Seja bem-vindo. Hoje é

16/07/09

FC Porto, o modelo a seguir pelos clubes europeus

Christian Constantin, presidente do FC Sion, já tinha dito algo parecido há dois ou três anos atrás. Ontem voltou a afirmar que:

O modelo a seguir é o FC Porto. O clube não está situado na capital de Portugal, não dispõe de meios financeiros para competir com os clubes ingleses, espanhóis ou italianos e todas as épocas é obrigado a vender alguns dos seus melhores jogadores mas continua competitivo na Liga dos Campeões. Aprecio bastante o trabalho deles. É muito bem feito.
Christian Constantin, presidente do FC Sion

6 comentários:

Portista Portuense disse...

Gostava que te desses ao trabalho de fazer uma compilação de todos os clubes europeus que afirmaram que o Porto é um clube modelo a seguir (sei que dirigentes de clubes escoceses, franceses, suíços, alemães, entre outros que não estou a recordar, disseram o mesmo).

seria bom fazermos um artigo acerca disto.

abraços Portistas

Toupeira disse...

Seria porreiro mas a pesquiza ia dar algum trabalho e confesso que neste momento não tenho muito tempo livre. Mas posso postar aqui algumas afirmações que guardei num outro blog e se alguém tiver mais talvez possamos fazer uma lista interessante.

Didier Deschamps, treinador do Marselha
O Jogo; 08/07/2009

Já na altura (final da Liga dos Campeões, que perdeu contra o FC Porto, quando orientava o Mónaco) o FC Porto tinha inúmeros jogadores de qualidade, como Maniche, Deco, Carvalho, Derlei, Costinha, por exemplo. Hoje, o FC Porto continua a ser uma fábrica de bons jogadores. Trabalham imenso na prospecção e na formação e isso dá os seus frutos.

Com certeza que têm bons jogadores no plantel, mas não nos podemos esquecer que vivemos num quadro económico que nos impede de realizar os nossos sonhos todos. O presidente do FC Porto sabe o que tem. É uma pessoa com 'metier', muita experiência, duro a negociar.


Jorge Valdano, ex-director desportivo do Real Madrid
O Jogo 24/05/2008

Não me surpreende que uma boa gestão termine a conseguir bons resultados desportivos. É impossível uma equipa competitiva dentro de um clube desorganizado. O FC Porto é o reino da organização e daí para baixo estão os outros

Sergei Iuran
2/2008 A Bola

No Dragão há disciplina e rigor. No Benfica não há espírito de união e alguns jogadores só pensam em dinheiro

No FC Porto sente-se o espírito de família. Quando a união é uma realidade no dia-a-dia o sucesso está quase sempre garantido. E aí o FC Porto não dá hipóteses à concorrência

Quando estive nas Antas, o presidente deslocava-se ao balneário inúmeras vezes para falar com os jogadores, incentivando e apoiando ao máximo o plantel.

No dia que cheguei ao Porto, Pinto da Costa disse-me: «neste clube todos trabalham com o objectivo de ganhar e só depois estão autorizados a pensar em dinheiro. Se tens esse espírito, muito bem, és bem-vindo. Tens dois dias para pensar nisso e só depois assinas contrato». É esta a diferença entre FC Porto e Benfica.


Ivic
2/2008 O Jogo

O FC Porto tem uma estabilidade criada pelo seu presidente. O Benfica já experimentou várias direcções e inúmeros treinadores e isso só tem perturbado a equipa. Os presidentes são como os jogadores e, como Pinto da Costa, não há igual na Europa. Ele sabe escolher os jogadores, formando uma equipa forte, e pegar num simples treinador e fazer dele um técnico de classe mundial. Exemplos não faltam

Camacho, ex. treinador do Benfica
3/12/2007

Se queremos demonstrar que somos uma grande equipa, temos de procurar uma vitória depois da derrota», afirmou o técnico espanhol, utilizando como exemplo a seguir o FC Porto: «Demonstrou que é uma grande equipa e nós temos de fazer o mesmo.

Bobby Robson, ex. treinador do FC Porto e Sporting
O Jogo

Só o FC Porto sobreviveria na Liga inglesa

Kulkov, ex. jogador do FC Porto e Benfica
31/03/2007

O presidente era e penso que ainda é muito importante para equipa do FC Porto. O FC Porto tem muita sorte em ter Pinto da Costa.

No FC Porto não há grupos. Há disciplina. É uma família desde o presidente aos empregados. Assim se explicam os títulos nacionais, Liga dos Campeões, Taça UEFA... Pelo contrário, no Benfica, quando lá estive, existiam grupos.


Erwin Staudt, presidente do Estugarda
DN, 11/2007

O FC Porto tem sucesso na Europa. Mas para o conseguir abriu os horizontes, formou talentos e vendeu-os bem. É uma boa forma de trabalhar

No mundo dos negócios, é muito normal olhar para o que os outros fazem bem e aprender com eles. No futebol, porém, fazer isso parece um sinal de fraqueza. Não é. É um sinal de força", defendeu Staudt a propósito do modelo do FC Porto como exemplo a seguir.


Podem ler mais afirmações neste blog

dragao vila pouca disse...

Meus caros só não vê quem não quer.
É pena que alguns portistas prefiram fazer má língua e não reconheçam tudo, o que quem está de fora, vê facilmente.

Um abraço

condor disse...

Estes Helvéticos são burros!Isso pode lá ser!
Este senhor precisa de fazer um estágio cá em portugal para ver que isso que diz não é a opinião da maioria dos portugueses!
Ele há cada um,querer convencer os tugas de que o FCP é bem gerido,como se nós fossemos ceguinhos!

Portista Portuense disse...

Muito bem, Álvaro! Fantástica compilação!

Mas o desafio que te lancei, já leva o Porto para outro patamar, que não meramente o do elogio, mas sim o de MODELO de muitas equipas de diferentes países da europa.

Isto SIM, é GRANDEZA.

Abraço

Toupeira disse...

Caro Portista Portuense, se bem percebi estás a querer exemplos de clubes que copiaram os métodos de trabalho do FC Porto...é isso? Desculpa se estiver a ler mal mas ainda estou meio a dormir. ;)

Porque isso já é mais dificil. Temos o exemplo do Sion que eu conheço bastante bem. O seu presidente já disse, pelo menos duas vezes, que o FC Porto éra o modelo a seguir.

Mas por muito que Constantin tenha feito pelo Sion (e eu sou dos que acreditam que fez bastante) não consegue copiar o que se faz no nosso clube por várias razões mas vou apresentar apenas duas que penso serem as mais importantes:
1- Os clubes são diferentes, os presidentes são diferentes e as realidades são diferentes
2- Como disse Pinto da Costa, a marca FC Porto tem garantia de qualidade e não é o caso do Sion.

Como os ricos clubes europeus têm a certeza que não se vão arrepender se vierem comprar ao Dragão, não se importam de pagar caro, muito caro mesmo. E por isso somos os campeões de vendas da última década.

Para além da marca FC Porto ser única, o seu Presidente e as pessoas que, com ele trabalham, também são únicas.

Porque são todos profissionais a tempo inteiro e homens com coragem e sem medo de errar quando escolhem jogadores que mais ninguém conhece. O Hulk é um óptimo exemplo. Qual éra o clube (dos grandes da europa como é o caso do FC Porto) que teria coragem para ir buscar um jogador a uma liga secundária do Japão?

Mas também são dos melhores do mundo a negociar. Vou dar o Cissokho como exemplo.
Ao contrário do que aconteceu em Portugal onde muitos anti-portistas gozaram com a história dos dentes do lateral do FC Porto, na Europa esse «problema» apenas valorizou ainda mais o poder de negociação dos responsáveis do FC Porto porque ficou mais que provado que os dirigentes do Milão tentaram recuperar na secretaria os pontos (milhões) que no dia anterior tinham perdido legalmente no terreno de jogo.

Fizeram lembrar um pouco os mafiosos benfiquistas e a goleada que apanharam nos tribunais (na Suíça e em Portugal) depois da vitória que conseguiram nas corruptas sectretarias da Liga e FPF.

Se o caso Cissokho tivesse acontecido com outro clube, os italianos poderiam ganhar três ou quatro milhões com facilidade com a história dos dentes porque mesmo assim o lucro éra enorme para o nosso clube. Mas tiveram azar porque estavam a negociar com o FC Porto e com Pinto da Costa e os seus colaboradores ninguém brinca.

Porque no FC Porto sabem negociar e não entram em esquemas mafiosos. Querem comprar, tudo bem, o clube vende, desde que paguem o que pede. Caso contrário, podem ir bater a outra porta porque, ao contrário do que escreveu e disse o tal portista que é pago pelo jornal A Bola e pela TVI para mentir, o FC Porto não está vendedor a qualquer custo. Nunca esteve.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista