Seja bem-vindo. Hoje é

16/04/09

Cabeça bem erguida!

O FCP acabou eliminado pelo Manchester United.

Esta é a dura realidade, mas uma realidade que teve vários capítulos entre o sorteio e o minuto 93 do jogo de ontem.

1 - Logo após ter saído a bola com o papel que dizia F.C. Porto, começou o falatório... os comentários... as previsões... as sentenças.
Uns abriram o sorriso, disseram que eram "favas contadas", que esta eliminatória não seria mais que uma formalidade de terem de comparecer em dois desafios para automaticamente passarem à fase seguinte. Davam-se até ao luxo de pensar que podiam fazer do 1º jogo, um treino de descompressão, não solicitando as habituais horas de descanso. O importante para eles era uma equipa de fundo da tabela da Liga Inglesa.
Outros, habituados que estão a prestar mais atenção à ruindade existente noutros quadrantes tomaram a parte pelo todo (já o haviam feito com o Sp. Braga) vaticinaram de imediato que o futebol português iria sofrer nova humilhação, mais uma goleada das antigas.
Os outros, limitaram-se a aceitar o sorteio e a prometer luta para buscar a passagem de mais uma eliminatória.

2 - No jogo da 1º mão o FCP superiorizou-se ao adversário, realizando uma 1ª parte muito boa, em que reduziu o visitado a uma "insignificância" anormal. Poderia sair dessa 1ª parte a vencer, não por um golo de diferença, mas possivelmente com diferença mais alargada. Por infortúnio individual, acabou por ver a vantagem injustamente anulada ainda durante essa primeira parte. Na 2ª metade o dono da casa conseguiu equilibrar o jogo, mas nunca criando demasiados embaraços, chegando ao golo em lance fortuito... situação que seria anulada quase que com naturalidade pelo FCP.

3 - Logo após este jogo, vimos uma euforia natural por parte dos adeptos do FCP.
Vimos uma euforia anormal por parte de jornaleiros e comentadeiros anti-FCP.
Vimos a generalidade da opinião Europeia e Mundial assumir que o FCP é uma muito boa equipa, que joga bom futebol e que seguramente iria disputar a eliminatória até ao último minuto.
Vimos o adversário cair na realidade, e assumir uma postura completamente oposta à que tinha tido até aí.

4 - O FCP entra no desafio do Dragão praticamente a perder, com um golo fora do normal. E, quando finalmente após 15 minutos complicados, começa a assumir o jogo e a empurrar o adversário para a sua área tem um contra-tempo quase fatal. Lucho lesiona-se e é obrigado a sair... o ímpeto que se via nesse momento na equipa, foi radicalmente cortado e, até ao final da 1ª parte, o jogo acabou por ficar dividido.
No 2º tempo o FCP dominou, ainda que incapaz de ultrapassar convenientemente a defesa do Manchester. No entanto, só posso apontar 2 erros ao treinador... a saída do Rodriguez em vez do Hulk, e a não colocação de Bruno Alves lá na frente 10 minutos antes (viu-se em 3 minutos que com ele lá na frente o FCP poderia ter entrado mais facilmente na área).
O Manchester teve melhor que no 1º jogo, e o FCP ligeiramente abaixo do que podia ter feito.

5 - A eliminatória acabou decidida por um golo (eventualmente o "oferecido" pelo Bruno Alves, ou o penalti perdoado a Tevez).
Não houve goleada das antigas... não houve passeio.
Vimos o Manchester do Fergusson a perder tempo desde os 10 minutos de jogos (aguardo que ele fale agora sobre isso)... a viver os últimos minutos do jogo não lhes cabendo um feijão!!
O FCP lutou pela passagem até ao último minuto.

6 - Desde o ponto 1 ao ponto 5, só uma parte se mostrou coerente e realista... só uma parte teve o mesmo designío e ambição... só uma parte foi sempre verdadeira.
Os outros agora regozijam-se por uma passagem "à rasquinha", com a habitual soberba, mas sabendo, lá no fundo, que tiveram a sorte da vida deles.

Eliminado, mas não arrumado.

Não é vitória moral... é eliminação frustrante, mas ao mesmo tempo prestigiante e que enche de orgulho pela qualidade que se mostrou, pela luta que se deu, pelo que mereceu mas desafortunadamente não conseguiu atingir.

GRANDE PORTO!!


P.S. Ver o Rooney a sair com a camisola do FCP vestida só me deu para um desabafo... «fica-lhe bem a camisola». Jogador à Porto, e com ele na nossa equipa, não sei não...

6 comentários:

mega disse...

'há que levantar a cabeça, saímos da champions a olhar para a frente e não com os olhos no chão como muitos vaticinaram.
agora é reagrupar, manter nas competições internas o mesmo ímpeto e vontade de vencer e acabar o ano em tetra..
triste por sair da champions mas com um ORGULHO ENORME nesta equipa de campeões!!...'

Anónimo disse...

mas perdemos porque o helton é uma grande merda de guarda redes.
uma merda do caralho, sem o nivel do MLY ou do VBAIA

Nuno disse...

Meu amigo anónimo, o Helton não é, longe disso, da categoria de um Baía ou Mly... mas recordo dois golos sofridos por eles.

Baía, em Camp Nou, nas meias-finais da Liga dos Campeões contra o Barça... golo do meio da rua do Koeman... semelhante a este.

Mly, na final da Taça dos Campeões 1987, o golo sofrido foi fruto de alguma desatenção e de uma estirada antes do tempo.

Não tenho a certeza que o Helton pudesse fazer algo... a verdade é que lá como cá (sobretudo lá) defendeu algumas bolas bem complicadas.

Anónimo disse...

O unico e verdadeiro problema é que perdemos o Lucho para o resto da época.

Anónimo disse...

As pessoas já se esqueceram do que passmos para encontrar um guarda/rede razoavel, quando Baía foi para Barcelona.
Deviam dar valor ao Helton.

mega disse...

'pera lá.. nós não somos nenhum clube de merda que se põe a arranjar bodes expiatórios quando alguma coisa corre mal.. a culpa não é do helton, tal como não é do bruno alves ou de outro qualquer jogador.. aliás, não vejo que haja alguma culpa seja de quem for por termos perdido a eliminatória.. fizemos o que pudemos com as armas que temos.. a haver culpados são os jogadores do manchester que fizeram um jogo bem melhor do que aquilo que se diz por aí..
vamos lá atinar da cabecinha e ganhar à académica. fazemos parte dum clube unido e solidário, essa merda de arranjar culpados não faz parte da filosofia do Futebol Clube do Porto'

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista