Seja bem-vindo. Hoje é

25/09/04

Três jogos, três partes bem jogadas, três empates, três pontos!

Três jogos onde apenas jogamos 45 minutos em cada um quando sabemos ou deviamos saber que o futebol é um jogo de 90 e poucos minutos! E o treinador actual nem deve ser responsabilizado, pois o culpado mudou de profissão e agora apenas dá entrevistas polémicas como os nossos jornalistas adoram.

Del Neri, que tal como Octávio, nada percebe de futebol, chegou ao Porto, viu e estragou e agora tal como o agricultor deita a culpa para os outros e faz de conta que é o melhor treinador do mundo. Se é verdade que Del Neri é italiano e que como tal privilegia o jogo defensivo, como faz Trapattoni no Benfica, também é verdade que quando Del Neri chegou ao Dragão o FC Porto era o campeão europeu e portanto se fosse um pouco mais inteligente devia ter continuado o trabalho que Mourinho vinha fazendo, pois estava a dar óptimos resultados.
Infelizmente assim não o fez e como tal foi bem despedido depois de incompreensivelmente ter ido passar férias a Itália numa altura em que devia ter ficado a preparar a época, como seria de esperar de um treinador que tinha acabado de chegar.
Não admira portanto que tanto ele como Octávio sejam tão apreciados pelos media portugueses.

O problema é que apesar da rápida intervenção de Pinto da Costa, o mal já estava feito e agora cabe a Victor Fernandez remediar o erro. Como? Não sei... Apenas sei que não será fácil e mais complicado se tornará se não lhe derem tempo...

Se os adeptos dos outros clubes estão a fazer o papel deles, pois apenas querem ver sangue, já os portistas deviam ter mais calma. Uma doença grave não se cura em dois dias.
É verdade que somos um país de treinadores de bancada. Também é verdade que não percebemos nada de futebol e portanto vamos mandando «postas de pescada» para o ar, pois por enquanto ainda não se pagam impostos, mas também não podemos dizer numa semana que o Raúl Meireles faz falta e deve jogar para depois na semana seguinte dizermos precisamente o contrário. Com o Diego... Derlei... Maciel... Passa-se a mesma coisa. Se são bons quando ficam na bancada, porque razão mal metem os pés no terreno de jogo são merecedores de todas as críticas e mais alguma?

Um conhecido adepto portista escreveu há duas semanas sobre o Luís Fabiano dizendo que pelos dois ou três jogos que tinha visto ele fazer no Brasil percebeu logo que não era jogador para o Porto, mas passada uma semana já afirmava que ele devia ser titular e as críticas que entretanto lhe tinha dirigido passaram para o Hélder Postiga que de primeira escolha nas opções desse senhor passou a ser o pior avançado da equipa. E o pior disto tudo é que estes treinadores de bancada nem se importam de mudar de opinião de uma semana para a outra com esta facilidade!
Meus senhores, ser adepto não é apenas ir para a rua ou para os hotéis festejar sempre que a equipa ganha títulos, mas sim e principalmente, demonstrar total confiança na equipa nos bons e maus momentos.

Se a maioria dos adeptos portugueses apreciam tanto o futebol inglês porque razão não tentam imitar os adeptos que enchem sempre os estádios e nunca se cansam de apoiar a equipa quer os resultados sejam favoráveis ou não? Ou será que o FC Porto tem mais obrigação de ganhar que o Chelsea, o Manchester United ou o Arsenal? Aliás, se há clube que gastou dinheiro em jogadores nas duas últimas épocas foi precisamente o Chelsea. Só neste defeso, o milionário russo que preside ao clube desembolsou nada mais nada menos do que 200 milhões de euros!
Usando uma frase de José Mourinho que terá afirmado à imprensa inglesa para desculpar o empate da sua equipa que o Tottenham levou um autocarro e o estacionou em frente à sua baliza, gostaria de perguntar o que deveria dizer Victor Fernandez depois do jogo com o Estoril? Que o segundo clube de José Veiga (o primeiro é o Porto e o terceiro o Benfica) tinha trazido um camião com reboque para o Dragão?!

Esse é aliás um dos problemas de Victor Fernandez. O treinador espanhol vem de um país onde o futebol não tem nada a ver com o nosso. Em Espanha as equipas não se metem dentro da baliza à espera que o tempo passe, nem os árbitros erram sempre para o mesmo lado como aconteceu em Braga, mas estou convencido de que ele vai aprender que não pode estar em Portugal com o mesmo discurso que tinha em Espanha.

Eu sou dos que acredito na mão negra do sistema, mas não me parece que neste caso ela tenha intervido por aí além, antes pelo contrário, pois o FC Porto na época passada foi campeão europeu e não estou a ver o sistema chegar tão longe! E se há equipa que foi prejudicada pelo sistema na época passada foi o FC Porto. Jogadores como o Deco, Costinha e McCarthy sabem o que eu quero dizer.
Como também sabem os jogadores, equipa técnica e adeptos do Marítimo que na última jornada só não ganharam em Alvalade por outros números porque o sistema, através do árbitro Carlos Xistra e dos seus assistentes, não o quis. Talvez por querer baixar a bonita média sportinguista de 2 golos sofridos por jornada, o sistema resolveu não marcar um penálti a favor do Marítimo e como os jogadores da Madeira mesmo assim continuaram a atacar a fraca defesa leonina, o mesmo sistema ainda lhes anulou um golo limpo.

Quem vai de vento em popa é o Benfica, embora as exibições da equipa sejam fracas e cansativas. Dá sono ver esta equipa jogar, mas como no futebol o importante é a vitória, podemos dizer que Luís Filipe Vieira e José Veiga estão a fazer um óptimo trabalho... na Liga. Não admira portanto que o presidente benfiquista não ligue nenhuma aos pedidos de namoro de Dias da Cunha e até o humilhe em público. Para que é que Luís Filipe Vieira precisa de Dias da Cunha se pode mandar sozinho no futebol português?
Aliás, o Benfica neste momento tem uma enorme responsabilidade, pois não me lembro de ver um clube começar o campeonato com seis pontos de avanço sobre o princial candidato ao título. Das duas uma: ou o clube continua nesta onda vencedora e é campeão nacional ou então, caso não aproveite o facto de ter começado à frente do seu adversário directo, não o será nos próximos anos. Pelo menos não terá tantas facilidades como está a ter.

Já o Real Madrid vai de mal a pior e agora até chegou ao ponto de contratar um miúdo de sete anos que tinha frequentado a colónia de Verão do clube merengue! Segundo parece, o jovem Niall vai frequentar durante oito meses a Escola de Futebol da Federação de Madrid, e se conseguir corresponder às expectativas é transferido para a Academia do Real. É incrível, mas é verdade!
FC Porto, Real Madrid, Milão, PSG, Manchester United... Que bicho mordeu às melhores equipas da Europa?

Frase da semana:
«O Sr. Dr. Dias da Cunha já deveria ter explicado publicamente se o Sistema não é o mesmo que existia quando o Sporting foi, por duas vezes, campeão nacional. Não pense que me dá lições sobre como estar na vida. Basta, para tal, que nos lembremos do que ele disse no final do jogo em Setúbal sobre o penálti assinalado ao Sporting, em que confirmou a falta, e o que disse dias depois, quando se voltou a referir ao sistema». - De Luís Filipe Vieira

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista