Seja bem-vindo. Hoje é

03/03/04

Cavaleiro da triste figura

Por
JORGE MAIS

Já não é a primeira vez que ouço falar de cavaleiros andantes fora de prazo, justamente apelidados da triste figura, que perdem o seu tempo a lutar contra moinhos de vento convencidos de que travam batalhas com gigantes. A verdade é que agora, tal como no tempo de Cervantes, as cruzadas só existem nas cabeças dos respectivos cavaleiros. E agora, tal como então, não valem mais do que um sorriso condescendente.

Dias da Cunha passou os últimos anos de braço dado com Pinto da Costa. Há dezenas de primeiras páginas, centenas de declarações e alguns milhares de fotografias que o provam para além de qualquer dúvida razoável. Foram anos mais ou menos felizes para o Sporting, que conquistou dois campeonatos, sentiu o gosto da Liga dos Campeões e ainda andou pelas vizinhanças do Jamor com alguma frequência. Durante todo esse tempo, não se ouviu uma única palavra do presidente do Sporting sobre o facto de Pinto da Costa ser um dos rostos do sistema. Nada. Há pelo menos duas boas explicações para isso: ou dias da Cunha, com grande sacrifício pessoal, andava em missão de espionagem junto do presidente do FC Porto para recolher informações sobre o sistema, ou foi enganado durante todos esses anos, acabando, à falta de melhor expressão, por ser o último a saber.

Mas há mais justificações possíveis para a muito recente e apressada cruzada de Dias da Cunha. O facto de o Sporting ter sido eliminado da Taça UEFA por uma equipa turca com um nome praticamente impronunciável, de ter sido afastado da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal e de se ter deixado atrasar irremediavelmente na corrida pelo título, por exemplo. O que Dias da Cunha descobriu este ano, inesperadamente, depois de vários anos de sã convivência com o FC Porto e Pinto da Costa não foram os rostos do sistema, foi algo que João Vale e Azevedo percebeu muito antes dele: se as coisas correrem mesmo muito mal, se a equipa não atingir nenhum dos objectivos a que se propôs no início da temporada e se despedir o treinador não for uma opção financeiramente viável, a melhor solução é dizer que a culpa é do FC Porto e dessa besta mitológica que dá pelo nome de sistema. Não deixa de ser fantástico que o Sporting tenha conseguido comprometer todos os objectivos traçados para esta temporada sem que os dirigentes e técnicos do clube tenham sentido a necessidade de se justificarem aos seus adeptos. Basta-lhes apontar para Norte e contar histórias sobre monstros terríveis para deixar tudo na paz de Deus. Chama-se a isso enfiar a cabeça na areia. E todos sabemos que quando se enfia a cabeça na areia, há outras partes do corpo que ficam desprotegidas.
www.ojogo.pt

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista