Seja bem-vindo. Hoje é

08/04/11

Ao contrário dos cadastrados dirigentes do Benfica, as 'claques não são bando de criminosos

Em 2008, o antropólogo Daniel Seabra deu uma entrevista ao JN onde disse que as 'claques não são bando de criminosos'. Verdade se diga, o estudo foi feito apenas nos SuperDragões, Coletivo 95, Panteras Negras e Alma Salgueirista. As outras claques legais e as claques ilegais do Benfica não foram contempladas. Nem mesmos os cadastrados dirigentes do clube do regime, os principais culpados pelo que de mau tem acontecido no futebol português nos últimos anos


'Claques não são bando de criminosos'

As claques não são um bando de criminosos. Segundo os estudos que fiz nos SuperDragões, Coletivo 95, Panteras Negras e Alma Salgueirista, 27% dos elementos são universitários. Há a prevalência de indivíduos de classes sociais trabalhadoras, mas também há outros da classe média/alta. As claques são como uma sociedade alternativa para se poderem divertir e onde há violência, fruto de problemas familiares e sociais.

Há actividades ilícitas?

Não vi actividades ilícitas, mas tenho a percepção de que podem ser praticadas em outros contextos. É difícil haver tráfico de droga numa claque, que é muito policiada. Mas a partir da claque podem-se construir redes sociais para actividades ilícitas.

As claques portuguesas estão ligadas à Extrema-Direita?

Não tenho dúvidas que haja elementos de Extrema-Direita, mas essa percentagem é residual. As claques do F. C. Porto, por exemplo, são de esquerda. Nutrem grande simpatia pelo Bloco de Esquerda, maior até do que a percentagem do partido no país. Mas a maioria manifesta desinteresse pela política.

Que motivação vê nas claques?

A paixão pelo clube. Gostam de ser ultra, um movimento que nasceu em Itália, em 1968, dentro de um contexto político transferido para o futebol. A dimensão política diluiu-se, mas ser ultra é acompanhar o clube para todo o lado, procurar um mundo de emoções que não existe no quotidiano e projectar no clube as ambições pessoais. Sentem que têm uma parte de responsabilidade nas vitórias do clube. Só uma minoria entra nas claques para roubar.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista