Seja bem-vindo. Hoje é

15/08/07

Apito cada vez mais encarnado


Nesta altura, e tendo em conta o que tem aparecido na comunicação social, já sabemos que o dossiê foi impresso em papel com o timbre da Directoria Nacional da Polícia Judiciária, e terá sido enviado por inspectores da PJ que não querem por agora identificar-se, para não colocarem as carreiras em risco, a diversas entidades, entre as quais a Procuradoria-geral da República, o DIAP do Porto, o presidente da Liga de Clubes, o Conselho Superior de Disciplina da FPF, a produtora Utopia (que está a realizar o filme sobre Carolina Salgado) e o FC Porto.
Os autores dizem estar apenas preocupados com “a descoberta da verdade” e que “nada têm contra o Benfica". Mas dizem ter imagens, sons e documentos, que deveriam ter sido usados por Maria José Morgado para incriminar Luís Filipe Vieira e não ignorados como fez a procuradora. Um resumo:

- Como já tinha sido dito por Ana Salgado e Pinto da Costa, os inspectores da Polícia Judiciária sabem que Filipe Vieira pagou quantias enormes a Carolina Salgado, bem como ao pai da ex-companheira de Pinto da Costa.

- A última entrega de 50 mil euros foi feita pelas mãos da jornalista Leonor Pinhão que depositou o dinheiro numa conta do Banco Santander em Tuy (Espanha).

- Os autores fornecem provas de acusações que focam a época 2004/05, em que o Benfica foi campeão.

- Luís Filipe Vieira e José Veiga são acusados de combinar árbitros para os jogos do Benfica com o então presidente da Comissão Arbitragem da Liga, Luís Guilherme, e de aliciar um jogador do Estoril na véspera do Estoril-Benfica no Algarve.

- Luís Filipe Vieira, ainda como presidente do Alverca, pagou a Fernando Seara cerca de 100 mil contos para que o clube satélite do Benfica ficasse na 1.ª divisão, numa jogada que prejudicou o Gil Vicente.

- Ainda no Alverca, Luís Filipe Vieira é acusado de ter aliciado o guarda-redes Palatsi, que então defendia a baliza do Beira-Mar, que estava em luta com os ribatejanos pela manutenção.

- O fiscalista Saldanha Sanches, marido de Maria José Morgado, trabalha há vários anos para Luís Filipe Vieira

- Maria José Morgado e o marido Saldanha Sanches, estão ligados a vários negócios e questões fiscais das empresas ligadas a Luís Filipe Vieira.

- Existe um processo judicial anterior dirigido por Maria José Morgado, o denominado processo das Finanças, no qual o actual presidente do Benfica terá sido beneficiado - uma empresa da qual Vieira era sócio comprou a Fábrica de Louças de Sacavém a preço simbólico e construiu ali um condomínio privado no qual viviam quatro directores de Finanças.

- Vários inspectores da equipa constituída por Maria José Morgado para a investigação do Apito Dourado são referenciados como estando controlados pelo presidente do Benfica, a quem alguns dos inspectores da PJ deveriam favores, nomeadamente o inspector Sérgio Bagulho.

- Luís Filipe Vieira tem desde há muito "homens seus" dentro da PJ.

- Na PJ existia um dossiê que colocava Luís Filipe Vieira em actividades de tráfico de estupefacientes, mas os inspectores não podem garantir se ele ainda existe ou já desapareceu.

25 comentários:

Anónimo disse...

Faltam as escutas onde Vieira e João Rodrigues pedem árbitros para o Benfica e o Veiga oferece beijocas ao Valentim.

Anónimo disse...

Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
Por exemplo:
- Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
- Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
- Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

Anónimo disse...

Escama Dragões

O orgulho de ser leão é não ver o meu grande clube metido neste pantano de acusações, prostituição, droga, marfim, etc etc etc.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

"Na PJ existia um dossiê que colocava Luís Filipe Vieira em actividades de tráfico de estupefacientes, mas os inspectores não podem garantir se ele ainda existe ou já desapareceu."

Agora percebo porque Vieira chegou a 75.º mais rico de Portugal e uma fortuna avaliada em 143,9 milhões de euros.

Anónimo disse...

Segundo uma fonte do Ministério Público, a investigação criminal não vingou porque se atalhou por todos os lados, incidindo no Gondomar e deixando de fora o Sport Clube dos Dragões Sandinenses, investigando Pinto da Costa e não valorizando os indícios sobre o Benfica e o Sporting.

Esta estratégia de Carlos Teixeira, que Pinto Nogueira nunca avalizou, foi o princípio do ‘Apito Dourado’, que ficou condenado à nascença.
CM-2006.09.10

Anónimo disse...

Terão os alegados agentes da PJ autores do dossiê anónimo que põe em causa a investigação do processo "Apito Dourado" sido os mesmos que, alegadamente, avisaram o líder do FC Porto, Pinto da Costa, do mandato de detenção que pendia sobre ele?

condor disse...

Deixem-nos pousar!Já se nota um certo desconforto lá pelos lados da moirama!

Unknown disse...

Ó Calheiros
"Terão os alegados agentes da PJ autores do dossiê anónimo que põe em causa a investigação do processo "Apito Dourado" sido os mesmos que, alegadamente, avisaram o líder do FC Porto, Pinto da Costa, do mandato de detenção que pendia sobre ele?"

Qual o problema? Então os processos não foram arquivados? Seria necessário todo aquele aparato, utilizado para o Valentim Loureiro?
Já leste o Dossier? Estás incomodado com ele? Não achas que policias sérios depois de verificarem toda a tramóia que pretendiam utilizar contra Pinto da Costa para o enxovalharem o avisassem? Falta de seriedade é tudo o que que já li, e espero que leias toda essa sujidade e impunidade como os teus correlegionários se safam impunemente.

Anónimo disse...

Este BLOG,não coloca AQUI o "TU LUÍS" ???!!!

Anónimo disse...

oh Calheiros...estou como o limpa tudo....e se forem...qual é o mal? só o LFV é que pode controlar tudo e TODOs...e ser o Regenerador?
Enxerga-te,,,,realmente falta muito QI aos 6 milhões...por isso é que Portugal é a merda que é....Só Lampiões Fundidos e...espero eu ...Bem Foxxxx

Anónimo disse...

AQUI o "TU LUÍS" ???!!!

O que é que queres dizer com isso???

Anónimo disse...

F.C.Limpa Tudo e Anónimo:

.'Policias sérios' não fazem dossiers anónimos. 'Policias sérios' não avisam suspeitos. 'Policias sérios' não têm clube, seja ele qual for.
Incomodado??? Com o quê??? O meu nome não está em nenhum dossier anónimo ou noutro fruto de uma investigação. Não fui apanhado em escutas que são do domínio público. Não meti nenhuma alternadeira em casa nem na tribuna VIP do meu clube, não lhe contratei seguranças ou a levei ao Vaticano.

.Em relação ao QI esse teu comentário dispensa apreciações, ele fala por ti.

RJS disse...

Podem ver aqui o dossier "Apito Encarnado" ("Tu, Luís", como alguns aqui o chamam) completo.

Têm lá o link para fazerem o download do PDF.

Se tudo o que lá está é verdade, então temos bomba!

Anónimo disse...

este documento anónimo é para os limpa tudo deste mundo, que acreditam nestas coisas. eu não acredito no apito dourado nem no encarnado. acredito, porque andei por lá tempo que chegue, que há muitos "jeitos" no futebol.

Toupeira disse...

"acredito, porque andei por lá tempo que chegue, que há muitos "jeitos" no futebol."

Pereira da Costa, mas para além da droga nos pneus, do dinheiro da transferência do Mantorras, das jantaradas com os árbitros, das prendas a banqueiros, da equipa mafiosa de Maria José Morgado, ou das férias no Algarve, também é de "jeitos" que este dossiê fala. ;)

Unknown disse...

Ó Calheiros

"Policias sérios' não avisam suspeitos."

Estás enganado, policias sérios que sabem como tudo estava a ser encaminhado, escutas permitidas e outras ocultadas, verificaram que o jogo não era sério. O avisar uma pessoa, que saberia que iria ser um joguete nas mãos desses crápulas e esses sim pouco sérios ou melhor desonestos, foi uma atitude de seriedade.

Então os crimes que queriam imputar não foram todos arquivados?

Achas sério meter uma pessoa em prisão preventiva, sabendo de antemão que o não poderiam fazer?

Pouca seriedade e falta de transparência, é saber por exemplo que o marido da procuradora adjunta é fiscalista ou outra qualquer coisa nas empresas de um rival, que constantemente metralha na comunicação corrupta dos teus correlegionários, que existe um dossier anónimo que lhe foi entregue em sua casa, e aceita participar no inquérito, com relevantes serviços para a naçinha.

Um policia sério, que sabe que tentam desviar o verdadeiro sentido da investigação("Eu estou a fazer isto por outro lado"), e ninguém coloca os telefones sob escuta por causa desta frase, só pode ser corrupto, ou estar a favorecer outras pessoas, e tudo isto é crime.

Que é que achas ó calheiros?

Vai mas é destilar a tua azia para outro lado e desampara a loja.

Ó pereira da costa, já te desmascaraste, és mouro ponto.

Anónimo disse...

limpa tudo,
já sabias que eras um porquito tão cor de rosa como o equipameno do petit. um limpa cus dos kaldeiras, um dos que andava pela mão do veiga. eu sei quem tu és, seu malandro.

Anónimo disse...

então meus senhores, não há comentários sobre o facto do papel timbrado da policia judiciária ser falsificado?

Nuno disse...

Ó "Nandinho"... o único comentário que isso me merece é o seguinte:

Falsificado ou não, parece ter sido a única forma de dar visibilidade a coisas que se passaram e que, não fosse esse facto, mais uma vez zero atenção seria dada.

É que o timbre pode ser falso, mas a questão real são as verdades que lá ficaram transcritas!!

Anónimo disse...

óh " nuninho" deixa que lhe diga uma coisa:

Quantos inspectores da policia judiciária há na LPM? O Tão falado apito encarnado não demorou uma semana a ser desmascarado, enquanto o apito dourado vai a julgamento, embora eu reconheça que nada de grave se vai passar.Se isto fosse em Italia ainda teria algumas esperanças, assim, como é Portugal. Deixe-me ver o seu racciocinio, as escutas não são válidas por isso não contam, então o papel timbrado falso,ai o conteúdo já conta? Que coerência...

Anónimo disse...

só mais uma coisa, no tão falado alverca-campomaiorense, quem marcou o golo foi o milinkovic e não o mantorras, mintam mas mentam com classe. já agora não foi o porto que comprou um guarda-redes ao Leiria, que num Leiria porto se recusou jogar ao intervalo?

Nuno disse...

Foi desmascarado?? E eu a pensar que ainda vai ser investigado...

Portanto nós é que não somos coerentes... mas ainda me hão-de explicar porque é que um documento destes tem menos validade que um livro de ficção escrito por uma jornalista, que serve de pretexto para reabrir certos processos!!

Enfim...

Anónimo disse...

quem escreveu livro não foi uma jornalista, foi a vossa ex-primeira dama, é normal que ela saiba várias coisas, afinal de contas viveu com o vosso presidente durante vários anos, depois o livro é assinado. vai ser investigado? claro que não, já toda gente sabe quem escreveu o " apito encarnado" e quem o encomendou, óh sr nuno, acha que se o que lá vem escrito fosse verdade, o vosso presidente se calava? claro que não. nãO me respondeu, quantos investigadores da policia judiciária, há na lpm? diga-me uma coisa, se lhe mandassem uma carta anónima dizendo que a sua mulher lhe punha os palitos, ficava preocupado? qual seria o destino dessa carta?
As escutas existem, são do conhecimento público, agora o que vem no dossiê anónimo, não vejo provas nenhumas, não vejo escutas, vejo a falar de um jogo a dizer que o Mantorras marcou um golo, quando nesse jogo não marcou nenhum golo. Quando quiserem escrever alguma coisa, informem- se antes que é para não dizer barbaridades, e assim terem credibilidade.

Nuno disse...

Importante mesmo, é saber o que é que a LPM tem (ou sabe) de tão importante que preocupe assim tanto um tão "alto" funcionário da justiça!!

Rabo preso?!

Toda a gente sabe quem escreveu o livro!! Toda a gente sabe que a sua esmagadora maioria é ficção inspirada em factos reais.

Anónimo disse...

Alto, já admite que no livro, há factos reais, estamos a evoluir...

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista