Seja bem-vindo. Hoje é

28/09/09

Eles que façam a festa agora que nós fazemos no fim

Tenho notado que alguns portistas estão preocupados com o facto dos jogadores do FC Porto não aguentarem os noventa minutos. Dizem eles que num outro clube estão a correr mais. É verdade, mas convém não comparar um clube campeão com um clube que não está habituado a vencer.

Jorge Jesus está a tirar o máximo dos seus jogadores nesta altura da época porque sabe que só um Benfica na máxima força pode fazer frente ao FC Porto e garantir-lhe o lugar durante uns meses.

Mas a época é longa e Jorge Jesus vai ter bastantes problemas nos próximos meses porque nenhum treinador consegue tirar o máximo dos seus jogadores durante uma época inteira.

Penso que pode vir a ter uma carreira parecida com a de Quique Flores. É que ao contrário do que alguns querem fazer crer, o Benfica também fez uma boa primeira volta na época passada e levou ao rubro os mesmo que agora estão a vibrar com o actual treinador. Foi mesmo campeão de inverno, algo que já não acontecia há quinze anos. Podem recordar como Poncio Monteiro comentou esse «titulo» à Antena1.

Outro treinador que fez um bom campeonato na época passada foi José Mota. Como estão recordados, o Leixões aguentou-se nos três primeiros lugares até à 18ª jornada tendo sido a equipa sensação da prova. O problema é que depois os seus jogadores começaram a perder pernas acabando a época uns lugares mais abaixo. Pelo contrário, o FC Porto chegou ao 1º lugar à 15ª jornada e nunca mais o largou. Diferenças.

Por isso meus amigos, não se preocupem com o que se passa nos outros clubes porque Jesualdo Ferreira não está interessado em garantir o lugar ou ser campeão de inverno. É um vencedor que apenas quer o que todos queremos, conquistar o Penta campeonato pelo FC Porto.

16 comentários:

Hugo disse...

Assino por baixo. Vai ser assim, certinho e direitinho.

Basta pensar que o pior Porto dos ultimos 7 anos so perdeu o campeonato por uma vez e nesse ano mudou de treinador 3 vezes e ficamos orfaos de Mourinho, Deco, R. Carvalho e companhia.

Nos ha muito tempo que entramos em ritmo de cruzeiro para o campeonato, mas esse mesmo ritmo faz-nos perder alguma competitividade na Champions League, o que e' uma pena.

Abraco,
Hugo

condor disse...

Eu não estou muito preocupado com o futebol espectáculo que o bêfique pratica!principalmente depois de ver o jogo de Leiria e este contra o Leixões no galinheiro!
Estou um pouco apreensivo isso sim com a falta de vergonha e com a forma criminosa como o capela destroçou a equipa do leixões perante a complacência da cs!
É ver a forma como este assalto está a ser branqueado para perceber-mos que vai ser assim durante o resto da época!

Vitor Daniel disse...

Penso que tens toda a razão para além disso o Benfica só jogou com clubes que na época transacta ficaram abaixo do 10º lugar, enquanto o F.C.Porto teve já um clássico e um embate feroz com o primeiro classificado da Liga Sagres.
Não me preocupo pois o Benfica ade de também jogar com o Sporting e Braga e nós também com o Belenenses e outros mais fracos, quanto as goleadas do rival é o habitual em todas as épocas, já no ano passado venceu o Maritimo por 6-1, portanto pareceme que por aqui está tudo mais que normal.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

2009-09-29 14:32:49
As tácticas velhas


As muitas críticas que o Sporting e o seu treinador fizeram ao árbitro no final do jogo do Dragão não são muito justas. Quando muito, no todo, o Sporting pode dizer que Raúl Meireles podia ter sido expulso a poucos minutos do fim da primeira parte mas nem isso é assim evidente. Na minha opinião "podia", o que é diferente de "devia".



No resto, as decisões do árbitro Duarte Gomes (95%, para usar o número de que gosta Vítor Pereira, o chefe dos árbitros) foram boas ou mesmo muito boas. Em quase todos os lances teve razão.

Menos razão teve Paulo Bento. A verdade é que a decisão de incluir Grimi no onze não foi boa, embora não se saiba se outra teria dado melhor resultado em face da diferença de andamento que se viu entre Hulk e a generalidade da defesa do Sporting. E, sobretudo, ficou provado o que me parecia antes do encontro: se a defesa do Sporting continuasse no mesmo estilo dos jogos anteriores (vai em um golo sofrido em média em 11 jogos oficiais) arriscava-se a perder o jogo. Como perdeu. A defender o Sporting é desastroso.

O principal problema do Sporting não são os árbitros, ou não têm sido os árbitros. Esse problema maior é uma defesa - ou um sistema defensivo, para ser mais preciso - que não dá garantias de ser o suporte de que a equipa precisa nos jogos competitivos. É muito fácil marcar golos ao Sporting.

É evidente que também a mim me pareceu que a nomeação de Duarte Gomes para o clássico do Dragão foi uma temeridade de Vítor Pereira. Não havia necessidade, como dizia o outro. Mas é sempre fácil virar os adeptos contra os árbitros e afins, porque estes não têm sócios nem simpatizantes que os defendam. É mais difícil assumir responsabilidades próprias. Mas enquanto o Sporting não resolver os seus problemas defensivos, não há árbitros que o salvem. Querer esconder isso com expulsões e declarações inflamadas é apenas usar velhas tácticas que já começam a estar em desuso.


por : Manuel Queiroz

Blogue Trivelas

Anónimo disse...

Blogue de trivela

Anónimo disse...

Esqueçam o Apito Dourado: bom é que os clubes escolham
JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Apesar do muito que se disse, do que queriam à força que se dissesse e, sobretudo, do que se berrou, ficou esquecido o detalhe do costume no dossiê Duarte Gomes-Vítor Pereira: a existência de um regulamento e, principalmente, dos factos que lhe estiveram na origem. É que Vítor Pereira escolheu o árbitro do FC Porto-Sporting porque, de outra forma, teria sido o Sporting a escolher por ele.

As leis da Liga estipulam que os processos e denúncias contra árbitros não podem servir de impedimento para os nomear. São assim porque, em tempos, esse método servia aos clubes para, boicotando aqueles de que não gostavam, terem sempre os preferidos a dirigir-lhes os jogos. Porque esse lado também existe.

Há os árbitros que erram, mas também (acreditem) os treinadores que instruem os jogadores para caírem na área ou para apontarem às canelas; os jogadores que nem precisam de instruções para o fazer; e os clubes que se defendem por todos os meios, com e sem maus intentos. Só que nenhuma equipa da Liga deve ter direito a poder determinar, ainda que caso a caso, quem é o árbitro do seu jogo.

Se Vítor Pereira tivesse consentido em vetar Duarte Gomes, o que impediria o Sporting ou outro clube qualquer de engendrar pretextos para, de processo disciplinar em processo disciplinar, ir tocando os apitos que lhe apetecesse? E o melhor: sem correr o risco de ser apanhado nas escutas.

Fosse um dos concorrentes do Sporting o emblema envolvido e até Dias da Cunha recomendaria um Stromp para o sócio Vítor Pereira pelo estoicismo na luta contra o sistema.

O JOGO


Afinal os clubes aprovaram as regras !!!

Anónimo disse...

O centenário de um craque imortalizado
Artur de Sousa "Pinga" completaria hoje o centésimo aniversário e o F. C. Porto assinala a efeméride recordando aquele que muitos evocam como "o melhor jogador" da história do futebol português, perdido nos efémeros tempos da Rádio
00h12m
ALMIRO FERREIRA
Qual Peyroteo, qual Hernâni? E nem Eusébio, nem Futre, nem Figo, nem Cristiano Ronaldo... Artur de Sousa "Pinga", craque do F. C. Porto nos anos 1930 e 1940, foi o maior de todos. Mas, por mais que se busque no Youtube, não há maneira de se encontrar um videozinho que seja para comprovar a convicção dos adeptos mais velhos, que o viram jogar na Constituição ou no Ameal e que se deliciaram com o maior talento dos primórdios do futebol português, perdido nos efémeros tempos da Rádio. Mas a injustiça do que será a extemporaneidade de um futebolista genial só enriquece ainda mais o imaginário e o enredo épico de Pinga. Se fosse vivo, um dos maiores símbolos da antologia portista celebraria, hoje, o centésimo aniversário. O F. C. Porto assinala a efeméride, com um rebusco ao baú das memórias.

Artur de Sousa "Pinga" não morreu em 12 de Julho de 1963, ainda antes de completar 53 anos. Só foi vencido pelo álcool e pela cirrose, segundo contam os registos da época, mas a obra do futebolista, tão vasta e valiosa, imortaliza-o entre os melhores de todos os tempos. O melhor de todos, sem rival à altura, juram os mais velhos. "Foi um jogador fulgurantíssimo - verdadeiramente genial. Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol. Tudo nele era prodigioso: a concepção, como a execução; a imaginação viva e riquíssima marcada na escolha do lance ou do toque subtil, ou a finta intencional e preconcebida, ou no pormenor em que revelava a sua grande inteligência prática, o profundo e exacto conhecimento do jogo e dos jogadores e até sentido artístico - de verdadeiro artista do futebol", escreveu a prodigiosa pena de Cândido de Oliveira, em Abril de 1945.

O elogio, nas colunas do jornal "A Bola", soava já a homenagem jubilar à carreira de Pinga. Um ano depois, a 7 de Junho de 1946, nos relvado do Estádio do Lima, o craque de 37 anos teve o jogo de despedida. Saiu a chorar, sob os aplausos do público e aos ombros dos colegas do F.C. Porto e dos da selecção nacional que lhe prestaram o tributo.

Para trás, tinham ficado 400 jogos e 394 golos, um turbilhão de fogo nascido na natureza vulcânica da Madeira (30 de Setembro de 1909), revelado no Marítimo e explodido no F. C. Porto, onde chegou a 23 de Dezembro de 1930, aos 21 anos, atraído por um principesco salário de 800 escudos. Pinga singrou e depressa passou a ser o ídolo da Constituição, entre pares como Costuras, Correia Dias, Valdemar Mota ou Acácio Mesquita. E foi muito à custa das geniais jogadas e dos golos do avançado madeirense que o F. C. Porto venceu o primeiro campeonato português como o conhecemos nos moldes actuais, em 1934/35. Ganhou mais dois títulos, em 1939 e 1940, e representou a selecção em 23 ocasiões (oito golos).

Após pendurar as chuteiras, foi treinador da Sanjoanense, do Gouveia e do Tirsense. Fora dos relvados, sucumbiu novo, aos 53 anos, vítima de um quotidiano de tontura, afinal a mesma vertigem que fez dele um craque imortal.

JN

------------------------------


Recordar e dar a conhecer Herois como Valdemar Mota;Syska;Acacio Mesquita;Costuras;Araujo e Correia Dias (entre outros) é uma obrigação.

Ou treinadores como ; Syska,Yustrich ou Pedroto;

Ou Presidentes como Monteiro da Costa;Urgel Horta e Cesario Bonito.

portodocrime disse...

O novo vírus. Perguntas Frequentes e respectivas respostas:

O que é o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?

- É um vírus altamente contagioso que ataca sobretudo a população benfiquista, principal grupo de risco. As vítimas têm normalmente a memória muito curta e uma assustadora incapacidade de distinguir a ficção escrita nos desportivos da realidade.

Quais os sintomas da doença?

- O SLB1 causa nos infectados picos de febre altíssima, levando-os ao delírio e a acreditar piamente que o Benfica será campeão, que ganhará a Champions (mesmo sem participar há uns bons aninhos) e o Torneio de Chinquilho de Atouguia da Baleia. Outros sintomas: os infectados voltam subitamente a falar de futebol, compram em massa produtos oficiais do SLB, retomam o envio de sms's jocosos aos rivais e juram a pés juntos que o Luisão é um bom central.

Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?

- Ouvindo mais que dois minutos sócios e simpatizantes do SLB, lendo jornais desportivos (um simples olhar para a capa pode ser fatal), sintonizando a SIC, TVI ou SportTV. Ser assinante da Benfica TV é assinar (lá está...) a sua própria certidão de óbito. Ler as crónicas do João Gobern pode ser fatal.
Estes são comportamentos de risco que devem ser evitados a todo o custo.

Qual é o período de incubação da doença?

- O período de incubação da Gripe das Águias, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, é equivalente ao tempo que o Carlos Martins demora a lesionar-se num jogo. 5 a 9 minutos, portanto.

Quanto tempo dura a infecção pelo SLB1?

- Estudos realizados em temporadas recentes demonstram que este vírus começa a manifestar-se em meados de Junho. A sintomatologia dura geralmente até a 6ª jornada. 10ª na pior das hipóteses. Nessa altura dá lugar à Depressão das Águias, tema que abordaremos numa próxima oportunidade.

A doença pode ser tratada?

- Sim, pode. Geralmente uma derrota em casa com um Olhanense ou Metallist (?) ou uma cabazada fora com um Olympiakos são remédio santo.

O que devo fazer entretanto?

- Evite o contacto próximo com pessoas doentes, mantenha-se afastado de qualquer jornal desportivo, mantenha a calma e aguarde tranquilamente pelo mês de Novembro, altura em que se prevê que o vírus esteja extinto.

Anónimo disse...

LABAREDAS

Bonzinho e… confuso

O Labaredas lê A Bola. Dá para rir e inspira o reportório. Hoje, a propósito da UEFA Champions League, há um Bonzinho que escreve que Simão ganhou uma vez no Dragão e foi logo campeão. Mas está confuso. Trocou a temporada. O jogador do Atlético de Madrid venceu no estádio do FC Porto na época de Co Adriaanse, precisamente a primeira do actual Tetracampeonato.

Para A Bola, vencer em casa do FC Porto talvez seja sinónimo de título nacional; para o Bonzinho, outrora intermediário do Benfica na contratação de jogadores, hoje figura destacada dos bajuladores supremos, parece ser algo ainda mais alucinante.

Anónimo disse...

01/10/2009
Estrutura não federada muda-se para SOLINCA Dragão

A secção de natação do FC Porto transferiu a sua estrutura não federada na Invicta para as piscinas da SOLINCA – Estádio do Dragão. Assim, a partir de 6 de Outubro, as Escolas de Campeões do FC Porto (aprendizagem e aperfeiçoamento – crianças) e as classes de manutenção para jovens maiores de 12 anos e adultos passarão a utilizar aquele moderno e funcional equipamento. Os praticantes serão devidamente enquadrados por técnicos do clube.

Para inscrições e informações, os associados e adeptos da modalidade devem contactar a recepção da SOLINCA, no Estádio do Dragão, através do telefone 225 574 700, do fax 225 574 704 ou do endereço de correio electrónico dragao@solinca.pt.

A Piscina Olímpica Municipal de Campanhã vai continuar a receber todas as equipas de competição.

www.fcporto.pt

Anónimo disse...

A PIOR DAS INFECÇÕES
Como sabe o leitor sagaz e atento, estamos desde há algum tempo sob a ameaça de um dos mais perigosos e contagiosos vírus de que há memória. Falo naturalmente do SLB1, popularmente conhecido como Gripe das Águias.
Paulatinamente, o pânico começa a apoderar-se da população e é nestas alturas que urge esclarecer e informar, para se evitarem males maiores.
Fica aqui uma sequência de Perguntas Frequentes e respectivas respostas:
O que é o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- É um vírus altamente contagioso que ataca sobretudo a população benfiquista, principal grupo de risco. As vítimas têm normalmente a memória muito curta e uma assustadora incapacidade de distinguir a ficção escrita nos desportivos da realidade.
Quais os sintomas da doença?
- O SLB1 causa nos infectados picos de febre altíssima, levando-os ao delírio e a acreditar piamente que o Benfica será campeão, que ganhará a Champions (mesmo sem participar há uns bons aninhos) e o Torneio de Chinquilho de Atouguia da Baleia. Outros sintomas: os infectados voltam subitamente a falar de futebol, compram em massa produtos oficiais do SLB, retomam o envio de sms's jocosos aos rivais e juram a pés juntos que o Luisão é um bom central.
Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- Ouvindo mais que dois minutos sócios e simpatizantes do SLB, lendo jornais desportivos (um simples olhar para a capa pode ser fatal), sintonizando a SIC, TVI ou SportTV. Ser assinante da Benfica TV é assinar (lá está...) a sua própria certidão de óbito. Ler as crónicas do João Gobern pode ser fatal.
Estes são comportantos de risco que devem ser evitados a todo o custo.
Qual é o período de incubação da doença?
- O período de incubação da Gripe das Águias, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, é equivalente ao tempo que o Carlos Martins demora a lesionar-se num jogo. 5 a 9 minutos, portanto.
Quanto tempo dura a infecção pelo SLB1?
- Estudos realizados em temporadas recentes demonstram que este vírus começa a manifestar-se em meados de Junho. A sintomatologia dura geralmente até a 6ª jornada. 10ª na pior das hipóteses. Nessa altura dá lugar à Depressão das Águias, tema que abordaremos numa próxima oportunidade.
A doença pode ser tratada?
- Sim, pode. Geralmente uma derrota em casa com um Olhanense ou Metallist (?) ou uma cabazada fora com um Olympiakos são remédio santo.
O que devo fazer entretanto?
- Evite o contacto próximo com pessoas doentes, mantenha-se afastado de qualquer jornal desportivo, mantenha a calma e aguarde tranquilamente pelo mês de Novembro, altura em que se prevê que o vírus esteja extinto.

In "Futebolar"

Gaganosbenfas disse...

Sempre que se fala de papoilas, fico com uma caganeira que dá para os recentes 200 mil!

Anónimo disse...

A história mal contada de uma “testemunha normal”

«Maria José Morgado garantiu, ontem, quarta-feira, que Carolina Salgado foi tratada como uma "testemunha normal" no Apito Dourado e revelou-se ofendida com a acusação de que a equipa especial de investigação por si liderada manipulou depoimentos.

Em causa estão declarações prestadas pela irmã gémea de Carolina ao Ministério Público do Porto, em Junho de 2007, aludindo a alegadas "cumplicidades" entre elementos da equipa especial de investigação do Apito Dourado e a ex-companheira de Pinto da Costa. Ana Salgado alegara que Maria José Morgado, na altura coordenadora da referida equipa, telefonava a Carolina para informá-la sempre que era deduzida uma acusação e para "dar-lhe força para continuar". E que o inspector da PJ Sérgio Bagulho, integrante da mesma unidade, teria "treinado" aquela testemunha.

Ontem, no início do julgamento de Ana Salgado - que responde por dois crimes de difamação agravada - a procuradora-geral adjunta rejeitou todas as insinuações, sublinhando que foi posta em causa a sua "honra profissional", bem como a de toda a equipa que liderou. "Nunca telefonei a Carolina Salgado", frisou a magistrada, revelando que o único contacto entre as duas, além do que tinha havido na sede da equipa especial, na primeira inquirição, foi estabelecido por iniciativa da ex-companheira de Pinto da Costa e nada teve a ver com os processos.

"Telefonou-me por razões humanitárias. Disse estar desesperada, com medo de ficar de repente na rua, sem casa, nem bens. Na altura, falei-lhe à pressa, porque estava a caminho da piscina. Disse-lhe para ter calma, que se houvesse algum processo cível ela poderia contestar. Só falei com ela por consideração ao Sérgio Bagulho (a quem Carolina tinha levantado a questão)", afirmou Morgado. Em causa estariam partilhas após a separação de Carolina e do presidente do F.C. Porto.

Quanto à acusação de manipulação de depoimentos, a magistrada afirmou que "não tem cabimento", lembrando que as declarações daquela testemunha, na reabertura dos processos, coincidiram com as que já tinha prestado em ocasiões anteriores.

Questionada sobre o facto de Carolina ter sido inquirida muitas vezes na própria residência, Morgado explicou que tal se deveu à necessidade de "evitar o circo mediático e fugas de informação", lembrando, também, que Carolina recebia protecção policial, por ter sido vítima de ameaças e alegadas perseguições.»
in JN, 01/10/2009


Mesmo fazendo um esforço para acreditar na versão de Maria José Morgado (MJM), as suas declarações suscitam-me um conjunto de interrogações.

É habitual uma "testemunha normal" ter acesso ao número de telemóvel da procuradora-geral adjunta?

É habitual os inspectores da PJ meterem “cunhas” para que a procuradora-geral adjunta atenda telefonemas de "testemunhas normais", ou este caso foi uma excepção aberta por MJM por o inspector da PJ ser o senhor Sérgio Bagulho e a testemunha ser a dona Carolina?

É habitual que inspectores da PJ e a procuradora-geral adjunta se preocupem com problemas pessoais das "testemunhas normais" que, segundo a própria MJM, nada tinham a ver com os processos?

É habitual o Ministério Público inquirir as "testemunhas normais", ou arguidos, na sua própria residência, para "evitar o circo mediático”? Foi isso que aconteceu, por exemplo, com Valentim Loureiro, Carlos Cruz, Paulo Pedroso ou Oliveira e Costa?

Evidentemente, está por nascer o jornalista português com coragem para fazer estas perguntas à toda poderosa procuradora-geral adjunta e suspeito que mesmo que fossem feitas ficariam sem resposta.
Do reflexãoportista

Anónimo disse...

Diferendo com a Euroárea
Câmara de Lisboa salva Benfica
Por Graça Rosendo

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projecto do Benfica para a Urbanização Sul, na zona do Estádio da Luz, que tinha estado na origem de um dos diferendos do clube com a Euroárea, avança a edição do SOL desta sexta-feira


Com esta decisão, caem por terra os argumentos invocados por esta empresa para executar o clube judicialmente por causa de uma dívida no valor de 2,5 milhões de euros. A Euroárea comunicara ao Benfica, em Julho, que ia executar a letra por não terem sido cumpridos os prazos do acordo estabelecido com o clube para pagar essa dívida. Nesse acordo, estava incluído o compromisso de o Benfica conseguir da CML um aumento da capacidade construtiva na referida Urbanização Sul.

O clube levou a proposta à Câmara em Junho, que a chumbou. Mas no dia 31 de Julho, na última sessão antes de férias, e na sequência de uma reclamação do Benfica, a proposta foi de novo sujeita a votação e acabou por ser aprovada – com os votos favoráveis de todos os vereadores socialistas e dos independentes eleitos na lista de Carmona Rodrigues.

"Sol"

mega disse...

'cãmara de lisboa salva benfica...

é caso para dizer, e novidades, há??...
edição do sol online, fica aí o link: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=149645

mega disse...

'cãmara de lisboa salva benfica...

é caso para dizer, e novidades, há??...
edição do sol online, fica aí o link: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=149645

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista