Enquanto a CGD enche o bolso de Scolari, o dos portugueses está cada vez mais vazio.
A notícia segundo a qual a Caixa Geral de Depósitos comprou os direitos de imagem do seleccionador nacional, Luís Filipe Scolari, que vai receber, à conta desse contrato, válido até 2008, cerca de 18 milhões de euros, é no mínimo perturbante.
Nos últimos dias Scolari voltou a entrar com toda a força na vida dos portugueses. Na televisão, através de enigmáticos ‘spots’ publicitários. Nos jornais, também. Já todos tínhamos alcançado a apetência dos Bancos em potenciar a imagem do seleccionador nacional e, com ela, rentabilizar os respectivos investimentos. Foi o BPN, depois a tentativa do BES e, agora, o enigma revelou-se. Ei-la, a Caixa Fã, da CGD, a tentar seduzir os portugueses com o seu próprio dinheiro.
A matéria pode parecer inócua mas a verdade é que ela levanta questões de natureza política, económica, social e ética, sobretudo num momento em que o Governo reformista de José Sócrates, a pedir imensos sacrifícios à população portuguesa, com aumento de impostos, pagamentos de Scut, agravamento dos custos dos serviços (electricidade e taxas moderadoras, por exemplo), orienta a sua intervenção no sentido da contenção e do suposto sacrifício de todos para poder cumprir as determinações da União Europeia.
A CGD é uma sociedade anónima com um único sócio – o Estado. Possui estatutos aprovados pelo Dec. Lei n.º 287/93, de 20 de Agosto, e está sujeita ao regime geral das instituições de crédito e sociedades financeiras como qualquer outro banco. As acções são detidas pela Direcção-Geral do Tesouro e o Estado exerce os seus direitos de accionista através de um representante indicado pelo Ministério das Finanças. Interessa saber, de facto, se há algum mote conflituante entre os interesses do accionista-Estado e os interesses da sociedade-Caixa – como sociedade unipessoal. Ao abrigo das normas estatutárias, a CGD – como sociedade unipessoal – deve contribuir, através das suas operações, para o desenvolvimento social e económico do País. Quando o Estado exige aos ‘takeholders’ (todos aqueles que podem influenciar ou ser afectados pelas decisões das empresas) este incontornável ‘aperto de cinto’ como é que a CGD se sente na confortável situação de fazer contratos, neste caso com Scolari, na ordem dos 18 milhões de euros? As numerosas famílias portuguesas que pedem empréstimos à Caixa para poderem usufruir de habitação própria não terão legitimidade para questionar o Estado que por sua vez não questiona o respectivo Conselho de Administração daquela instituição bancária? Os portugueses estão à espera de que a CGD faça contratos milionários com Scolari ou aspiram a que a CGD reduza as taxas de juro e os ‘spreads’ que afectam milhões de cidadãos? Então, onde reside a vocação de alcance social proclamada estatutariamente pela Caixa? O interesse do Estado, neste caso, é de natureza política? Porquê?
A situação que envolve as parcerias com o Benfica avaliadas em mais de 30 milhões de contos é um pouco diferente, mas também pode levantar o mesmo tipo de questões. A CGD não é um banco privado nem uma multinacional, habituados a patrocinar figuras públicas, muitas das quais ligadas ao Desporto, ou diversos tipos de eventos. A Caixa, que tem como único sócio o Estado, deveria utilizar os dinheiros públicos em benefício da Comunidade e não de ‘comunidades’ ou de interesses pouco claros. Até que ponto Scolari poderá contribuir para os portugueses verem o valor das suas prestações diminuídas no âmbito do crédito à habitação? Estranho é que seja o Estado e o próprio Governo de Sócrates a patrocinar o seleccionador nacional. Com o dinheiro de todos nós. É que não dá mesmo para entender e chega a ser perverso: o dinheiro é cada vez mais escasso no bolso de quem precisa e aumenta exponencialmente no bolso de quem ‘toma banho’ nele. Assunto para o Ministério das Finanças explicar, não deixando de ser igualmente estranho o silêncio do Parlamento. É natural que Scolari seja fã da Caixa.
NOTA: A CGD esclarece que a ligação a Scolari se enquadra na campanha publicitária Caixa Fã, cuja iniciativa envolve um investimento global de 16 milhões de euros. Quer dizer: ficamos sem saber o valor exacto a receber pelo seleccionador mas a questão de fundo mantém-se. E se se confirmar que a CGD está a ‘suportar parte do salário do treinador’, a coisa ainda fica mais preta.
Correio da Manhã - Rui Santos, Jornalista (ruimmsantos@netcabo.pt)
Caixa Geral de Depósitos financia centro de estágio do Benfica
O Benfica chegou a acordo com a Caixa Geral de Depósitos para o financiamento do Centro de Estágio do Seixal, no âmbito de um acordo que permite à entidade bancária atribuir o nome ao complexo e emitir um cartão de crédito do Benfica.
Este passo é mais uma iniciativa do Benfica no domínio do "naming", à imagem do que aconteceu com as quatro bancadas do novo Estádio da Luz, que receberam o nome de empresas nacionais e estrangeiras.
O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, congratulou-se com o acordo, que surge no dia em que a equipa profissional de futebol começa a utilizar a nova infra-estrutura e que considera "absolutamente essencial".
"Em parceria com esta grande instituição financeira vamos conseguir financiar o Centro de Estágio, uma infra-estrutura de referência que irá potenciar o trabalho da nossa equipa principal bem como a formação do clube" , disse.
Luis Filipe Vieira sublinhou ainda a abrangência do acordo, que não se limita ao "naming". "Com a Caixa iremos lançar diversas iniciativas como o cartão de crédito das quais os sócios do Benfica serão os principais beneficiários", concluiu.
A denominação do Centro de Estágio será brevemente anunciada por ambas as partes.
Público17.07.2006 - 20h22
Seja bem-vindo. Hoje é
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pesquisar neste blogue
Mensagens populares
-
Acabei de encontrar isto na net sem querer e como não fazia ideia que o FC Porto ia ter em breve um canal de televisão, achei que podia ser ...
-
Assim que terminou o jogo Portugal-Alemanha no sábado, dia 9, Cristiano Ronaldo saiu apressado do relvado em direcção aos balneários até ser...
-
O Brasil continua a sua caminhada triunfal rumo à medalha de ouro nos jogos de Londres. Com o apuramento para os quartos de final já garan...
-
«É um autêntico macaco de circo» Oliver Kahn Ao macaco não lhe dou os parabéns. Prefiro dar a todos os outros jogadores, principalment...
Links A-E
100% Dragão Adepto Aguia Moribunda Aquecimento Blogal Anti Lampião APRE Até os comemos, carago Avenida dos Aliados Azul e Branco Azul Dragão Azular o mundo A chama do Dragão Baía de Vitórias Barboville Blog: FCPorto - Hulk - CR9 Basculação Bibó Porto carago Bi-Campeões do Mundo Bitaites Portistas Blog do Belenenses Blog do Chaves Blog do Lucho BloGolo Blog sem assunto Blue Monde Bússola Campeões 2005/06 Canal Desporto Carrega Porto! Carago...sim, Carago Cartão de adepto lampião Cepos dos anos 90 Cigano 7 Online Circo da Luz Clube de fãs de Vítor Baía Coisas do futebol David Pereira Dianabol Dragão até à morte - F.C.Porto, o melhor clube português. Dragão de Gouvinhas Dragão Forever Dragãozinhos Dragões azuis Dragões azuis - O Fórum Durus Caladh Em cima delas que nem caes Em minha opinião... Esperança Portista Eu sou desportista
Links F-O
FC Porto - Site Oficial FC Porto Blog fcpfórum FC Porto PlanetaPortugal FC Porto 2003 FêCêPê: Orgulho e Glória Força Porto Fragmagens Free Games FromPorto Fundação Vitor Baía Futebolar Futebol Paixão Giochi Gratis Hélder Postiga Online Importação-Exportação Importacao-Exportacao Jeux Gratuits Jogos Gratis Jogos Android Jorge Nuno Pinto da Costa Juegos Gratis J_Eagle KOSTA DE ALHABAITE Largos Dias Têm 100 Anos Le Musicien LIGA CHAMEM O INEM Lobices Luacintilante's Lucho Gonzalez Luís Filipe Vieira não é demagogo Made in FC Porto MADEIRA MINHA VIDA, MADEIRA MEU PAÍS! Magia on Tour MJRM Mui nobre e invicto orgulho Mundo azul e branco Nação azul e branca Nação portista nunosribeiro O arguido castrense Oblivion Óculos azuis e brancos O Clã da Matriosca O Dragao O Gil O mundo duma nação O pestinha O Portista O Kiko O Vilacondense
Links P-Z
Páginas Amar-ela PALAVROSSAVRVS REX Passarinhos fritos Paulo Verde Pobo do Norte Porta 19 Portal futebol Portal dos blogs Portistas de Bancada Portistas de Macedo Porto do crime Portugal Football Blogs Procuro marido Quaresma 10 Queridos jornalistas desportivos Rascord on-line Record: Meia década de...Mentiras!! Reflexão Portista Relvado.Com realidade-virtual Rio Ave Roubos de futebol Roubos de Igreja S.C.Sra.da Hora S.D. Frente Norte Seguidor do Porto Sem ordem Site FCP Lisboa SLBostas Sonho Azul Sou Portista com muito Orgulho Spiele Kostenlos Sportugal Super Dragões Templo do Dragão Terceiro anel Tetas e Bolas Top Luso Tormentos Transitario Tribunal das Antas Tributo a Vítor Baía Tripeiras Tudo a Norte Ultras FC Porto Matosinhos Varanda do Dragão Vermelhices.Com Vítor Baía, o 99 Dragão Zé do Boné
2 comentários:
Ao colocares este post,ainda vais ser acusado de racismo(xenof K?) dos lados do douro.
Viva a caixa,Viva Portugal,sr xicolari no pais das maravilhas
ISto é uma vergonha. Infelizmente não tenho hipoteses de tirar o dinheiro que tenho da caixa. Mas se um dia o puder fazer não duvidem que o faço.
Andam estes gajos a gastar milhões em fdp, qd poderiam ajudar os que lá têm prestações por exemplo, baixando-lhes o spread. Afinal de contas estamos a falar de uma empresa com total interesse público ou não? Mas infelizmente tb estamos a falar de uma empresa que é tal e qual o espelho dos governantes deste país, Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.
Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/
Enviar um comentário