estava bem quando humilhou os nossos inimigos com 5-0! Lembram-se que nesse jogo foi o treinador do Benfica que errou e não o FC Porto que lhes deu uma lição de futebol?

    Quem estiver a ler este post deve estar a pensar que eu, que também já critiquei bastante Vitor Pereira neste blog e em outros locais por essa net fora, não devia vir agora fazer de advogado de defesa. E tem razão. Que fique bem claro, este post não serve para defender o Vitor Pereira nem ele precisa que eu o defenda.

    Apenas estou a dizer o que penso. Porque, depois de ver o que nas últimas semanas escreveram e disseram alguns inimigos do nosso clube a respeito do FC Porto e dos dois melhores clubes da segunda circular, fiquei com a ideia que o FC Porto já perdeu o campeonato, as tacinhas tugas (que para mim nada servem) e ficou em último lugar do grupo na Liga dos Campeões, enquanto os outros dois clubes já venceram tudo em Portugal e na europa. Nada disso aconteceu!

    Nem nós estamos tão mal, nem eles são superiores.

    Temos estado piores do que é habitual? Sim. Os dois clubes da segunda circular estão a aproveitar esse nosso desnorte? Sim. Tal como aconteceu no último campeonato que os mafiosos venceram. Aliás, eles só vencem quando nós adormecemos, caso contrário, mesmo sendo levados ao colo pelos jornalistas, APAF e CD da Liga, são humilhados todas as épocas.

    Outra verdade indesmentivel: Nem o Benfica e Sporting são os melhores do mundo e arredores nem o FC Porto é a pior equipa do planeta. E, ao contrário do que alguns tentam meter na cabeça dos adeptos, continuamos em todas as frentes e hoje temos um jogo que devemos e vamos vencer porque esse é o destino do nosso clube quer os nossos inimigos queiram ou não.

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Subscrever / Email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista