Seja bem-vindo. Hoje é

04/10/06

De novo contra a maioria

Começo por dizer que não é fácil estar contra a maioria e ainda por cima contra uma maioria que sempre admirei pela frontalidade com que debatem os assuntos relacionados com o nosso clube. Mas não posso - mais uma vez - deixar de a contestar já que não consigo entender como é possível que no espaço de duas semanas tantos adeptos tenham passado da fase "Isto são favas contadas" para a fase "Assim não vamos lá". Porque a verdade é que se há duas semanas atrás existia optimismo a mais, desta vez o pessimismo é levado aos limites numa altura em que continuamos na frente do campeonato.

Porque razão depois de duas derrotas seguidas (o empate frente ao CSKA não pode contar para este rosário já que fizemos uma grande exibição frente a uma equipa com muito mais rodagem e com meio campeonato não tendo vencido apenas por manifesta infelicidade) passamos do oito para o oitenta ou se quiserem do oitenta para o oito? Será que não somos tão bons adeptos como queremos fazer crer?

Vejam o caso de Fernando Santos. Bastou-lhe uma vitória frente a uma das mais modestas equipas da Liga Bwin para acabar um jogo sem ter direito a lenços brancos. Acham isto normal?
Meus amigos, foi isto que sempre critiquei nos lamps mas infelizmente nos últimos anos temos feito os mesmos erros que eles. Será que é isto que queremos para o nosso clube?

Como já referi várias vezes, nasci benfiquista mas depois descobri por mim mesmo que não tinha mentalidade de lampião porque nunca poderia mostrar lenços brancos a um treinador que na semana anterior éra tratado como glorioso e vice-versa e por isso mudei para o FC Porto. Porque os "andrades" éram diferentes e estavam preparados para vencer mas também para sofrer! Estavamos no anos setenta e Pinto da Costa tinha acabado de chegar ao departamento de futebol de um clube que já estava a perder os jogos quando se preparava para atravessar a ponte em direcção a Lisboa, um clube que ninguém conhecia fora de Portugal mas um clube de gente humilde que não pensava ser possível vencer o penta ou duas taças dos Campeões e duas taças Intercontinentais.

Hoje, tudo é diferente e muitos desses adeptos humildes viraram adeptos arrogantes que pensam que tinhamos obrigação de ir a Londres vencer a segunda melhor equipa da europa. Não é assim. Temos obrigação de fazer o nosso melhor em todos os jogos mas nunca de vencer uma equipa como o Arsenal.

Também tenho visto muitos adeptos a falarem no Mourinho e que desde a sua saída nunca mais apareceu um treinador como ele, mas o problema é que Mourinhos não existem aos pontapés caso contrário não seria considerado por todos como o melhor do mundo. Foi um achado como o foram Pedroto e Artur Jorge mas agora temos de virar a página para não caírmos no mesmo erro dos lamps em relação a Rui Costa.

Quando Jesualdo Ferreira foi contratado fui dos primeiros a mostrar o meu desagrado por não ver nele o perfil ideal para treinar um clube como o FC Porto e neste momento continuo a pensar assim, mas isso não quer dizer que tenha de pedir a sua demissão sempre que a equipa perder um jogo porque mal ou bem é com este treinador que temos de viver nos próximos tempos e o resto é conversa que só serve os interesses dos nossos adversários.

Meus amigos, o exemplo da época passada é gritante. Quantas vezes exigimos a cabeça de Adriaanse? Falando por mim, imensas, mas no final vencemos o campeonato e a tacinha de Oeiras e quem sabe se este ano a história não se vai repetir? Temos é de ter calma porque nada está perdido assim como nada estaria ganho se tivessemos vencido os dois últimos jogos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que tal uma Taça da Liga no futebol português?

Passa no Anti-Lampião e diz a tua opinião.

Um Abraço,
Tripeiro
http://anti-lampiao.blog.sapo.pt

Anónimo disse...

Alvaro,desta vez nao concordo com o teu post,depois de ver o jogo de segunda feira(ja nao me lembrava de ver o PORTO a jogar tao mal)como e que 1 gajo pode ficar passivo e nao dizer nada,eu pela minha parte punha o "professor" a milhas,perder,e tentar depois fazer de 1 derrota 1 coisa normal,tera sido nos clubezecos onde o"professor" esteve,agora neste PORTO nao se gosta de perder nem que seja a feijoes,ha o lutar e perder por algum azar,e depois o perder porque nao se fez nada para ganhar,e assim foi o nosso ultimo perder

Toupeira disse...

Talvez me tenha precipitado ao escrever este post até porque nem sequer vi o jogo e comecei a criticar sem conhecimento de causa.
Mas custa-me saber que estamos a dar pouca margem de manobra aos treinadores e não estou a pensar apenas no Jesualdo porque com os anteriores passou-se exactamente a mesma coisa.

Porque nenhum de nós tentou perceber porque jogamos uma merda nestes dois jogos...será que foi porque os jogadores não quiseram? Ou porque o treinador foi super-defensivo? Ou ainda porque simplesmente o Arsenal e o Braga que já tinha jogado muito melhor que o Sporting na pré-época, foram superiores? E se o treinador errou nestes dois jogos será razão para o despedirmos? E se o despedirmos ficamos a ganhar ou a perder? Tantas perguntas sem resposta...o Miguel Sousa Tavares, pessoa que admiro mas que às vezes não consigo aturar, na crónica desta semana escreve isto: a diferença de classe, de atitude e de capacidade técnica entre uma equipa que caça com um Thierry Henry e outra que caça com um Hélder Postiga." E isto é verdade mas será que precisava de o dizer? Porque já todos sabemos que não podemos caçar com o Thierry Henry a não ser que vendamos a equipa toda e mesmo assim...basta vermos o caso do Barcelona que lhe ofereceu uma fortuna ainda maior do que aquela que ele ganha no Arsenal e nem assim conseguiu a sua assinatura. Não está fácil e não podemos esperar milagres a toda a hora por parte da Sad do Porto.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista