Seja bem-vindo. Hoje é

14/06/06

Tal como ando a dizer há anos

A ausência de Vítor Baía da selecção sempre foi um mistério, mas eu acreditei sempre que o soldadinho de chumbo não o convocava porque estava a cumprir ordens. Só podia ser porque não cabia na cabeça de ninguém que o melhor guarda-redes europeu de 2004 não tivesse lugar por opção táctica. Seria burrice a mais.

É claro que os Recordistas da Mentira logo encontraram outra desculpa: "O Vítor Baía estraga balneários e já teve vários problemas disciplinares na selecção". Mais uma mentira. Que no entanto muitos fazem por acreditar, algumas vezes por clubite e outras por ignorância.

As opiniões de Helton e Co Adriaanse são a melhor prova como Vítor Baía tem humildade suficiente para aceitar ser segundo guarda-redes, embora como é normal, acredite que merece algo mais.

O problema do Vítor Baía é Portugal ter um seleccinador fraco e Madaíl como presidente da federação. Porque cada vez tenho mais a certeza que o guarda-redes do FC Porto não está na selecção porque um dia achou que devia ser testemunha de Oliveira no processo que ele tem contra a FPF como deu a entender Ruy Carlos Ostermann em entrevista ao JN.

Só para recordar parte da entrevista de Vítor Baía ao Expresso:

Qual a razão por que o seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, não gosta de si?

"Isso eu também gostava de saber. Esta situação vai perpetuar-se: daqui a 10, 20, 30 ou 40 anos toda a gente se vai lembrar do caso. E um enigma. É uma situação para a qual ninguém consegue encontrar explicação. Só há uma pessoa que tem a explicação para isso e essa pessoa nunca teve a coragem de admitir ou de falar publicamente o porquê. Enquanto assim for, isto vai ser falado como uma das maiores injustiças do futebol nacional."

Numa entrevista televisiva, na SIC Notícias, Scolari já disse que não o considerava o melhor guarda-redes português.

"Ele é evasivo. Disse que considerava que convocava os melhores mas nunca disse que eu não era o melhor. Escondeu-se sempre na capa de seleccionador. Ou seja: "Só falo dos que cá estão". Vamos ver se quando ele sair, quando já não tiver a capa de seleccionador, se diz quais são os verdadeiros motivos. Porque, como ele não assume, aparecem nos meios de comunicação social boatos, não se sabe de onde, para branquear. Mas nunca é nada da boca do seleccionador. Já surgiram tantas coisas - algumas delas nada simpáticas para comigo, nomeadamente que eu não seria convocado por questões disciplinares, de comportamento e eu nunca tive um único problema disciplinar na minha vida de jogador de Selecção. Nunca!"

Pensou que tudo acabava por se resolver?

"Qualquer um acha que a melhor via para se ir à Selecção é o rendimento em campo. Sou campeão da Taça UEFA, da Liga dos Campeões, varias vezes campeão nacional, tenho várias Taças de Portugal, fui considerado o melhor guarda-redes da Europa pela UEFA em 2004. Isto não é o suficiente para se ir a uma selecção nacional? É suficiente para ir à melhor selecção do mundo! E nem convocado sou!"

Não se importava de discutir a titularidade com o Ricardo?

"Não tinha problema nenhum. Aí, o seleccionador decidiria. Tal como o António Oliveira decidiu quando me viu treinar e ao Ricardo antes do Campeonato do Mundo de 2002, na Coreia. Se o seleccionador sentisse que outro colega meu tinha mais garantias, para mim perfeito. No Porto aconteceu-me exactamente o mesmo e toda a gente dizia que a minha reacção seria negativa, que eu não tinha perfil para ser o número dois, que iria criar mau ambiente, que seria um mau profissional... A prova está em que eu deixei de jogar no meu clube e as pessoas só têm a falar bem de mim."

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista