Seja bem-vindo. Hoje é

28/06/06

E se os jogadores fossem outros??

A propósito da sempre tão badalada melhor série de resultados de Scolari como treinador da Selecção da FPF, dei comigo a pensar... Até que ponto vai o mérito do treinador??

Ainda no outro dia via um jogo na RTP memória... e via lá grandes craques: um Nelo, um Tavares ou um Nogueira. Quem não se lembra deles??
Penso que, estes nomes ajudam a perceber um pouco o porquê de os resultados obtidos noutras épocas não serem os melhores. Na sua maioria, os jogadores de determinadas épocas, comparados com os que temos actualmente em termos individuais, eram fracos.

Porque raios, tantos insistem em colocar todo o mérito em Scolari?? Qual a razão de tão sôfrega vontade de o gritar bem alto?? Será que, mais algum técnico teve possibilidade de poder treinar este conjunto de jogadores, para se poder fazer a comparação?? Será que outro técnico pôde usufruir da série de jogadores que possibilitou ao FCP ser vencedor da Taça UEFA, da Liga dos Campeões e da Taça Intercontinental??

A verdade, é que, mesmo tendo na sua equipa jogadores tecnica e táctica e fisicamente do melhor que há no Mundo, não se vê a equipa fazer jogos de encantar... vê-se a equipa vencer, mas, quantas vezes foi por mérito do colectivo??

O colectivo formado pela selecção treinada por Humberto Coelho era pior do que este??
Na minha opinião era bem superior, não tinha era tantos desiquilibradores, não tinha era tantos jogadores capazes de resolver uma partida "do nada". Portanto, tenho para mim que, como treinador, Humberto Coelho foi bem melhor que Scolari, e os seus resultados só ficaram aquém porque, ao contrário de Scolari frente a Inglaterra, o Humberto não teve a sorte de chegar aos penaltis contra a França (Campeã do Mundo), quando esteve a 2 minutos de lá chegar. Penso mesmo que, se Scolari fosse tão bom treinador quanto Humberto Coelho, jamais teria perdido a final contra a Grécia, sobretudo depois de, em 2 meses, já ter empatado e perdido 1 vez com os mesmos (em casa!!).

De igual modo, porque é que se teima em esquecer que, com António Oliveira (o tal que nunca deixou de conseguir a qualificação para as fases finais dos eventos em que participou), a Selecção qualificou-se num grupo bem mais forte, e igualmente sem derrotas?? A desastrosa prestação na Coreia/Japão, não apaga o que foi feito antes!!

Mas cada um que tire a sua ilação, cada um que conclua quais os méritos de cada um nesta campanha do Mundial.

Eu cá fico na minha... há mérito do treinador, mas bem menos do que lhe querem atribuir (a não ser que a Nossa Sra. do Caravágio, seja mesmo muito influente).

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista