Seja bem-vindo. Hoje é

01/06/05

A triste figura de Figo



Graças ao regresso de Figo à selecção portuguesa descobri que Portugal não tem um mas dois seleccionadores brasileiros Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo. Pode parecer que foi Scolari quem convocou Figo, mas na verdade foi Vanderlei, ao enfiar o seu valioso rabiosque no banco de suplentes do Real Madrid. Consumido pelo tédio, o nosso herói achou por bem vir até cá dar uns pontapés na bola contra os rapazes da Eslováquia. Para Figo, representar Portugal é ligeiramente melhor do que não representar o Real Madrid. Eu curvo-me perante tamanha generosidade.

E agora que já me curvei, devo dizer que isto me perturba a úlcera - é preciso ser-se muito banana para colocar uma selecção de futebol inteira à disposição dos caprichos de um único jogador. Figo é um dos melhores futebolistas portugueses de todos os tempos? Sem dúvida. Figo tem ainda um lugar indiscutível entre os titulares da selecção? Com certeza. Mas há princípios que se devem sobrepor às habilidades com uma bola de futebol. A sua convocatória é uma tremenda injustiça, e ao elevarem Figo, Luiz Felipe Scolari e Gilberto Madaíl rebaixaram todos os outros jogadores, meros peões diante da chegada do rei.

A forma como Figo anunciou a sua saída da selecção após o Europeu foi tristíssima de ver - ficava a ideia de que ele não estava para se cansar nas qualificações mas admitia regressar em caso de apuramento para o Mundial, a tempo de embolsar mais uns contratos de publicidade. A sua vinda agora, quando não joga no seu clube e já sabe que o Real Madrid não conta com ele para a próxima época, confirma o pior para Figo, a selecção é uma montra para exibir a sua pessoa. Na verdade, ele não vem jogar - ele vem mostrar-se. E se o Figo futebolista nunca me cansou, há muito que enjoei do Figo que assinou em simultâneo por dois clubes italianos, do Figo que trocou Barcelona por Madrid, do Figo peseteiro. Mais não, obrigado.
João Miguel Tavares
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista