FIFA confirma: 69-68
Tal como O JOGO sempre escreveu, o FC Porto é o clube português com mais títulos conquistados após o triunfo na final da Taça de Portugal sobre o Guimarães. A FIFA, através do departamento que gere as suas bases de dados, confirmou ontem à agência Lusa que a Taça Latina de Futebol, conquistada pelo Benfica em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo que tutela o futebol a nível mundial. O mesmo departamento esclareceu ainda que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", facto que justifica a ausência de quaisquer referências "aos vencedores da Taça Latina em qualquer publicação da FIFA".
Depois de uma época em que conquistou a 17ª Supertaça da sua história, o 25º campeonato, a segunda Taça UEFA/Liga Europa e a 16ª Taça de Portugal, o FC Porto soma um total de 69 títulos, mais um do que o Benfica que, esta época apenas conseguiu vencer a Taça da Liga. De resto, a vantagem do FC Porto nesta contabilidade particular por ser ampliada já no início da próxima temporada, altura em que o FC Porto disputa dois troféus: a Supertaça, discutida mais uma vez com o Guimarães, finalista vencido da Taça de Portugal e a Supertaça Europeia, a disputar no Mónaco com Barcelona ou Manchester United, que discutem depois de amanhã a final da Liga dos Campeões.
O mesmo departamento da FIFA esclareceu ainda que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 é reconhecida pela FIFA "desde a sua criação" em 1960, embora só em 2005, com a criação do Mundial de Clubes, tenha passado a ser consagrado o clube campeão do mundo.
O factor Pinto da Costa
A ultrapassagem que o FC Porto conseguiu concretizar esta época sobre o Benfica foi, acima de tudo, o resultado da condução de Pinto da Costa aos comandos do clube azul e branco durante as últimas três décadas. Em 1982, quando o carismático dirigente assumiu a liderança do FC Porto, o balanço entre os dois clubes era de 16 títulos para os portistas e 45 para os encarnados. De resto, durante os primeiros 89 anos de história do clube, o FC Porto nunca se tinha conseguido afirmar fora de portas, acumulando actualmente nada menos que sete troféus internacionais, entre os quais dois títulos de campeão europeu, duas Taças UEFA/Liga Europa e duas Taças Intercontinentais. Durante o mandato de Pinto da Costa, o FC Porto acumulou um total de 53 títulos nacionais e internacionais apenas no futebol profissional. Um total que poderá crescer já no início da próxima época quando o FC Porto disputar mais uma Supertaça nacional e outra Supertaça Europeia.
O Jogo
Se considerarmos que a maior parte dos títulos benfas não se deveu a mérito desportivo mas SIM às ofertas do padrinho SALAZAR, então o meu FCPORTO dá uma "abada" de 69-n, sendo n=-muitos!
ResponderEliminarEstou ansioso por ler o teu comentário sobre a visita académica da PJ ao "bunker" dos mafiosos!
É impressionante ler os comentários nos jornais desportivos durante o jogo do Barcelona com o Real. Tantos portugueses que cresceram um ódio ao Barça, e invariavelmente são os portugueses com nomes tipo "slb123" e "BENFIQUISTANORTENHO".
ResponderEliminarSerá que o seu amor pelo clube do regime e do centralismo se passa para o clube do regime e centralismo dos nossos vizinhos espanhois?
É que a verdade é que a grande maioria dos Portistas puxam pelo Barcelona porque gostam de ver o futebol dominador e implacável dos espanhois, e invariavelmente os Benfiquistas mostram ódio ao Barcelona, como se do Porto se tratasse.
Possível assunto para um artigo ? :)
Bom post.
ResponderEliminarAinda continuo a achar o post "Sobsuspeita" o melhor.
Bom trabalho. Abraço.