Seja bem-vindo. Hoje é

21/10/08

Rui Moreira, o visionário, deve estar satisfeito

  • Nos últimos anos, um certo palhacito fartou-se de criticar vários jogadores do FC Porto mesmo quando a equipa vencia, o que diga-se, éra quase sempre. Aliás, acho mesmo que criticou todos os que passaram pelo Dragão.

    No entanto, dois deles foram mais criticados que todos os outros juntos. Estou, como já adivinharam, a pensar em Ricardo Quaresma e Helton. E claro, com o direito de antena que a televisão de todos eles lhe deu, foi conseguindo ganhar cada vez mais adeptos, ao ponto do extremo ser obrigado a deixar o Dragão e o guarda-redes a baliza do FC Porto.

    Só que hoje nenhum deles jogou e o FC Porto perdeu. O Ricardo Quaresma não marcou lives nem cantos e o Helton não teve saídas em falso e no entanto o FC Porto perdeu. Pois.

    Mas o palhacito não desiste e a esta hora já tem uma dezena de culpados para os condenar na praça publica. A começar pelo treinador que por acaso não se importava de ter os dois atletas na equipa contra o Dínamo.
    Porque é tão fácil criticar! Para mais num clube onde apenas quem pertence à oposição é que tem direito ao tacho das televisões e jornais lisboetas e muitos dos adeptos se parecem cada vez mais com os benfiquistas dos anos setenta e oitenta.

  • Sem magia

    Quando soube que Ricardo Quaresma tinha assinado pelo Inter escrevi que o FC Porto tinha feito um péssimo negócio e apenas o jogador tinha lucrado com a transferência. Hoje voltaria a escrever o mesmo com uma agravante. É que tirando o aspecto financeiro, até o jogador ficou a perder bastante.
    Quaresma está a anos luz do que vale, tem feito jogos de merda ao serviço do Inter e da selecção nacional e até Mourinho já o ameaçou através dos jornalistas. Quanto ao FC Porto, por muito que Jesualdo Ferreira tente, a equipa joga feio, não tem quem desiquilibre, não tem arte, não tem magia, não tem quem se pareça com o Quaresma. E por isso está, infelizmente, a pagar a factura.

  • Os melhores adeptos do mundo

    Para mim são os do Sion. Como o clube tem imensos problemas financeiros não consegue construir uma equipa forte. Tenho mesmo a impressão que a cada ano que passa a equipa é mais fraca como a classificação no campeonato suíço vai provando. No entanto os adeptos nunca desistem e em todos os jogos caseiros, faça calor ou frio, sol ou chuva, enchem sempre o velhinho estádio enquanto o novo não vê a luz do dia. São por isso os melhores do mundo e nem estou a dizer isto por também andar por lá.
  • 9 comentários:

    Zé Luís disse...

    Caro amigo Álvaro, tanto subscrevo a 1ª parte do seu post que já escrevi um para sair em breve no meu sítio...

    Com algum picante que lhe acrescento...

    Sobre o Quaresma, de acordo quanto ao princípio, mas se ele está a jogar mal e não convence, o que eu previ "abundantemente", é porque o FC Porto o vendeu muito bem, afinal...

    Os melhores adeptos do mundo cada um chama-os seus. Conheci um estádio, já derrubado, onde existiam, agora aburguesaram-se num novo anfiteatro, belíssimo mas sem ambiente. Que ao Sion não suceda o mesmo...

    Toupeira disse...

    Zé Luís, acredito que seja mais uma questão de carácter.

    Espero estar enganado, mas parece-me que ele é um pouco como aqueles portugueses que estão sempre prontos a emigrar para ganharem mais uns cobres mas depois quando chegam ao estrangeiro e compreendem que são obrigados a começar do zero e têm de trabalhar o dobro ou o triplo dos que já lá estão para terem o mesmo reconhecimento, baixam os braços e começam a pensar em regressar.

    O que estou a querer dizer é que mesmo sendo óptimos profissionais o ritmo de trabalho no estrangeiro é um pouco diferente do que se pratica em Portugal e, como sabemos, embora seja um artista que pode fazer a diferença em qualquer altura, o trabalho não é nem nunca foi o forte de Ricardo Quaresma. ;)

    Anónimo disse...

    Concordo quanto à parte do palhacito. Ele só trata de desvalorizar activos do Porto como Diego, Ibson, Pitbull, Quaresma, Helton, Sapunaru. Ele gosta muito é do Adriano, do Morais, do Vieirinha, Paulo Machado e Ivanildo e do Moutinho. Não sei bem com que interesse é que se bate tão arduamente por interesses tão obscuros, mas a julgar pela apar~encia com que estava pela derrota do Porto, já começamos a entender. Julgo que faz muita falta um Ibson, Diego no meio campo do Porto. Não há criatividade nenhuma.

    Toupeira disse...

    Ninguém consegue compreender porque razão o Ibson não está no FC Porto porque tem valor mais que suficiente para ser titular nesta equipa. Será que é assim tão indiscplinado para que o Jesualdo não o queira no plantel? E se o problema é esse porque razão os clubes brasileiros o conseguem aturar e lucrar com ele e nós não?

    Anónimo disse...

    Caros companheiros de blog, faz um ou dois dias que, escrevi num blog, que o Helton foi e continua a ser a aposta mais concistente para ocupar a baliza,( Não vou dizer outra vez porquê, simplesmente o golo que o Nuno sofreu ontem já o vi noutros filmes...) ,contudo logo fui repreendido por um habitual companheiro ( vila pouca) que concordou comigo mas disse me para deixar o "Senador" de fora, portanto quero pedirvos para não criticarem muito o "Senador" nem o MST, porque ambos "conseguem" ter sempre razão antes do tempo...

    David Caetano disse...

    A equipa está a actuar à imagem do seu treinador. Já há muito defendo que Jesualdo não é um treinador à altura das exigências de uma equipa como é o FCPorto.

    Quanto aos jogadores, é preciso ver que, ao contrário do que sucedeu na época passada, ontem o Porto apresentou (sem contar com o Nuno) 5 caras novas na equipa inicial e depois mais 2 nos jogadores que entraram nas substuições.

    Se têm ou não qualidade, isso será outra história, mas também não foram eles que pediram para vir para o FCPorto nem foram eles quem estabeleceu o seu preço.

    Quanto a Nuno continuo a defender que no momento actual parece-me o guarda-redes em melhor forma e também não me parece que deva ser rotulado de responsável na derrota de ontem. Sofreu um golo esquisito, é certo, mas num remate fortíssimo e no qual a bola descreveu uma trajectória estranha. Para mim mantém-se na baliza, até Helton recuperar o lugar com trabalho. Ou será que o guarda-redes não precisa de sentir que tem concorrência?

    Para finalizar, os assobios... Eu pergunto, será que o facto de pagarem bilhete para o jogo é justificação suficiente para os adeptos transformarem o Estádio do Dragão num campo favorável ao adversário quando deveria ser totalmente o oposto? Parece-me que há gente mal habituada com os sucessos do FCPorto e que se deixaram amolecer no conforto de uma relação unidireccional: a equipa é que puxa pelos adeptos quando alturas há em que o oposto também deveria acontecer.

    Como disse ontem El Comandante: "Era suposto puxarmos todos para o mesmo lado".

    Venha o próximo. Eu acredito que o FCPorto ganha em Kiev.

    http://zedobone.blogspot.com

    Zé Luís disse...

    Álvaro, para peditório do Ibson, ou Diego, ou Fabiano, ou Hugo Almeida ou Vieirnha, ou P. Machado, ou tantos que por aí andam - não dou.

    Lamento não ver em Ibson as qualidades que lhe reconhecem. A sua última foi perder uma bola em zona proibida e sofrermos um golo eliminatório do Atlético.

    Bom, se Ibson ainda estivesse no Porto, daí para cá teria jogado? Não, claramente não. Ia definhar no banco, como outros.

    Diego? A última vez que o vi de azul e branco fez-me exasperar e ao Adriaanse também, que logo o afastou da equipa. Foi em Vila do Conde. A última vez que fui impelido a assobiar foi a Diego, no Dragão, contra a Naval. Diego já foi, é o maior no W. Bremen que é uma equipa de mancos, tancicamente falando. Mas não ganha nada, na Europa não ganha nada, anda ali a passear a bola. Nos jogos grandes nunca é decisivo. De Diego tenho a minha conta.

    Das muitas promessas da formação de que se fala, para nem serem titulares no Leixões, Académica, Leiria etc., ia ser giro perceber como renderiam no Dragão. Para mais nesta fase de inconstância da equipa e com a massa assobiativa que temos.

    Em casa onde não há pão, todos ralham...

    Anónimo disse...

    Quero só lembrar que a explicação dada pelo CO adrianse para o afastamento do Diego da equipa foi que não queria 2 jogadores na equipa que "prendessem" a bola( com ele só pode existir 1), o outro já toda a gente sabe que era o quaresma.Ora quanto a mim não se pode por em causa o valor do jogador, é claramente um nº10, ao contrário do lucho que nunca passará de um otimo 8.Criticar o Ibson só porque perdeu uma bola que deu golo, então meu deus! não se aproveitava ninguém.Só digo uma coisa o meio campo do fcp é bem o espelho do treinador, cinzento e falho de imaginação e criatividade. Depois admirem-se que vai pouca gente ao estádio.

    Toupeira disse...

    Sempre gostei do Ibson.

    Quanto ao Diego, embora admita que ele pudesse ser útil nesta equipa, só não está porque tem um pai que é uma besta teimosa e deu de caras com outra (Co Adriaanse).

    Já os jovens que toda a gente pede, estou como o Zé Luís, se não conseguem dar nas vistas em equipas inferiores não me parece que possam ser úteis ao FC Porto nos tempos mais próximos.

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista