Seja bem-vindo. Hoje é

11/09/06

Mais três pontos para o Porto, venha o próximo.

Mas não podemos nem devemos entrar em euforias só porque vencemos com bastante facilidade uma equipa do Estrela que nada fez para nos contrariar.

Ao jogar em 4x3x3 com Tarik, Adriano e Lisandro na frente, foi no meio campo que Jesualdo Ferreira acabou por me "enganar" ao apostar em Raul Meireles para o lugar do carregador de piano e sempre útil, Paulo Assunção. Uma aposta ganha porque o médio defensivo do FC Porto foi um dos melhores jogadores em campo a par do prodigio Anderson. Eu sei, só vejo o puto e não me canso de o elogiar e como sou portista talvez não seja o melhor adepto para falar de Anderson mas haverá alguém em Portugal que não esteja de acordo comigo? Não me parece. Como também não me parece que exista no mundo outro jogador com 18 anos que tenha a técnica que ele tem, que tenha a visão de jogo que ele tem ou que tenha a maturidade táctica que ele tem. O lance em que dá de bandeja o golo a Lucho diz tudo sobre ele porque éra de lances desse que eu tinha medo antes do jogo. Mas Anderson mostrou-me uma vez mais que já sabe o que vai fazer sempre que entra em campo e nunca, mas nunca mesmo, complica porque gosta de jogar simples e é por isso que aos 18 anos já tem lugar garantido nos Sub 20 do Brasil e está a ser observado pela equipa técnica da principal selecção do seu país.

Não gostei da primeira parte e cheguei a escrever em resposta ao Carlos Calheiros que alguns jogadores estavam a fazer uma exibição algo sofrível. Mas felizmente para o FC Porto também Jesualdo reparou nisso e substituiu Lisandro, primeiro, e Tarik depois. E foi a jogar em 4x4x2 que também se transformava em 4x3x3 ou mesmo em 4x2x4 que o FC Porto entrou para a segunda parte. Lisandro é bom jogador mas ontem pareceu-me bastante cansado e com alguns quilitos a mais. E com Postiga endiabrado na frente a equipa trabalhou mais e obrigou os jogadores do Estrela a errar como aconteceu no primeiro golo marcado na própia baliza por Rui Duarte. A partir daí tudo ficou mais facilitado até porque o Estrela continuava a ser uma equipa banal e sem ambição, por isso uma pergunta deve ser feita: A jogar contra uma equipa que entrou em campo com a intenção de defender o nulo e nada fez para criar perigo no ataque, são necessários dois centrais? É que o Bruno Alves podia ter ido fazer umas compras ao Colombo e aparecer apenas no final do jogo para tomar banho que o resultado seria o mesmo.

Agora vamos falar de comunicação social.

Como em todas as profissões, também no jornalismo existem os bons e os maus profissionais mas comecemos pelos bons, a Antena 1. Por serem profissionais isentos, os jornalistas da Antena 1 merecem-me todo o respeito ao contrário dos lampiões das televisões e também deviam merecer o respeito do meu clube e dos profissionais que lá trabalham. O problema é que isso nem sempre acontece ou se quiserem, raramente acontece.
Quando estava ao serviço do Braga, Jesualdo Ferreira falava sempre no final dos jogos ao locutor de serviço presente no acesso aos tuneis e se no primeiro jogo no Dragão continuou com esse bom hábito o que lhe valeu elogios públicos na Antena 1, ontem recusou-se a comentar o jogo e dos vários jogadores portistas a quem o jornalista pediou a palavra apenas Hélder Postiga disse alguma coisa. Muito pouco!

O outro jornalismo.

Dois putos estão a jogar futebol no jardim da Alameda. De repente, um pit-bull surge do nada e ataca um dos miúdos. O outro, muito rapidamente, arranca uma tábua duma vedação próxima, e páas! Bate com toda as suas forças na cabeça do cão, partindo-lhe o pescoço. Um jornalista que ía a passar vê a cena e corre a entrevistar o miúdo!
"Sportinguista salva amigo de animal feroz!"- começa a escrever no seu bloco de notas.
- Mas eu não sou sportinguista- corrige o puto.
"Benfiquista salva amigo de ataque terrífico"- recomeça o jornalista.
- Eu também não sou do benfica.
- És de quem então?- pergunta-lhe o jornalista
- Eu sou do Porto.
O jornalista vira uma folha nova e escreve:
"Portista bastardo mata cão de família!"


Eu sei, esta anedota já é mais antiga que os almoços do Veiga no Sapo mas não se preocupem que não a postei aqui para vos dar a entender que acabei de a inventar. É só para mostrar como uma notícia pode ser relatada de várias maneiras conforme o interesse do jornalista. Vem isto a propósito das escutas e da maneira como a mesma notícia é dada de forma diferente nos noticiários da RTP, uma empresa pública, que tem ao seu serviço jornalistas que estão a ser pagos com os impostos de todos nós.
Primeiro entraram no jogo do jornal Público e também eles falaram da final da Taça 2002/03 como se tivesse sido a primeira vez que o estavam a fazer e não contentes com esse "engano" ainda se lembraram de apresentar extratos (apenas a parte que lhes interessava, claro) da conversa de Pinto da Costa com Pinto de Sousa mas não fizeram o mesmo com a meia final entre o Belenenses e o Benfica e a conversa de Luís Filipe Vieira com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. É verdade que também falaram no jogo mas os extratos ficaram esquecidos! Para além disso, deram a entender que a escolha de Pedro Henriques seria para favorecer o FC Porto enquanto a de João Ferreira servia para o Benfica não ser prejudicado e isso é grave!

Como também é grave o facto de ainda não terem mostrado nos noticiários, como seria aconselhável, a violência fisica e verbal de Petit quando o jogador do Benfica se dirigiu a João Ferreira.

Porque nas imagens que apresentam, Petit está de costas e pouco ou nada se vê, mas se usassem a câmara lateral que mostra bem o Petit a encostar a cabeça à cara do árbitro e a chamar nomes à mãe dele seriam mais profissionais e isentos. O problema é que isso não lhes deve interessar e por esse motivo vou enviar mais um e-mail ao provedor da RTP. Até pode ser que ninguém se importe com o que vai escrito mas não custa nada tentar.

13 comentários:

Jorge Mota disse...

Excelente post.
Também eu só consigo elogiar Anderson, mas acho que não estamos cegos de clubismo, a realidade é que ele é muito bom jogador.

Quanto à questão do 2º central penso o mesmo, contra estas equipinhas poderiamos perfeitamente utilizar a táctica do ano passado, utilizando claro o PAssunção como pendulo de equilibrio da equipa. Mas não critico o Jesualdo em usar esta táctica ou outra, tem estado muito bem.
O jornalismo à portuguesa é o que se vê. Temos que tentar lutar contra isso. Cartas ao provedor é um ideia, mas por acaso até acho que o provedor é um benfiquista assumido.
O Petit deve apanhar no mínimo 4 jogos, é vergonhoso o que fez, estava mal habituado é que era. E sem o Cunha Leal na liga há mais espeança na justiça da liga. Vamos ver.

Um abraço.
Zirtaev

PS:Portistas de Bancada está de volta depois das férias.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

mais um golo dado!!! assim é fácil vencer

bLuE bOy disse...

Álvaro...
Depois de uma 1ª parte sofrivel, a máquina ainda que não totalmente oleada, voltou a carburar em velocidade cruzeiro e o resultado está à vista... 3 secas.
A questão dos centrais é dúvia quanto a mim, pq penso que o que Jesualdo quer, é habituar rapidamente a equipa a posicionar-se num 4x3x3 ou 4x4x2, porque a Liga dos Campeões está à porta... e para misérias, já bastou o ano passado... penso eu de que... mas é verdade que para estes jogos, 1 central chega e basta, mas é como digo, Liga dos Campeões à porta.
Jornlismo à portuga... tou farto... já nem comento, porque nesta hora, anda a grande maioria disfarçada hoje de elefante, tal as «trombas» de sábado...
Quanto ao Petit The Beast, tou apenas curioso, muito curioso com o castigo que aí vem... tou mesmo... vou aguardar para depois comentar.
aKeLe aBrAçO

Toupeira disse...

Exacto blue boy. Eu compreendo e aceito a mudança por Jesualdo estar a pensar na Liga dos Campeões, mas mete-me impressão ver o Bruno Alves em campo sem ser preciso. ;)

O problema do Petit ou Armando como diz o Van Helsing, é saber que tem as costas guardadas ou pelo menos tinha no tempo das Cunhas Leais. Vamos ver agora o que vai acontecer agora mas continuo a não ter grandes ilusões de que se faça justiça. Basta ver o que está a acontecer no processo Apito Dourado...Pinto da Costa fartou-se de levar porrada do Ministério Público e dos jornalistas que depressa trataram de o condenar, mas na semana passada o presidente do Benfica confessou que escolhia os árbitros e até disse que isso é corrente e no entanto ninguém o incomoda. Nem os jornalistas e muito menos o Ministério Público! É o país que temos...

Frente ao CSKA bem vamos precisar de sorte porque embora os russos não sejam grandes Estrelas também não sou da Amadora. ;)

Calantrao disse...

Depois de uma negra jornada, um breve comentário ao caso Petit. Benfiquista assumido, é sem qualquer pudor que sou totalmente a favor da suspensao do Petit (por um periodo de 2 a 3 jogos)e multa (que deveria ser paga por ele e nao pelo clube). Nao sei se em Inglaterra era suspenso por varios meses, nem acho q o que fez seja motivo para tanto (asneiras dizem todos, gritar gritam todos, o encosto é que nao pode ser punido como uma simples injúria). No entanto, parece-me que era bom que quem manda nesta liga (ainda ha alguem a mandar?) aproveitasse para tomar uma posiçao forte e fazer deste caso exemplo. Sou totalmente a favor de uma comissao disciplinar forte, n so para este tipo de casos mas especialmente para o jogo violento. Cotoveladas e entradas a matar, se severamente punidas (falo em castigos a volta dos 7 jogos, o que equivale a + ou - 20% do campeonato) seriam certamente muitos menos vistas nos nossos campos. Hipotecar a carreira de outros jogadores ou simplesmente agredir companheiros de profissao nao se coaduna com a pratica do futebol. Mas claro que sabemos que medidas destas nunca serao implementadas porque os clubes nao o permitem (é preferivel queixar-se para terem onde descarregar os maus resultados que aplicar medidas que alterassem o estado das coisas).
P.S. Este post nao nasce do desanimo da derrota frente ao Boavista. Quando olho para o plantel, falta-lhe apenas um bom extremo direito para ter qualidade para lutar pelo titulo. Mas vejo este Benfica como o SCP de Peseiro: mudou apenas o treinador, o onze base quase nao se alterou, mas a equipa passou de ser gozada semanalmente para ser apontada como a principal opositora do FCP. Quando assim é, a culpa nao é dos jogadores...

Anónimo disse...

Fica no ar uma questão: Jesualdo costumava falar no final dos jogos e, tirando o primeiro jogo em que ainda nao o tinham avisado, já deixou de o fazer. Como o Alvaro disse, um bom costume, mas que infelizmente se perde. Ordens superiores? Nao será a antipatia do FCP para com alguma da comunicaçao social que gera antipatia para com eles? Claro que podem sempre dizer "foram os jornalistas, esses mauzoes, que começaram". Mas discutir quem começou, é como discutir quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? (já agora, foi mesmo o ovo)

Anónimo disse...

Fica no ar outra questão, será que a memória colectiva dos adeptos do Porto não lhes permite lembrar do Paulinho Santos e de todas as suas cacetadas, não lhes permite lembrar do caceteiro do Jorge Costa a correr atrás do José Pratas ou simplesmente recordar a agressão de Baía ao dirigente do Campomaiorense Morcela?

Quando não respeitamos a nossa memória, não nos respeitamos a nós e ao outros.

Toupeira disse...

Anonymous, tenho criticado bastante a Sad do Porto por não conseguir separar o trigo do joio, porque se é verdade que grande parte da comunicação social portuguesa vê o Porto como um alvo a abater, também é verdade que há quem trabalhe com isenção e mereça o nosso respeito e admiração, assim como o respeito e admiração da Sad.

Quando a Sad do Porto compreender o que para todos nós parece ser simples, o Porto será mais forte mas enquanto isso não acontecer vai continuar a ser visto como um clube que está, infelizmente, contra tudo e contra todos e que não sabe aproveitar os bons profissionais da comunicação social para se fazer ouvir.

Toupeira disse...

Carlos Calheiros, com que direito lembras uma coisa dessas? Por acaso sabes se os adeptos do Porto que escrevem neste blog nunca criticaram o Paulinho Santos ou outras cenas tristes de outros jogadores?

Já pensaste que o problema em vez de estar nos adeptos do Porto pode estar nos adeptos do Benfica que antes criticaram com todas as forças que tinham quando o Paulinho Santos e os outros jogadores do Porto fizeram merda e agora não têm coragem para criticar o Petit?

Não estou a falar de todos porque o Calantrão e outros conseguem ter a coragem para criticar o jogador do Benfica mas a maior parte continua a encontrar desculpas onde elas não existem como se pode ver por essa net fora.

Porque como tu dizes, quando não respeitamos a nossa memória não nos respeitamos a nós e aos outros.

Anónimo disse...

Escama Dragões

Boa jogatana do FCP mereceu a vitória.
Ontem já começou o pré Blackout, vamos lá a ver se o Professor vai na cantiga.
Andersen, grande jogador mas cuidado com os comentários porque li algo semelhante sobre o Diego á uns meses atrás.
Conversas com arbitros, já dizia o tb professor Carlos Queirós que era preciso correr com a trampa que existia no futebol, uns tempos mais á frente apareceu um sr que vcs gostavam de achincalhar que chamou os bois pelos nomes e disse que o sistema tinha duas cabeças o Major e o Pinto como se está a verificar tanto um como o outro tinham e têm razão, agora só é preciso coragem ou melhor TOMATES para os por a andar de vez.
ps: quero ver quantos jogos vai levar o Petit?!
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Não teve a ver com Blackout ou algo do género porque o treinador do Porto falou no sitio certo, flash interview e conferência de imprensa.

Di_Portista4ever disse...

E BIBO PORTO CARAGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

Nuno disse...

Pois é Carlos Calheiros, bem lembrados os casos do Paulinho e do Baía, porque mostram que a justiça só se aplica a alguns.

É que, conforme se podem lembrar, estes casos foram punidos com penas anormais em Portugal... eu diria mesmo que com penas quase exclusivas para jogadores do FCP. Foram penas que atingiram meses de suspensão.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista