Seja bem-vindo. Hoje é

16/05/09

Benfica: Luís Filipe Vieira, droga, armas, violência e corrupção.

Elementos de claque do Benfica acusados de associação criminosa e tráfico de droga

Presidente Luís Filipe Vieira denunciado à Comissão Disciplinar da Liga e ao Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto

Cerca de quatro dezenas de elementos da claque do Benfica No Name Boys foram acusados de vários crimes e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foi alvo de uma participação à Comissão Disciplinar da Liga de clubes por apoiar aquele grupo de adeptos. A certidão foi também remetida para o Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto, entidade junto de quem a claque se deveria ter legalizado, identificando todos os seus membros.

O mais conhecido grupo de apoiantes do Benfica foi alvo de uma aparatosa acção policial há cerca de meio ano, através da operação Fair Play, desencadeada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (UECCEV) do DIAP de Lisboa com a colaboração da Polícia de Segurança Pública. Das mais de três dezenas de detidos, três ficaram presos preventivamente, quatro em prisão domiciliária e pelo menos dois proibidos de frequentar recintos desportivos.

A acção policial saldou-se ainda na apreensão de armas proibidas, material pirotécnico e mais de dez quilos de haxixe e 115 gramas de cocaína. O libelo sustenta que a claque era financiada através da venda de ingressos para os desafios e de substâncias estupefacientes, nomeadamente haxixe e cocaína. Foram ainda recolhidos indícios da venda e revenda de armas de fogo, nomeadamente de TASER (armas que atingem as vítimas com choques eléctricos), que teriam uma potência superior às usadas pelas forças de segurança.

A investigação abrangeu várias situações relacionadas com actos de violência de que foram vítimas adeptos do FC Porto e do Sporting. E ainda confrontos com forças de segurança e apreensões de droga. O inquérito acabou por agrupar factos ilícitos que estavam dispersos por outros processos. Nos casos da suspeita de tráfico de droga e de armas, as autoridades realizaram escutas telefónicas.

Através das escutas, recorde-se, a PSP pôde reunir elementos que a ajudaram a identificar a autoria moral e material do incêndio ateado ao autocarro que transportou a claque dos Superdragões, que se deslocou a Lisboa, em 21 de Julho de 2008, para apoiar a equipa de hóquei em patins do FC Porto que jogava contra o Benfica. Na origem deste acto esteve, segundo a acusação, o ódio contra o FC Porto, realçando a premeditação do acto, uma vez que o autocarro tinha sido antes seguido por uma viatura ligada aos No Name Boys.

Cerca de cinco meses antes, elementos daquela claque benfiquista terão provocado danos no complexo desportivo do Sporting, Alvaláxia XXI. Destruíram cancelas, derrubaram um sinal de trânsito e pintaram as paredes da sede da Juve Leo com os seus símbolos. A acusação relata também a agressão de que foi alvo um jornalista de um diário desportivo, quando se encontrava em serviço junto ao complexo desportivo do Benfica, no Seixal. Depois de apedrejarem a viatura do jornalista, os elementos da No Name Boys retiraram do seu interior um taco de bilhar com o qual destruíram o vidros e provocaram diversas amolgadelas, lançando depois uma tocha incendiária que, frisa a acusação, só não consumiu a viatura porque caiu fora. Além dos danos materiais, o jornalista acabou por ficar ferido na sequência do incidente.

O facto de agirem sempre em superioridade numérica, munidos de tacos, facas e outros utensílios, é também assinalado noutras situações. Numa delas, a vítima foi um elemento da claque Juve Leo, do qual conheciam a sua morada, ligações familiares e outros elementos da sua vida pessoal, a partir de um ficheiro criado no seio da claque.

Uma das situações relatadas ocorreu na madrugada de 25 de Fevereiro do ano passado, na Amadora, onde esperaram um jovem junto à sua residência. Este, apercebendo-se da cilada, tentou fugir em direcção à esquadra da PSP, mas não o conseguiu. Acabou por ser alvo de várias agressões, que culminaram com diversas queimaduras no corpo provocadas pela utilização de tochas incendiárias. A vítima teve que ficar cerca de um mês em recuperação. Apesar de as agressões serem imputadas a um grupo numeroso, apenas três dos seu elementos acabaram por ser identificados pelas autoridades.

Vieira pressionado

O presidente do Benfica chegou a reunir-se com os responsáveis da PSP, pedindo-lhes que aliviassem a pressão sobre a claque, tendo-se comprometido também com os No Name Boys a despedir o chefe da segurança do clube, uma vez que este mantinha contactos regulares com a polícia. A capacidade de pressão da claque sobre Luís Filipe Vieira decorria do facto de os votos afectos aos No Name terem capacidade para influenciar as decisões da assembleia geral do clube, o que na acusação é exemplificado com o facto de numa das reuniões ter sido vetada, apenas com os votos da claque, a proposta de tornar o então presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, sócio honorário do clube.
(Jornal Público)

10 comentários:

Anti-slm disse...

Benfica - o clube da "verdade desportiva"....

condor disse...

Ainda ninguem foi preso?

dragao vila pouca disse...

Pois é e depois nós é que somos os maus da fita...

Vamos a ver o que vai fazer com a participação, o vermelho que preside à C.Disciplinar da Liga. Nda, seguramente!

Um abraço

Porto1969 disse...

Deus queira que o orelhas fique por aquelas bandas a entreter os parolos por muitos anos , como PORTISTA sou a favor desse senhor ter a liberdade toda para continuar a gerir o "maior" clube do mundo como o tem feito ate hoje.
Anda a copiar por mim , le aqueles papeis sem pontos nem virgulas , parece 1 chavalo na terceira classe.
Orelhas FICA ,FICA ,que vamos fazer se fores embora , quem sera o bobo da corte ?
Vamos comecar o campanha po orelhas.

Anónimo disse...

É verdade que com o Pinto da Costa, nunca há corrupção no Porto... Pois é.

Anónimo disse...

Domingo, 17 de Maio de 2009
Tixier: Jesus já "contrata" para o Benfica !
Damien Florian Gérald Tixier, ex-defesa lateral esquerdo da União de Leiria, é hoje aos 28 anos, jogador do Le Havre Athletic Club Football da Ligue 1 Francesa e descaiu-se ao jornal gaulês "Aujourd'hui Sport" e deixou escapar que:
"Jorge Jesus telefonou no sábado ao meu agente para se inteirar da minha situação. Aqui estou esquecido, além disso sempre afirmei que partiria se um dos grandes de Portugal me quisesse! Ele é um super-treinador. Sabe o que quer e não tem problemas em dizê-lo. Tem um lado de José Mourinho. Já nessa altura dizia-nos que queria treinar um grande. E frisava: "Vocês também têm essa ambição, certo?" Eu cá tenho! Tenho qualidades e capacidades para atingir esse objectivo!"
Recorde-se que Tixier já foi jogador de Jorge Jesus em Leiria na temporada de 2005/06, onde realizou 37 jogos em temporada e meia, marcando um golo, o que mostramos abaixo frente ao FC do Porto. Esta temporada o defesa gaulês tem sido quase sempre titular, participou em 23 jogos, tendo jogado 1972 minutos, com 1 assistência para golo e visto 6 cartões amarelos. Sendo assim é bem verdade que: "aqueles que têm alguma ciência, sabem mais que os outros" ...
Mas a verdade é que não se percebe bem como é que uma pessoa que é treinador do Sporting de Braga e que vai ter hoje um jogo que diz ser importante, na luta pelo 3º lugar, tem ainda tempo para telefonar a sondar jogadores para o plantel do Benfica da próxima temporada! Pergunto: É para isto que António Salvador lhe paga? Não me parece ...

In "FUTEBOLARTTE"

mega disse...

'falta saber se a única forma de pressão que os noname têm sobre o orelhas é apenas a de terem capacidade para influenciar as decisões da assembleia geral do clube... ou alguém duvida que o gajo tem o rabo trilhado 'por outro lado'?!... é óbvio que o filipe vieira deve ser das pessoas que menos interesse tem em que os membros das claques continuem presos. assim que eles comecem a 'cantar' não tenho dúvidas que muitas primeiras páginas se hão-de fazer.. ou não...'

Toupeira disse...

Penso que não existem duvidas que o presidente do Benfica está entalado até ao pescoço porque os NoName sabem muito e não convém que abram a boca.

Aliás, se o problema fosse apenas o voto nas assembleias interessava ao Vieira ter os tipos presos para o deixarem trabalhar à vontade. Ora não foi isso que aconteceu porque ele andou a pedir à policia exactamente o contrário. Que deixassem os bandidos em paz a traficar droga, armas e a incendiar autocarros dos Super Dragões.

Ermelinda disse...

Isto é um blogue sobre o quê? Nem se percebe muito bem. E o que é isso do PORTOGAL ???? Eh eh !!! É sobre o Futebol Corrupto do Porto ou é sobre Portugal, ou é simplesmente mais um blogue para dizer mal do BENFICA ? Oh morcão, coitadito, estás mesmo muito enganado, nem sonhas como estás enganado, estás a milhões de anos luz do Portogal!! Portugal é cada vez mais LISBOAGAL ! Tudo o resto é cada vez mais paisagem, apenas paisagem e gente que não interessa nem ao menino jesus. Muda-te para LISBOA, a CAPITAL de PORTUGAL, aprendes a falar como deve ser e a não dizer palavrões e depois, se te portares bem e se não tiveres cadastro, nós pensamos se podes ser sócio do BENFICA. Olha que cada vez temos mais malta do Puorto a vir para aqui viver e olha que eles não voltam mais, porque será? Beijinhos Benfiquistas da Capital.

Anónimo disse...

Maior problema dos S.L.Bostas :
Não reconhecer a superioridade do F.c.porto, em sua defesa falam de corrupção portista( enquanto o senhor orelhas possui um registo criminal inclusive chegou a riqueza graças ao trafico de droga e muito mais!), e sem saber como, percebem tanto de futebol como uma velhinha de 90 anos com cataratas! Tudo isto para salientar que são uns TRISTES!!!

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista