Seja bem-vindo. Hoje é

20/12/03

Bom ou mau negócio?

Nunca fui de acordo com as saídas de jogadores jovens para o estrangeiro pois essas saídas são quase sempre mal apoiadas por quem de direito.
Saír de Portugal pode parecer fácil para quem nunca o fez ou o fez apenas nas férias, mas é extremamente dificil a começar pela lingua que nos primeiros tempos atrapalha qualquer um.
Eu sei que os nossos jogadores não vão totalmente às escuras e no país de acolhimento continuam o estudo da lingua mas...e os primeiros tempos?
Qualquer jogador mal chega a um clube ao contrário do que possam dizer os seus dirigentes, nunca tem muito tempo para mostrar valor.
Mas para além da lingua, também a alimentação, os amigos, a familia, o sol, o mar, o café de todos os dias, a namorada que muitas vezes não acompanha o jogador, as palmadinhas nas costas...tudo isso faz falta (principalmente quando os jogadores são ainda jovens) e qual é o adepto que se lembra disso quando um jogador estrangeiro chega a Portugal? Logo no primeiro jogo já exigem resultados...assim como os jornalistas...
Também não posso concordar pelo facto do jogador ser vendido na altura em que podia ser util à equipa.
Vejam os casos do Helder Postiga, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo ou do Hugo Viana que até parece que vai regressar ao Sporting.
Já repararam que estes cinco jogadores apenas tiveram uma época boa na equipa principal do Porto e do Sporting?
Quer dizer, depois de vários anos (nalguns casos mais e noutros menos) a aprenderem e quando já tinham uma boa parte da lição estudada e prontos a "ofererem" desportivamente ao clube tudo o que aprenderam é que o deixam sair?
Podem dizer que todos estes jogadores deram bom dinheiro e que os clubes precisam de receitas, mas quanto dinheiro é que os clubes poderiam ganhar com eles daqui a uns anitos?
E também não nos podemos esquecer do futuro do jogador pois o Postiga no primeiro ano como titular do Porto rendeu perto de dez milhões de euros e daqui a uns anitos poderia render mais e até ser vendido para um clube com uma dimensão maior, mas o mesmo não acontecerá se não se conseguir afirmar em Inglaterra.
E nesses cinco anos o jogador marcaria de certeza muitos golos e daria muitas vitórias. Não é disso que vivem os clubes?
E o problema é que não são apenas os clubes que ficam mais fracos sem estes jogadores, pois também a selecção nacional se recente.
Não sei se algum destes jogadores estará presente no Euro 2004, mas sei que teriam muitas mais hipóteses caso jogassem em Portugal, pelo menos os jogadores do Sporting já que o Helder Postiga éra capaz de ter mais problemas com o soldadinho de chumbo jogando no Porto.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista