in www.fcporto.pt
«A estranheza de um empate
As contas do Grupo H da UEFA Champions League complicaram-se para o F.C. Porto. E complicaram-se porque os azuis e brancos não foram felizes, porque o PSG veio ao Estádio do Dragão para defender e apostar no anti-jogo e porque um senhor escocês que devia apenas ser justo andou a pular de desatino em desatino. O nulo desta noite é muito estranho. Quase tão irritante como a chuva que contribuiu para amolecer o espectáculo.
Se houvesse justiça, o regresso a casa dos mais de 30 mil portistas presentes no palco da partida teria sido muito mais agradável. De sorriso nos lábios, comentariam o sucesso do F.C. Porto e criariam novos cenários, desenhando horizontes e reciclando sonhos. Se houvesse justiça, o PSG estaria agora arrependido por ter desperdiçado uma oportunidade excelente para mostrar alguma coisa em casa do campeão europeu. E se, por fim, houvesse de facto justiça, o árbitro teria o voo mais turbulento da história de aviação civil no regresso à sua ilha. Não por causa dos poços de ar ou dos ventos cruzados, mas sim devido ao peso da sua consciência.
O F.C. Porto, diga-se, não realizou a melhor exibição da sua vida. Não foi especialmente mágico, nem encantador, mas foi empolgante e decidido, animando a crença dos seus adeptos e tentando sacudir a má fortuna dos últimos tempos. E tudo poderia ter sido diferente logo nos minutos iniciais. Depois de uma entrada enérgica, num estilo característico, o F.C. Porto criou perigo logo no minuto sete, quando Derlei ganhou posição na grande área e, depois de ter conquistado a bola a Armand, pareceu ser tocado pelo lateral francês. Quem viu da bancada, está capaz de jurar que era grande penalidade. O juiz nada assinalou. Estranho.
Sem esmorecer, o F.C. Porto foi procurando a vantagem por outros caminhos. Maniche, aos 19 minutos, depois de receber uma bola amortecida por McCarthy, ficou muito perto de um festejo que teria forçosamente de ser exuberante. O tiro foi perfeito. O golo seria fantástico. A equipa de Victor Fernandez estava a chegar ao melhor período na primeira metade. Com uma pressão sempre muito alta, o que permitiu conquistar diversas vezes a bola em terrenos adversários, e com um ritmo assiduamente elevado, Diego, Maniche e Derlei surgiam a finalizar jogadas bem desenhadas e ficavam perto de abrir o marcador. As oportunidades chegavam para regressar ao balneário na frente.
O PSG não se viu durante os 45 minutos iniciais. Ou melhor, viu-se a defender, a demorar uma eternidade em cada recuperação de bola, a estragar aquilo que o Dragão tentava construir. Estar empatado era uma benesse que não parecia merecer.
Depois do intervalo, o F.C. Porto foi carregando, com o passar do tempo de forma cada vez mais insistente, mas não logrou desfazer o nó. A dualidade de critérios de Stuart Dougal pode ajudar a explicar muita coisa, a forma quase paternal e complacente com que pactuou com as perdas de tempo do PSG, reforça a evidência. Das cabeças de McCarthy e Ricardo Costa, ainda assim, saíram oportunidades flagrantes que trariam justiça a jogo. O F.C. Porto queria muito vencer. E, por mais que lhe quisessem armadilhar o caminho, lutou até ao fim.
Em jeito de anedota, e já depois de os franceses terem gerado um sururu no qual os prevaricadores passaram impunes, o árbitro diminuiu o perigo que um livre frontal podia criar, colocando a barreira a pouco mais de três metros. Mas também não será nada de estranhar vindo de quem apenas prolongou o jogo por mais três minutos, beneficiou duas vezes o infractor parando o jogo quando o F.C. Porto saía para o contra-ataque e poupou os jogadores franceses a um par de amarelos obrigatórios.
O resumo de todas as incidências diz que o F.C. Porto empatou em casa. É isso que ficará registado. Na memória, porém, fica a falta de um clique da sorte nos momentos decisivos e uma série de contingências enervantes. Não explica tudo, mas oferece muitas pistas para a discussão.
FICHA DO JOGO
UEFA Champions League (Grupo H – 4ª jornada)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 30.210 mil espectadores
Árbitro: Stuart Dougal (Escócia)
Assistentes: Martin Cryans e Tom Hugh Murphy
4º árbitro: Craig Alexander Thompson
F.C. PORTO: Vítor Baía; Seitaridis, Jorge Costa «cap.», Pedro Emanuel e Ricardo Costa; Bosingwa, Diego e Maniche; Quaresma, McCarthy e Derlei
Substituições: Diego por Carlos Alberto (63m), McCarthy por Hugo Almeida (64m) e Quaresma por Hélder Postiga (78m)
Não utilizados: Nuno, César Peixoto, Areias e Raul Meireles
Treinador: Victor Fernandez
PSG: Letizi; Pichot, Pierre-Fanfan «cap.», Yepes e Armand; M’Bami e Cana; Pancrate, Coridon e Edouard Cissé; Pauleta
Substituições: Coridon por Mendy (74m), Edouard Cissé por Boskovic (86m) Pauleta por Ljuboja (89m)
Não utilizados: Alonzo, Ateba, Benachour e Hélder
Treinador: Vahid Halilhodzic
Disciplina: Cartão amarelo a Jorge Costa (24m), Quaresma (52m), Armand (59m), M’Bami (66m), Letizi (85m) e Derlei (85m)»
Resta dizer que o Campeão Europeu tem dois jogos para mostrar algo que o faça seguir em prova, pois a possibilidade ainda existe e nem é tão utópica quanto isso, desde que finalmente se encontre a equipa.
O próximo jogo será seguramente o mais difícil, não só pelo que está em jogo, mas porque o CSKA tem na realidade uma equipa que joga muito bem em conjunto, e em casa do adversário prevê-se missão difícil... vamos a ver se acordam de uma vez por todas.
Seja bem-vindo. Hoje é
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pesquisar neste blogue
Mensagens populares
-
Jorge Coroado: "Na minha altura eram pessoas ligadas aos clubes que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto...
-
A exibição foi tão pobre, a mudança tão abrupta e forçada, que a pergunta que sobrou da jornada que terminou com assobios é: o que ganhou o ...
-
É deste Cristiano Ronaldo que eu gosto...Assim sim! Só é pena que tenha de ser sempre criticado para poder ter um pouco de humildade e uma...
-
Gostava de comandar uma seleção no Mundial de 2014, mas ninguém me quer. Eu quero.
Links A-E
100% Dragão Adepto Aguia Moribunda Aquecimento Blogal Anti Lampião APRE Até os comemos, carago Avenida dos Aliados Azul e Branco Azul Dragão Azular o mundo A chama do Dragão Baía de Vitórias Barboville Blog: FCPorto - Hulk - CR9 Basculação Bibó Porto carago Bi-Campeões do Mundo Bitaites Portistas Blog do Belenenses Blog do Chaves Blog do Lucho BloGolo Blog sem assunto Blue Monde Bússola Campeões 2005/06 Canal Desporto Carrega Porto! Carago...sim, Carago Cartão de adepto lampião Cepos dos anos 90 Cigano 7 Online Circo da Luz Clube de fãs de Vítor Baía Coisas do futebol David Pereira Dianabol Dragão até à morte - F.C.Porto, o melhor clube português. Dragão de Gouvinhas Dragão Forever Dragãozinhos Dragões azuis Dragões azuis - O Fórum Durus Caladh Em cima delas que nem caes Em minha opinião... Esperança Portista Eu sou desportista
Links F-O
FC Porto - Site Oficial FC Porto Blog fcpfórum FC Porto PlanetaPortugal FC Porto 2003 FêCêPê: Orgulho e Glória Força Porto Fragmagens Free Games FromPorto Fundação Vitor Baía Futebolar Futebol Paixão Giochi Gratis Hélder Postiga Online Importação-Exportação Importacao-Exportacao Jeux Gratuits Jogos Gratis Jogos Android Jorge Nuno Pinto da Costa Juegos Gratis J_Eagle KOSTA DE ALHABAITE Largos Dias Têm 100 Anos Le Musicien LIGA CHAMEM O INEM Lobices Luacintilante's Lucho Gonzalez Luís Filipe Vieira não é demagogo Made in FC Porto MADEIRA MINHA VIDA, MADEIRA MEU PAÍS! Magia on Tour MJRM Mui nobre e invicto orgulho Mundo azul e branco Nação azul e branca Nação portista nunosribeiro O arguido castrense Oblivion Óculos azuis e brancos O Clã da Matriosca O Dragao O Gil O mundo duma nação O pestinha O Portista O Kiko O Vilacondense
Links P-Z
Páginas Amar-ela PALAVROSSAVRVS REX Passarinhos fritos Paulo Verde Pobo do Norte Porta 19 Portal futebol Portal dos blogs Portistas de Bancada Portistas de Macedo Porto do crime Portugal Football Blogs Procuro marido Quaresma 10 Queridos jornalistas desportivos Rascord on-line Record: Meia década de...Mentiras!! Reflexão Portista Relvado.Com realidade-virtual Rio Ave Roubos de futebol Roubos de Igreja S.C.Sra.da Hora S.D. Frente Norte Seguidor do Porto Sem ordem Site FCP Lisboa SLBostas Sonho Azul Sou Portista com muito Orgulho Spiele Kostenlos Sportugal Super Dragões Templo do Dragão Terceiro anel Tetas e Bolas Top Luso Tormentos Transitario Tribunal das Antas Tributo a Vítor Baía Tripeiras Tudo a Norte Ultras FC Porto Matosinhos Varanda do Dragão Vermelhices.Com Vítor Baía, o 99 Dragão Zé do Boné
Sem comentários:
Enviar um comentário