Seja bem-vindo. Hoje é

31/03/07

O CULPADO E O CASTIGADO

Estádio da Luz
Época 1993/94
18ª Jornada
Minuto 35

Com os nervos de quem quer mas não pode, os jogadores do Benfica não sabiam o que fazer para levarem de vencida o FC Porto até que Mozer se lembrou de agredir Fernando Couto por trás numa altura do jogo em que a bola estava longe dos dois jogadores, e o jovem central, ingénuo, virou-se e respondeu à letra. Fez mal, porque um dos árbitros assistentes, alertado pelos adeptos do Benfica, chamou o árbitro Veiga Trigo que imediatamente expulsou o jogador do FC Porto. Fernando Couto ainda se atirou para o chão mas já não havia nada a fazer.
Na época, as imagens televisivas mostraram Mozer a desviar-se com um sorriso de quem tinha usado meios ilegais para conseguir o que legalmente lhe éra impossível. O mesmo sorriso que Katsouranis tinha quando partiu a perna a Anderson.

Depois da expulsão, os nervos passaram para o lado dos Dragões, a qualidade de jogo portista baixou, e o Benfica, com o apoio do público e da equipa de arbitragem, aproveitou para vencer o jogo. No final, os adeptos lampiões, fizeram questão de mostrar aos jogadores do seu clube que também sabiam ser violentos e apredejaram tudo o que éra azul, autocarro, dirigentes, jogadores e adeptos que, alguns deles, tiveram de ser transportados ao Hóspital para receberem tratamento. E ainda tiveram tempo para partir a perna a um policia! Tudo isto abafado pela comunicação social que durante os dias que se seguiram ao jogo, apenas se preocupou em condenar Fernando Couto.

  • Frente à Sérvia, Simão Sabrosa teve dois ou três mergulhos na área adversária. De nada lhe valeram. O árbitro não éra lisboeta, nem sócio do Benfica e nem sequer tinha lugar cativo no Estádio da Luz. Não é o caso de Pedro Proença e por isso, não tenham dúvidas, o Benfica volta a estar em maioria quando as equipas pisarem o relvado da Luz.

  • A Sad do FC Porto apresentou os resultados do semestre e à primeira vista foram muito positivos em relação aos semestres anteriores, como se podem ver aqui

  • As contas do primeiro semestre de 2006/07 foram aprovadas por unanimidade numa Assembleia Geral que contou com cerca de 300 sócios. E porque razão escrevi isto a negro? Porque tenho a certeza que nos próximos vou ver nos jornais ou nas televisões alguns ilustres a criticarem as contas do FC Porto. Nos jornais e nas televisões...claro. Porque no sitio onde elas devem ser criticadas eles não aparecem, ou se aparecem, metem o rabinho entre as pernas.

  • Isto a Maria José Morgado não investiga

  • No Portugal – Bélgica foi assim:

    0' - Moutinho acalma Ricardo, assegura que os assobios em Alvalade são mesmo para o hino belga.
    1' - Quaresma finta meia equipa belga.
    3' - Ronaldo finta a outra metade da equipa belga.
    7' - Quaresma remata.
    9' - Ronaldo remata.
    14' - Quaresma remata de trivela para grande defesa do "fala-barato".
    20' - Ronaldo faz uma pedalada e remata para grande defesa do "fala-barato".
    27' - Quaresma finta a metade da equipa belga que ainda não tinha humilhado.
    36'- Ronaldo vira-se para o banco e reclama com Scolari.
    39' - João Moutinho faz andar o carrossel, os belgas já estão tontos.
    41' - Ronaldo, zangado, continua a reclamar com o banco português.
    42' - Scolari "enche o saco" e explica pela milésima vez a Cristiano que não vai nada atirar outra bola para o relvado, Ronaldo tem mesmo que partilhar aquela com Quaresma.
    44' - Ronaldo sofre falta para grande penalidade. Nuno Gomes penteia-se, pensa que, finalmente, vai tocar na bola. Azar, o penalty não é assinalado. Ronaldo tenta explicar ao árbitro o que se sucedeu, mas da maneira que fala inglês o árbitro só tinha uma solução, a amostragem do cartão amarelo.
    45' - Fim da primeira parte. Os jogadores recolhem aos balneários.


    Passado 5 minutos alguém da Federação Portuguesa de Futebol volta ao campo, deram pela falta de João Moutinho que ainda corria de um lado para o outro do campo, tentam explicar-lhe que pode parar uns minutos para descansar. João Moutinho recusa e mantém-se em campo.


    46' - Início da 2ª parte. O árbitro apita e pára o jogo. Manda Cristiano chutar a bola para fora de campo, a que está em jogo é a que está nos pés de Quaresma.
    46' - Ronaldo amua.
    49' - Um tal de Tiago faz um cruzamento, Nuno Gomes, isolado, falha. A maior parte dos espectadores no estádio interroga-se sobre quem saiu ao intervalo para entrar N. Gomes, depois de algumas conversas apercebem-se que ele, afinal, entrou a titular.
    53- Grita-se golo nas bancadas !! Ricardo, imediatamente começa a gritar com os seus companheiros da defesa dizendo que não pode fazer tudo sozinho e que a culpa não é dele. Jorge Andrade diz-lhe que o golo foi de Portugal e que estão a ganhar. Ricardo desculpa-se e diz que não sabia quem era o gajo de cabelo comprido que festejava, pensava que era um belga. Um a zero.
    55' - Quaresma tira um coelho da cartola e faz uma chapelada ao guarda-redes belga. Ronaldo, ainda amuado, corre e encosta a bola para a baliza. Grita: é meu, é meu! É golo de Portugal! Dois a zero.
    58' - O jogo pára para a equipa médica assistir um jogador belga, Scolari grita com Moutinho, diz-lhe que pode parar de correr, Moutinho recusa e faz uma recuperação de bola ao apanha-bolas.
    65- Os belgas falham uma oportunidade de golo, de baliza aberta. Algures na frente de ataque de Portugal ouve-se uma voz: "vêem, não sou só eu!".
    67' - O treinador belga grita para dentro de campo : " Attention à la trivèle!!!". Os jogadores perguntam "Quoi?!"...
    68' - Goooooooooooooooooooooooooloooooooooooooooo de Quaresma. Três a zero.
    69?- O árbitro apita 3 vezes e dá por encerrado o jogo. O público assobia, os belgas começam a sair acelerados em direcção ao balneário, as luzes do estádio apagam-se. A FPF queixa-se e pergunta o que se passa. O árbitro explica que depois do golo do cigano não suporta mais ver aquela humilhação, até ele - que é grego e viu a humilhação que passámos na final do Euro 2004 - diz que é desumano o que estão a fazer com os belgas.
    70?- Scolari diz que se pode encontrar um compromisso. Promete deixar Hugo Almeida no banco, deixar Nuno Gomes em campo os 90' e que mete F. Meira a trinco e Hugo Viana a número 10 para equilibrar o jogo.
    71?- O árbitro diz que bastava deixar N. Gomes os 90' mas, realmente, assim até os belgas tinham hipótese de marcar. O jogo recomeça.
    73? - Entretanto já tinha entrado Nani para o lugar de Quaresma. Os belgas perguntam-se que mal fizeram a Deus.
    75' - Golo!! Ronaldo faz o bailinho da madeira e diz ao "fala-barato" para ir buscá-la ao fundo das redes. Quatro a zero.
    76' - O árbitro avisa que se não pararem com isso o jogo acaba mesmo.
    77' - Scolari, assustado, mete Meira.
    78' - Só para ter a certeza, mete de seguida Hugo Viana.
    81' - Como resposta a Meira, os belgas metem Van Damme, pelo menos na pancada não perdem.
    90' - O jogo termina. Scolari pede a Petit para "ir buscar" Moutinho que continuava a correr atrás dos apanha-bolas.
  • 1 comentário:

    .:GM:. disse...

    lembro-me perfeitamente desse lance entre Mozer e Fernando Couto... é a nojice de sempre....

    parabéns pela crónica do jogo, está demais! ;)

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista