Seja bem-vindo. Hoje é

08/02/07

Eu acredito. E tu?

É por existir esta corrupção moral, há muitos e muitos anos tremendamente activa e direccionada, na comunicação social desportiva (não só) portuguesa, que uns vão falando, de alto, como falsos anjinhos, na justiça e moralização do futebol, enquanto outros são alvos de escutas telefónicas (com que argumentos se iniciaram essas escutas se outros clubes dela não foram objecto) e constituídos arguidos, por ridicularias que ninguém consegue explicar.
Nós, portistas, não duvidamos dos 6 milhões de benfiquistas, nem dos 4 milhões de sportinguistas (????).
Mas também não somos burros.
Bem sabemos que essa enorme percentagem de anti-portistas e anti-Pinto da Costa, sectários e primários, está presente em toda a sociedade portuguesa. Ela tem que ser aplicada a todos. Na política, na justiça, na investigação, nos jornalistas, nos comentadores, nos editores e realizadores de imagem, etc., etc. e em todos os orgãos e actividades do País.
Os objectivos, do Apito Dourado, da "viagem do Calheiros ao Brasil" e dos delírios do Sr. Barata, estão assim perfeitamente justificados.
Quanto à "viagem do Calheiros ao Brasil", a Sic, o Jorge Schnitzer(?) e a menina “da Cosmos”, foram escutados e investigados e as suas casas revistadas? Não teria sido uma inventona preparada à distâcia? O anti-portismo primário e o ódio a Pinto da Costa eram mais que evidentes nos Donos da Bola e, para mim, penso que o sr. Schnitzer (?), para destroçar o FCP e PC, seria capaz de tudo. A menina “da Cosmos” e o Jorge Schnitzer (?) "desapareceram", pelo menos nunca, eu, mais ouvi falar deles. Essa história nunca me pareceu bem contada. É que no ano e altura da dita viagem, o FC Porto foi em digressão ao Brasil e seria fácil incluir Calheiros na comitiva. Ou neste país já se esqueceram, que Mário Luís de Leiria apitou uma finalíssima da Taça de Portugal, na qual o Sporting venceu o FC Porto por 2-1, tendo o Sr. Mário Luís prejudicado os portista. Recordam o que aconteceu? No dia seguinte o Sr. Mário Luís embarcou com o Sporting para uma digressão à China, com o fato oficial do Sporting. Alguém reclamou? Alguém achou mal? Os media lançaram a suspeição? O Dr. Dias da Cunha insurgiu-se contra o “sistema”? A Judiciária investigou? O Ministério Público accionou?
Lá foram, cantando e rindo.


Começo este meu post com parte de uma crónica feita há algum tempo atrás para que alguns portistas mais novos possam perceber que estes ataques a Pinto da Costa não têm três anos mas sim três décadas. E nem sempre foram fáceis de combater.

Muitos podem dizer, é verdade mas nessa altura Pinto da Costa gritava e não tinha medo de dizer o que lhe ia na alma. Não é totalmente verdade. Lembro-me de um certo Telejornal em que Pinto da Costa estava bastante fragilizado depois de ter sido interrogado na PJ por causa de umas acusações de um certo empresário Barata, herói nacional na altura para os anti portistas. Nesse dia vi um Pinto da Costa em baixa de forma, falando a conta-gotas e preferindo atacar a jornalista que o entrevistou em vez de se defender. Voltando ao "inteligente" que acusou Pinto da Costa por, segundo ele, o presidente do FC Porto comprar os árbitros portugueses e estrangeiros quando jogava nas competições europeias, parecia a Carolina no masculino. Não sei se dava o corpo ao manifesto mas a lingua nunca parava de trabalhar e durante meses fartou-se de aparecer nas primeiras páginas dos jornais e nos horários nobres da televisão. Porque, dizia o "inteligente", tinha facturas e outros documentos para entregar à PJ caso a justiça estivesse interessada. E claro a imprensa fartou-se de alertar a justiça para o que ele tinha a dizer e mostrar.
Pois bem, no ano passado esse mesmo senhor Barata voltou a perder mais um processo (já tinha perdido um num tribunal suiço por causa do mesmo assunto) e teve de indemnizar Pinto da Costa porque como todos os portistas esperavamos nunca chegou a provar nada e toda a história não passou de ficção . Como também irão pagar dentro de alguns anitos todos os que neste momento, como Luís Filipe Vieira e Carolina Salgado, afirmam ter provas da culpabilidade de Pinto da Costa.

"Mas o mal está feito" podem dizer alguns portistas. É verdade, mas se no lugar de Pinto da Costa estivesse o Rui, o António ou o Miguel alguém acredita que seria diferente caso o FC Porto continuasse vencedor? Não pensem isso. Os Recordistas da Mentira, aqueles que se dizem jornalistas mas estão no futebol apenas para levarem o Sporting e o Benfica ao colo, nunca deixariam o FC Porto continuar a vencer campeonatos atrás de campeonatos sem arranjarem maneira de os desvalorizar fosse quem fosse o presidente.

Há quem diga que Pinto da Costa perdeu poder com o processo Apito Dourado. Concordo. É verdade que depois de ter sido constituído arguído resolveu, para sua defesa, ficar calado em relação a este assunto e isso não o favorece muito nem à equipa mas verdade se diga, não adiantava nada continuar a dizer que éra inocente porque o julgamento da praça pública já está feito há muitos anos. É culpado e ponto final.

Mas o poder de Pinto da Costa resume-se a isso? O que ele tem dentro do clube também o perdeu? Claro que não. Esse poder continua forte como sempre esteve. Basta ver o discurso dos dirigentes, equipa técnica ou jogadores para percebermos que Pinto da Costa continua a ser o patrão. O que não quer dizer que mande sózinho mas essa é outra história e tem a ver com o nascimento da Sad e não com o Apito Dourado.

Por falar na Sad, também há quem diga que esta não mostrou força depois da equipa ter sido tantas vezes prejudicada por erros de arbitragem durante este campeonato. Mais uma vez estou de acordo mas também não me lembro dessas mesmas pessoas terem exigido pulso firme quando a equipa ia vencendo os seus adversários com bastante facilidade. Aliás, antes de alguns paineleiros se revoltarem na televisão já a direcção do FC Porto e o treinador tinham denunciado os erros e pedido uma audiência na Liga. Sendo assim qual é o problema? O que queriam mais? Que fossem pimbalheiros como os dirigentes de um certo clube e entregassem o DVD do jogo ao Ministro para este depois o atirar pela janela?

Nenhum de nós ficou contente com as duas últimas derrotas do FC Porto mas não podemos entrar no jogo de quem nos quer ver mortos e enterrados. Porque não tenham duvidas, quanto mais os adeptos do FC Porto atacarem o presidente, a equipa técnica e os jogadores do próprio clube mais contentes os anti-portistas ficam. Por isso apoiem a equipa e deixem-se de tretas!

Com isto não estou a querer dizer que não aconteceram erros da parte de quem manda na equipa. Claro que aconteceram e devem ser reparados como a ausência de Adriano nas convocatórias ou a continuação de um ou outro jogador no plantel que já devia ter saído há muito tempo. Mas esta equipa não é "feita" apenas de três ou quatro jogadores de grande categoria como alguns tentaram dizer depois da derrota frente ao Estrela. Porque se for esse o caso podem ter a certeza que eles nos serão suficientes para vencer o campeonato e (quem sabe?) eliminar o Chelsea que no inicio desta época gastou na compra de dois jogadores quase tanto quanto o FC Porto gastou a fazer este plantel.

Vou acabar este post com o final da crónica que usei para o começar:
Estás fodido FC Porto, neste país alegremente vermelho e verde, que jamais te perdoará o sucesso dos últimos 20 anos.
Nós, portistas, sabemos que somos ninguém.
Não sendo portugueses (não há lugar para nós), também não somos súbditos do Idi Amin Dada, SOMOS PORTISTAS.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista