Seja bem-vindo. Hoje é

21/11/10

Porque hoje é sábado, entrevista a José Mourinho nos textos dos outros

Fui e ainda sou um grande admirador do treinador José Mourinho pela maneira como ele monta as suas equipas e defende os seus jogadores. Não tenho, portanto, dúvidas que é o verdadeiro Special One.

Já o homem José Mourinho não consigo elogiar por mais que tente. É verdade que, como diria Pinto da Costa, nunca me foi apresentado e por isso não o conheço pessoalmente, mas nunca lhe perdoarei o facto de não ter festejado no Porto a conquista da segunda Taça dos Campeões ganha pelo nosso clube, a primeira que ele venceu e de ter comparado a cidade do Porto a Palermo quando já éra treinador do Chelsea. Também não gostei de o ver afastar-se de todo o processo Apito Dourado mas neste caso compreendo-o porque o melhor treinador do mundo não tinha de provar nada a ninguém. Como também não tinha de dar provas o melhor Presidente do mundo embora tenha sido obrigado.

O texto dos outros de hoje é uma entrevista que o treinador do Real Madrid deu ao jornal Record em Agosto se não estou enganado, e onde diz que o FC Porto tinha errado ao contratar André Villas-Boas. O Motivo: falta de experiência. Ao contrário do que aconteceu comigo, o Special One não tinha dúvidas. Mas enganou-se. Ou foi enganado pela azia.

R – Tem tido tempo para espreitar o que se passa no futebol português?
JM – Não tenho visto muito, confesso, mas quero enaltecer o facto de a época passada ter sido muito competitiva. Até ao fim do campeonato não se sabia quem ia ser o campeão. E isso é bom, embora nós, treinadores, queiramos ser campeões com 20 pontos de avanço. É o que se quer a bem da competição. Foi o Braga a lutar com o Benfica até ao fim, como este ano pode ser outra vez o Braga, o FC Porto ou mesmo o Sporting.

E o Benfica a lutar com o Braga e o Sporting pelo segundo lugar náo é uma possibilidade?

R – Vê com naturalidade o Benfica novamente campeão?
JM – Não me surpreendia nada ver o Benfica de novo campeão. Se o FC Porto foi bi ou tri, porque não há de o Benfica ser também? Será perfeitamente normal. Tem equipa para isso, fez uma aposta clara em manter a estrutura do seu plantel, porque tem legítimas aspirações. Quer voltar a ser campeão e quer regressar à ribalta do futebol europeu, lutando pela Liga dos Campeões. Mas, repito, não tenho grandes condições para poder avaliar as equipas. O que eu gostava de dizer é que acho que era merecido para o Braga jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O FC Porto não foi apenas Bi ou Tri, já foi Penta e antes do campeonato ganho nos túneis pelo senhor Ricardo Costa éra Tetra Campeão

R – Que comentário lhe merece o facto de o seu antigo adjunto, André Villas-Boas, ser o novo treinador do FC Porto?
JM – Costumo dizer que no futebol já nada me surpreende. Se o FC Porto achou que ele era o treinador indicado, porque não há de ser? Os resultados é que determinam sempre se as decisões tomadas são as mais ou as menos corretas. Muitos podem perguntar porque é que escolheram alguém que nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica. Tudo vai depender dos jogos e dos resultados. Se ganhar tudo é o treinador perfeito. Agora não venham fazer comparações comigo, porque eu quando fui para o FC Porto já tinha trabalho de campo feito, o que é bastante diferente. E ainda assim puseram-me muitos pontos de interrogação. Os resultados que consegui é que acabaram por dar razão à opção feita pelo presidente do FC Porto.

Não sei quantos jogos ele fez antes de chegar ao FC Porto, mas se não temos os mesmos, ele tem mais quatro ou cinco
Resposta de André Villas-Boas

Na verdade o treinador do FC Porto até exagerou. Existe apenas um jogo de diferença no percurso que ambos fizeram como treinadores principais até chegarem ao clube português com mais titulos: entre Benfica e União de Leiria, José Mourinho somou 31 jogos; na Académica, André Villas-Boas fez 30.

Frase dos últimos meses:
Ambicionei esta cadeira muito tempo, é a minha cadeira de sonho e não vou abdicar dela por qualquer coisa.
André Villas-Boas

5 comentários:

Stupify disse...

É triste ver um treinador como o Mourinho distanciar-se tanto do clube que fez dele o treinador que é hoje, e do Vilas Boas que foi uma das peças mais importantes nos seus triunfos.

O FCPorto fez tanto pelo Mourinho como ele fez pelo clube, por isso é triste ver as declarações sobre o clube e sobre o Vilas Boas.

eumargotdasilva disse...

Não acho que o Mourinho tenha dito que era mau contratar o AVB; disse que só os resultados diriam se a aposta ia ser boa ou não. Poderia até ter a intenção ao dizer isto de estar a torcer para os resultados fossem maus, mas... não o disse.
Mesmo eu achando que a diferença entre um e outro está, em que o Mou só pensa nele e na sua carreira, e usa tudo e todos para alcançar o que traçou para si, e o AVB não. Sabemos isto pela alegria que tem em nos dar alegrias...

O Criador e a Criatura disse...

Mourinho sabe perfeitamente o que queria dizer: "no futebol já nada me surpreende" lê-se "[até custa a acreditar que tenham contratado este tipo, mas] no futebol já nada me surpreende". E depois, como se fosse preciso ser mais claro, reduz oito meses (quase uma época) de Villas-Boas na Académica a um "nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica". De resto, o "nunca foi treinador" é linguagem (mais ou menos) cifrada para transmitir que "o André, nas minhas equipas, não entrava no balneário, nem pisava o relvado, fazia uns power-points...". E, por tremenda coincidência, uma peça neste sentido encontra a luz do dia no CM, mais ou menos na mesma altura, vinda de "fonte da equipa técnica de José Mourinho".
E esta entrevista surge 3 dias antes do 7 de Agosto - a Supertaça, cuja derrota podia derreter Villas-Boas.
Tive de comprar luvas pra ler o jornal, o veneno escorria...

Toupeira disse...

Eu nem com luvas tenho coragem para pegar nesse jornal de merda porque o mais certo éra as luvas não aguentarem e o veneno chegar às mãos. ;)

replica disse...

O F.C.P é muito grande e há quem se aproveite em beneficio próprio
e esta certo!!! antes eram uma merda.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista