Italia vai ser vecedora do mundial 2006
A economia mundial sairá mais beneficiada se a Itália vencer o Campeonato do Mundo de Futebol.
O campeonato realiza-se a na Alemanha entre 9 de Junho e 9 de Julho e as conclusões são de um estudo elaborado por economistas do ABN Amro.
O «Soccernomics 2006» é o terceiro estudo realizado pelo departamento económico do banco holandês sobre as maiores competições de futebol.
A cerca de três meses do início do Campeonato do Mundo na Alemanha, o estudo avança com previsões sobre qual o país que beneficiaria mais a economia mundial caso a sua equipa ganhasse o campeonato do mundo de futebol e, neste caso, é a Itália.
«Apesar de o impacto económico directo (aumento de vendas em bares e cafés) ser marginal, bons desempenhos no relvado poderão certamente estimular a economia», refere a nota divulgada pelo ABN Amro.
No passado, os países cujas equipas venceram o Campeonato do Mundo viram o seu crescimento económico aumentar 0,7%, acrescenta o comunicado.
«E pelo menos nos últimos três torneios, o mercado de capitais do país vencedor teve uma performance claramente superior ao do finalista derrotado», referem os economistas do ABN Amro no mesmo estudo.
Em média «houve um efeito 10% positivo no vencedor e 25% negativo no perdedor», adiantam.
«A economia italiana está prejudicada por um mercado e trabalho inflexível e pela deterioração da concorrência», afirmou Charles Kalshoven do departamento económico do ABN Amro.
«Uma vitória italiana no Campeonato do Mundo iria impulsionar a confiança dos consumidores e dos industriais e, assim, levar a maiores gastos e investimentos», acrescentou, referindo ainda que o 'Made in Italy' poderá recolher mais benefícios no estrangeiro.
Para Charles Kalshoven «isto poderá muito bem puxar pelo crescimento económico, o qual poderá então dar margem ao governo para introduzir reformas económicas».
A «final económica» do campeonato do mundo deste ano segundo «Soccernomics» deverá ser entre a Alemanha e a Itália, com os italianos a levarem o troféu para casa.
2 comentários:
Esse estudo nao esta bem,nos ultimos 30 anos ha 1 EQUIPA Nortenha a dominar o campeonato,mas mesmo assim e so firmas Nortenhas a fechar as portas,com nortenhos a emigrar(os do sul nao precisao)e por isso que eu penso que esse estudo esta errado,senao teriamos + investimento no Norte(+ centros comerciais,NAO)fabricas.
Ultimamente tem chegado pedidos de trabalho,de portugas Nortenhos,nisto se basea o meu "comentario"
porto1969, ainda bem que estes estudos não estão em Portugal, se assim fosse chegava-se sempre à mesma conclusão que todos imaginamos qual era, só uma equipa poderia ser campeã todos os anos para bem do país, blá,bla´,blá...
Assim é preferível o FCPorto continuar a ser campeão, o centralismo é que fecha essas empresas de que falas. Infelizmente Portugal é um país à parte. Todos vemos o poder de grandes equipas de fora das capitais em todos os países e todos vemos como dinamiza essas cidades. Portugal vive num mundo vermelho e invejoso que não o deixa sair "m3rda" que é.
Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/
Enviar um comentário