Seja bem-vindo. Hoje é

30/12/06

Porque hoje é sábado...


Depois de uns dias de férias, e porque hoje é sábado, cá estou de novo para escrever sobre dois dos melhores futebolistas da actualidade. Quer dizer, um é mesmo o melhor, o Rei, como dizem os brasileiros, o outro é ainda um jovem principe com qualidade suficiente para ocupar o trono desde que não lhe apareçam pela frente muitos Katsouranis.

Ronaldo de Assis Moreira, ou Ronaldinho Gaúcho como é conhecido no Brasil (na Europa é chamado simplesmente de Ronaldinho), nasceu em Porto Alegre a 21 de março de 1980.

Jogador formado no Grémio Foot-Ball Porto Alegrense, estreou-se na selecção brasileira num jogo contra a Letónia, em junho de 1999. Porém foi na Copa América de 1999 que se consagrou, marcando um golo na goleada contra a Venezuela (7-0), em que fez um chapéu ao guarda-redes.
Tendo-se mudado para a Europa, primeiro PSV e depois o gigante Barcelona, foi considerado o melhor jogador do mundo em 2004 e também em 2005, portanto, pelo segundo ano consecutivo pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), e Bola de Ouro (melhor jogador europeu) em 2005.

É irmão do ex-jogador Assis que jogou contra o FC Porto ao serviço do Sion tendo marcado um golo de livre no empate a duas bolas do jogo da primeira mão. Aliás, algo que poucos sabem é que Ronaldinho também jogou nas camadas jovens do Sion na altura em que o irmão cá jogava. "Quando marcava um golo já tinha o mesmo sorriso luminoso" conta Jean-Jacques Papilloud, um dos seus treinadores.

Estavamos em 1993 e Ronaldinho com apenas 13 anos acompanhava os pais numas férias à Suíça e como a paixão pela bola já existia, pediu uma cunha ao irmão para poder dar uns toques no Sion. Responsável pelas camadas jovens da altura, Jean-Jacques lembra-se de ter ficado maravilhado com o talento de Ronaldinho. "Pela maneira como jogava, ele tinha sempre algo de novo para apresentar. Os outros miúdos tentavam imitar o que viam os craques da altura fazer, ele inventava novas habilidades já com o mesmo sorriso que tem hoje."

Responsável pelos juniores C, Didier Papilloud, irmão de Jean-Jacques, éra o seu treinador directo. "O que me fascinava nele éra o seu amor pela bola. Durante os treinos cada miúdo tinha de levar uma bola para o terreno de jogo. Os outros levavam-na na mão, ele fazia o trajecto com ela nos pés. E sempre de bom humor, quando o treino acabava e os outros iam tomar banho, ele ficava sózinho a treinar livres."
Convencido das suas reais qualidades, o treinador pediu a licença de jogador para que o pequeno Ronaldinho pudesse jogar pelo Sion tendo por isso feito alguns jogos enquanto a estadia na Suíça durou. Certo dia, contra os juniores C de Conthey, Ronaldinho marcou oito golos! Benjamin Lazo, que na altura éra o melhor amigo dele nunca se esqueceu de Ronaldinho: "Como ele não ia à escola, estava sempre sózinho a jogar à bola e sempre que podia ia ter com ele. Ia-mos comprar chocolates, jogavamos Nintendo, outra paixão do actual jogador do Barcelona, e depois fazia-mos jogos de futebol a dois, um contra o outro."

A única coisa que detestava nos treinos éra a preparação fisica. "Correr à volta do campo não éra com ele". Como conhecia alguma coisa de português, Benjamin éra o único a poder dialogar com o jovem brasileiro. "Já sonhava ser um grande jogador. Falava sempre nisso."

Hoje, Ronaldinho é o melhor jogador do mundo e os tempos do Sion já ficaram para trás. Mas ao verem-no feliz a cada jogada, a cada golo, os que conviveram com ele quando passou férias em Sion, têm a certeza que não mudou. Foi Paco Seiralo, preparador fisico do Barça, que disse isto há pouco tempo: "Se o deixassemos, ele seria capaz de pedir para jogar sempre que visse um grupo de amigo a dar uns toques numa bola."

Desde pequeno, Ronaldinho Gaúcho já demonstrava habilidades com a bola, como se pode ver em alguns vídeos familiares. Um de seus ídolos foi Ronaldo, com quem já jogou muitas vezes na Selecção Brasileira. Reconhecido e respeitado mundialmente, Ronaldinho possui o dom de fazer diversos truques com a bola de futebol, o que é característico do jogador brasileiro.
O seu jeito "moleque" é cativante sendo actualmente um ídolo não apenas para os adeptos do Barcelona mas para a maioria dos adeptos de todo o mundo. Sem tiques de vedetismo, Ronaldinho apenas responde que não é craque mas apenas "Craque, eu? Não, tenho ainda muito a aprender". Acredito que ainda tenha muito para aprender mas Ronaldinho é mesmo craque! Só que os verdadeiros craques são assim, modestos.

Anderson, outro produto das escolas do Grémio, eleito o melhor jogador do Mundial de Sub-17, estava a ser o melhor jogador da Liga portuguesa quando Kazsouranis o afastou dos relvados depois de uma entrada assassina. Foi mau para o jogador e para os amantes do bom futebol mas bom para o FC Porto porque o interesse dos milionários clubes europeus no jovem prodigio estava a ser muito forte e a sua continuidades na equipa começava a ficar ameaçada embora o puto tenha dito na altura que por ele "ficava toda a vida no FC Porto". Mais, renovou contrato com o campeão português quando tinha os Barcelonas e os Chelseas a oferecerem milhões.

Amigos de longa data, Ronaldinho e Anderson não poupam elogios. O último partiu do craque do Barcelona que desejou as melhoras ao jogador do FC Porto e marcou um encontro para a final da Liga dos Campeões. Seria de facto um sonho uma final entre os dois melhores clubes ibéricos mas para que isso aconteça ainda existem muitas barreiras que devem ser ultrapassadas sendo a mais importante de todas a recuperação do jovem prodigio para que possa jogar ao lado dos "maninhos, paizinhos e vovozinhos".

Mas mesmo sem poder jogar devido à lesão, "Andershow" como é tratado no Brasil, está entre os três candidatos finais ao prémio "Golden Boy", uma iniciativa do jornal italiano Tuttosport, que elege o o melhor jogador com menos de 21 anos a actuar no futebol europeu. Uma honra que não está ao alcance de todos, só dos melhores.

Anderson: Tudo se torna mais fácil quando temos vários jogadores que nos servem de exemplo, como o Vítor Baía e o Pedro Emanuel. Eles ajudam-me bastante e apontam o melhor caminho para que possa vir a ser um grande profissional

Mas até para a semana e...um bom ano 2007 para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Álvaro, um especial 2007 para ti e toda a tua familia, com plenos sucessos pessoais e profissionais... de 'azul e branco' vestidos!
E não esquecer obviamente que estes desejos são igualmente extensivos a todos os leitores/visitantes deste teu magnifico blog.
aKeLe aBrAçO,
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Só uma correcção:

O Ronaldinho Gaúcho jogou no PSG em França e não no PSV da Holanda!

Quem jogou no PSV foi o Ronaldo...

Que o pior de 2007 seja igual ao melhor de 2006 !!

Toupeira disse...

Obrigado caros amigos e um bom ano também para vocês e para a vossa familia. ;)

Tens razão Deko.
Aproveito para deixar o link para um video do Ronaldinho com a camisola do clube francês.

http://www.wideo.fr/video/iLyROoaftIFJ.html

Anónimo disse...

1 blog a +

http://1-a-mais.blogspot.com/

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista