Seja bem-vindo. Hoje é

01/10/04

O jogo de 4ª feira

O jogo de 4ª para a Liga dos Campeões trouxe uma derrota por 3-1...
Para além do resultado que foi obviamente muito mau, o jogo mostrou que o FCP tem potencial para muito mais, e para no futuro jogar frente a este Chelsea de forma a vencer convincentemente.
Para isso há pressupostos que são essenciais, épreciso não ter erros infantis como os que se viram na 4ª feira; é preciso ter uma atitude ambiciosa durante todo o jogo, desde que o árbitro apita para iniciar até quando o árbitro apita para terminar; é preciso colocar em campo os jogadores que têm maior capacidade de entrega e de jogo no momento.

No jogo de 4ª foi perfeitamente visível que há jogadores completamente fora de forma, o mais óbvio destes é o Maniche, que apesar das sucessivas tentativas de remate que vão disfarçando e enganando os futebolisticamente ignorantes (vejam "A Bola" de 5ª feira), é um jogador que anda de rastos... é um jogador que está sem capacidade física para pressionar, para marcar, para recuperar bolas, e assim limita-se a jogar com a bola no pé, o que desde logo prejudica todo um 11 impossibilitando que as marcações sejam eficazes, já que aparece sempre pelo menos um jogador sem marcação, baralhando obviamente todos os outros (veja-se o lance do 1º golo). Tem-se dado descanso a alguns jogadores, o Maniche é um jogador que parece neste momento precisar mais desse descanço de forma a poder jogar da forma que sabe. Outra situação que não se pode aceitar é a insistência em colocar um Derlei completamente fora de forma a jogar quase 90 minutos.
No entanto, a situação mais urgente a corrigir é claramente a das bolas paradas, e não é só por este jogo já que tem sido um ponto negativo desde o início da pré-época... É fundamental haver concentração nestes lances... concentração e vontade de chegar 1º à bola... é preciso trabalhar muito este aspecto.

Relativamente ao aspecto táctico, penso que neste momento e com um Derlei ainda sem capacidade física e técnica ao seu nível, faz muito mais sentido apostar numa táctica que priveligie a utilização de um apoio ao ponta-de-lança, ainda mais conhecendo as características do Luís Fabiano, que com a sua capacidade de controlo de bola permitirá a entrada desse apoio, com tabelas fáceis e eficazes... um lugar que seria seguramente o ideal para o Carlos Alberto. Assim jogar-se-ia com o Costinha a trinco, 3 elementos no meio campo, não muito abertos, apenas o fazendo para criar os desiquilíbrios, um jogador no apoio ao PL e o p´roprio PL. Penso que assim se ganharia uma maior capacidade no meio campo, possibilitando assim colmatar a ausência de forma física de alguns elementos, e a falta de capacidade defensiva de outros no que toca à situação defensiva, e ganhar-se-ia uma maior capacidade de penetração na área adversária, possibilitando ainda um maior aproveitamento das 2as bolas.

Temos um excelente plantel, e temos vindo a melhorar de jogo para jogo, portanto o futuro não deixa de ser promissor.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista