Seja bem-vindo. Hoje é

21/07/07

Apito Dourado vira Encarnado

Ana Salgado denuncia Vieira e inspector da PJ
Veja os videos no site da SIC

Ana Maria Salgado, a irmã gémea de Carolina Salgado, acusa o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, de ter viabilizado a edição do livro "Eu, Carolina" ao encomendar antecipadamente "uma série de livros, juntamente com a jornalista Leonor Pinhão". A acusação surge numa entrevista à SIC, emitida ontem, durante a qual a irmã da ex-companheira de Pinto da Costa lança ainda graves suspeitas sobre um elemento da Polícia Judiciária, actualmente integrado na equipa que investiga o "Apito Dourado", liderada por Maria José Morgado.

As declarações confirmam em grande parte o que Ana, 30 anos e muito parecida fisicamente com Carolina, tinha já dito anteriormente, quando foi inquirida pelo Ministério Público (MP), a 27 de Junho último, por sua iniciativa e sem que a irmã disso tivesse conhecimento. Ao MP, apurou o JN, Ana Maria terá efectuado um relato bastante mais detalhado da vida privada de Carolina e Pinto da Costa.

Ana Maria refere ter acompanhado de perto Carolina durante o tempo em que esta viveu com Pinto da Costa e mesmo depois, durante a separação do casal e no processo de preparação e elaboração do livro. A entrevista surge depois de o pai de Carolina Salgado ter posto em causa a sua sanidade física e mental, em declarações sucessivas aos jornais Correio da Manhã e 24 horas.

"Lamento que o meu pai tenha dito isso. O meu testemunho no Ministério Público foi a verdade e eles ficaram magoados com isso. Obviamente, sinto-me incomodada. Magoa", referiu na entrevista.

Compra de livros

Segundo Ana Maria, Luís Filipe Vieira aparece quando a irmã procurava uma editora para o livro. Após várias tentativas, propôs a publicação à "D. Quixote", mas a empresa terá exigido garantias. Foi então, segundo Ana, que Vieira e Leonor Pinhão fizeram a encomenda de uma série de livros, obtendo dessa forma a concordância da editora. Mais tarde, refere ainda, Luís Filipe Vieira terá também entregue 20 mil euros a Carolina Salgado, para que esta pudesse fazer face às despesas com os processos que interpusera contra Pinto da Costa.

Suspeitas sobre polícia

Na entrevista, Ana Maria lança suspeitas sobre um elemento da Polícia Judiciária de Lisboa, que acusa de ter fornecido elementos a Carolina sobre o suposto jantar descrito no livro "Eu Carolina", durante o qual teria contecido uma entrega de dinheiro por parte de Pinto da Costa a um árbitro, no final de um jogo de futebol. O jantar terá acontecido na residência do casal, na Madalena, Gaia, tendo o inspector da PJ corrigido Carolina quanto a alguns detalhes do encontro. A irmã garante que Carolina não viu dinheiro nenhum, apenas um envelope branco que "até podia estar vazio".

Na entrevista, Ana Maria conta ainda que o mesmo elemento da Polícia Judiciária - actualmente integrado na equipa liderada por Maria José Morgado, que coordena os processo relacionados com o "Apito Dourado" - terá inclusivamente aconselhado a sua irmã a "vender "um imóvel e o carro", de forma a não ter que pagar eventuais indemnizações resultantes de processos judiciais. Estas denúncias, apurou o JN, estarão já a ser investigadas pelo Ministério Público

Ridicularizar

Ana Maria diz ainda que tem em seu poder uma versão original do livro que lhe foi "cedida". O conteúdo final, garante, foi "adulterado", de modo a que o presidente do F.C. Porto "caísse no ridículo". "Disse-lhe que quem iria cair no ridículo seria ela", refere a irmã de Carolina. Durante a entrevista recusou peremptoriamente a ideia de estar a ser manipulada.

A irmã de Carolina confirma também o que já anteriormente tinha sido referido ao MP por Fernanda Freitas, a escritora do livro "Eu, Carolina", sobre as agressões a Ricardo Bexiga. Que tudo teria sido feito com o líder dos Superdragões, Fernando Madureira, e por exclusiva inciativa de Carolina Salgado. "Achei ridículo ela gabar-se", sentenciou.

Presidente do Benfica não reage, Morgado sem medo

O presidente do Sport Lisboa e Benfica fez saber ao JN que não pretende responder a estas declarações de Ana Maria Salgado e permanecerá em silêncio, mas a entrevista suscitou uma série de reacções, nomeadamente da responsável pela coordenação dos processos relacionados como "Apito Dourado", Maria José Morgado. O JN tentou sem sucesso contactar a também responsável pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, mas à SIC Maria José Morgado considerou "ridícula qualquer hipótese de maus métodos processuais" na sua equipa, que considerou "acima de qualquer suspeita".

Maria José Morgado não quis falar sobre as motivações de Ana Maria Salgado, mas foi dizendo que as pessoas que compõem a sua equipa "não são de fácil intimidação, nem recuam perante ameaças".

Também Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto da Costa, não quis alongar-se em considerações, lamentando apenas que estas declarações só tenham sido conhecidas agora.
JN

Clube da I Liga: participação à CD da Liga

O Pato, ou se quiserem ATT, um dos poucos jornalistas que ainda vão lutando contra a máfia que se instalou na comunicação social, revela neste sábado algo que já todos esperavamos, e que "Vai com certeza causar algum impacto na Liga a participação à respectativa Comissão Disciplinar, por parte de um clube da I Liga, de um dossiê contendo uma exposição e diversos recortes da imprensa escrita onde são reveladas algumas escutas telefónicas envolvendo Luís Filipe Vieira, José Veiga e João Rodrigues, e se pergunta por que razão eles não estão a ser investigados." Claro. Mas para saberem mais passem pelo site do jornal O Jogo que vale a pena, até porque o Pato continua a revelar alguns dos segredos do caso Ronald Garcia e das acções da Sad benfiquista.

19 comentários:

mega disse...

'é bom que estas trapalhadas não caiam no esquecimento.já estamos habituados que não se dêem seguimento às suspeitas quando estas recaem sobre o regime sulista e certamente que o vieira terá algo a dizer sobre isto.. provavelmente vai dizer que é mais um 'morto a estrebuchar' mas estas, e outras tiradas cómicas, já fazem parte do seu extenso rol de ordinarices..

agora vai virar moda instaurar processos disciplinares aos jogadores... é da maneira que não se fala tanto em OPA's estranhas....'

Anónimo disse...

E também é bom que nós, portistas, denunciemos todas estas coisas. Pouco a pouco, a verdade vai-se descobrindo. Zangam-se as comadres...

Anónimo disse...

Só gostava que aparecesse um jornalista com tomates a fazer à Maria José Morgado duas perguntas muito simples.
Primeira: Porque razão Luís Filipe Vieira e João Rodrigues nunca foram incomodados pelo Ministério Público mesmo depois de aparecerem provas que os incriminavam?
Segunda: Porque razão os dirigentes do Benfica e Sporting nunca tiveram os telefones sob escuta enquanto o do Porto teve-o durante mais de um ano e o mais certo é continuar a ter?

Anónimo disse...

."Ana Maria Salgado, a irmã gémea de Carolina Salgado, acusa o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, de ter viabilizado a edição do livro..."

Esta agora é que é séria, a Carolina também já vestiu esse papel. Conveniências.


."Segundo Ana Maria, Luís Filipe Vieira aparece quando a irmã procurava uma editora para o livro. Após várias tentativas, propôs a publicação à "D. Quixote", mas a empresa terá exigido garantias."

Não havia editoras para um livro que já vai na 14º edição...


."Na entrevista, Ana Maria lança suspeitas sobre um elemento da Polícia Judiciária de Lisboa..."

Esqueceu-se dos elementos do SEF no Porto?...


."Durante a entrevista recusou peremptoriamente a ideia de estar a ser manipulada."

Assim não vale, copiou a resposta pela irmã...

Anónimo disse...

Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
Por exemplo:
- Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
- Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
- Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

Anónimo disse...

Importantes e a não esquecer são as declarações no MP da professora FERNANDA FREITAS.

Anónimo disse...

primeiro um coment singelo ao inteligente ali em cima, o livro vai na 14ª edição, precisamente porque segundo a versão da ana salgado e acho que também da escritora (talvez essa fernanda freitas), o seu conteudo foi alterado, dai ter tido o sucesso que teve, o original talvez fosse bem mais desinteressante, mas adiante, eu só quero dizer que acho que a história da ana salgado é elaborada demais e faz sentido demais para ser mentira, e correndo o risco de ser tendencioso, eu basta-me olhar para a cara da carolina salgado para perceber o jeitinho falso, já quanto á irmã apesar de serem muito parecidas não noto tanto esse ar. Mas enfim, resumindo...eu acho que a tal procuradora, vai fazer tudo o que tiver ao alcance dela para apanhar o pinto da costa, acho que ela não ta nem um pouco interessada na verdade, não sei se tem segundas intenções, se tem segundos interesses, se faz parte de uma conspiração, so sei que o marido dela é o contabilista do vieira, e que ela ker apanhar o pinto da costa a todo o custo (ja agora quem a terá nomeado?), nem que seja pa ficar para a historia, como a mulher que apanhou o maior mafioso da historia de portugal, essa lenda mafiosa construida pelos frustrados do benfica e do scp, que ao invés de reconhecerem os fracassos tentaram criar esse mito do sistema para justificalos, tentando ignorar o facto, de que tem feito figuras tristes tanto em portugal como na europa, e o porto tem ganho trofeus aqui e lá fora, e n m parece mto provavel que o pinto da costa domine a uefa, mas enfim, os fracassados acreditam naquilo que lhes convém, por isso continuam sempre na merda.
Eu que nada sei, so me posso guiar pela logica e dizer, que se o pinto da costa de facto comprou arbirtos para ganhar a equipas como o estrela da amadora, é antes de mafioso, um burro, porque sinceramente não vejo qual a necessidade da equipa campeã europeia precisar correr esse tipo de riscos, para vencer a equipas mais do que acessiveis, de resto também posso dizer de consciencia tranquila, que apesar de todo o lodo que vem sendo dito ao longo de todos estes anos em que o porto é campeão,( com excepção daqueles anos em que o sistema hiberna e os outros são campeões), posso dizer que nunca vi o porto ser beneficiado em relação ás outras equipas, tbm não digo que tenha sido prejudicado, como muitos portistas dizem, mas talvez devesse dizer, até porque realmente vão surgindo casos muito estranhos, de suspensões etc, mas enfim, eu ate gosto que esses casos contra o porto aconteçam, porque a gente tem valor para sermos na mesma campeões, e desmoraliza os que nos acusam de corrupção. È a isto que eu me posso cingir, aquilo que vejo e á logica, e a logica dizme que mais de metade do pais, tem uma vontade louca de ver o pinto da costa fora do futebol, porque so assim esses incompetentes podem sonhar em ganhar alguma coisa, e seguindo esse raciocinio é natural que toda a gente desde a comunicação social a instancias do governo, tenha toda a vontade em ver o pinto da costa preso, e essa vontade acho que se está a manifestar...bem finalizando so espero que mesmo com a maioria do pais a torcer com toda a alma para que o pinto da costa seja condenado, exista dignidade e a verdade acabe triunfante... mas mesmo que a verdade não triunfe estou certo que o porto continuará a triunfar, que não s iludam os orelhudos e as fufas...

Anónimo disse...

."Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”."

Lol, este blog parece um episódio dos Gatos... Continuem!

P.S. Mas ainda ninguém achou estranho tanta informação acerca do PC???
É que tudo o que eu tenho lido e ouvido, não é defenderem-no das acusações, mas sim meter outros ao barulho. É uma técnica, já as vi piores.

Anónimo disse...

Pois é, Carlos Calheiros, quando se põe só uma pessoa sob escuta é natural que haja mais informação sobre essa pessoa do que sobre as que não estiveram sob escuta... É uma técnica, já vi melhores. Mas mesmo com Pinto da Costa como único alvo a abater, o Luís Filipe Vieira e o José Veiga foram apanhados em escutas cruzadas, ou já se esqueceu das "garantias", das "beijocas" e dos "favorzinhos"? Agora imagine a quantidade de informação que nós teríamos se eles também tivessem estado sob escuta...
Não é meter os outros ao barulho, meu caro, é desmontar a trama de que Pinto da Costa está a ser alvo, o que pouco a pouco está e acredito que vai continuar a acontecer. A Ana Carolina copiou a Carolina Salgado? E a escritora do livro, Fernanda Freitas, copiou quem? Se calhar, com a ânsia de apanharem Pinto da Costa e/ou lucrarem às suas custas, foi tudo mal combinado e agora, na hora da partilhar o lucro das múltiplas edições do livro, não se entendem...
Mas tenha calma, que pode ser que quando tudo for devidamente esclarecido, venha a sobrar para os paladinos da verdade que moram no seu clube...

PS- Não acham estranho que o presidente do Benfica, que à mínima suspeita sobre ele, invade jornais e interrompe programas televisivos para tirar tudo a limpo, ou não fosse ele o mais impoluto cidadão português, não tenha comentado as acusações da Ana Carolina? Eu achei muito estranho...

Anónimo disse...

Escama Dragões

Esta cuja parecença é muita com a irmã gémea! é que é a séria a outra que é ou era alternadeira é que é a mentirosa, esta que chantageou a irmã a dar-lhe 500 mil euros porque senão ia-se aliar ao "velho" (entenda-se PC e dito pelo seu marido)é a honesta a outra porque contou a verdade é a mentirosa.
Realmente isto é um nojo e quem tinha razão era o "maluco" do Dias da Cunha quando insistiu até á exaustão quem era e o que era o sistema. Ele aqui continua a estar no seu melhor.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Estás a contar a história ao contrário porque a Carolina é que estava a planear extorquir 500 mil euros ao Pinto da Costa.

PC em entrevista ao Público:

P: O que acha do facto de o realizador João Botelho ir fazer um filme baseado no livro “Eu Carolina”?
PC: Acho normal. É a sequência lógica e faz parte do plano que levou à publicação do livro. Tudo começou quando saí de casa em que vivia [com Carolina Salgado] e quando, depois, recusei ceder às tentativas de chantagem. No dia 14 de Maio de 2006 saiu uma entrevista no Correio da Manhã de um individuo em que ele exibia objectos meus que ainda hoje não reavi e em que falava num plano para me extorquirem 500 mil euros. Estou à vontade porque nem conheço o cavalheiro. Depois, o resto também é conhecido: uma mulher interveio e é uma das protagonistas do filme, o marido filmou e alguém patrocina...

Anónimo disse...

Escama Dragões

O que eu escrevi não tem nada a ver com o suposto filme mas sim com o que foi publicado na imprensa deste fim de semana e que conta a desavença entre as duas irmãs por a Carol não querer dar á irmã 500 mil. Esta é que é a história e não a conversa do desgraçadinho costumeira para os lados da Galiza.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com o suposto filme porque os 500 mil euros faziam parte de uma chantagem que a Carolina ia fazer a PC com o apoio de alguns seguranças de uma discoteca do Porto.
E se saiu na imprensa desta semana o que tu disseste é porque os "santos" que dizem à Carolina o que ela deve dizer precisaram de um mês para copiar o que o Pinto da Costa disse a 18 de junho em entrevista ao Publico e meterem ao jeito deles como também fizeram com o conteúdo do livro.
Podes ler a entrevista em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296955

Anónimo disse...

Pois é, Escama Leões, tudo te mete muito nojo, menos a brava Carolina que, segundo consta, depois de tentar extorquir dinheiro ao Pinto da Costa e lhe "limpar" um apartamento e a conta bancária, contou a verdade todinha! Que jeito te dá essa verdade, não é?

Sabes por que razão ninguém levava o Fífias da Cunha a sério? Porque num dia ele aliava-se ao presidente do SLB para denunciar o sistema, mas no dia seguinte ia almoçar com aquele senhor que foi apanhado nas escutas a escolher árbitros (esqueço-me agora do nome dele...) e saía a dizer que o Benfica andava a ser levado ao colo pelo sistema. Estavas à espera de quê, que o levassem a sério? E não queiras fazer do Sporting o Imaculado Clube de Portugal porque eu lembro-me bem do campeonato ganho à custa de 17 penáltis (deve ser record do Guinnes), muitos deles duvidosos ou inexistentes. Nessa altura, ninguém se queixou do sistema. Deve ter hibernado...

Sabes o que mete nojo? É a vossa hipocrisia...

Anónimo disse...

O que a mim me causa alguma estranheza é o facto de uma mulher com tantos defeitos e que não deve ser levada a sério foi a amada de um homem tão 'nobre', e nessa altura (em que era uma princesa, apesar do passado) era defendida por todos os súbditos desse 'bom' homem que até se davam ao luxo de lhe fazerem guarda pessoal.

Nesses tempos em que esse 'nobre' homem frequentava (frequenta?) casas de reconhecida reputação acabou por, num domingo, conhecer, numa das suas idas à missa, a 'imaculada' donzela. Foi um amor de tal forma arrebatador que a sua presença fazia parte do quotidiano do 'majestoso' estádio do Dragom.

Mas, eis que, essa imaculada donzela foi possuída por um demónio e passou a ser uma puta, mentirosa e oportunista desse 'nobre' e 'bom' homem. De tal forma assim foi que, com a ajuda do Demo, confirmou aquilo que está gravado em milhares de escutas e que é 'obviamente' mentira. Pois essas escutas foram fabricadas para tentar incriminar essa figura 'impoluta' e 'angelical'.

Amén.

Anónimo disse...

As escutas por si só deram origem a arquivamentos, por falta de provas... Aquilo que a Carolina Salgado descodificou/acrescentou, se o que a Ana Salgado disse for verdade (e convém não esquecer que uma boa parte do que ela disse tinha sido já adiantado pela Fernanda Freitas, conforme noticiou o JN), qualquer pessoa podia descodificar/acrescentar. Bastava que para isso fosse devidamente instruída... Vamos ver agora se as duas versões têm o mesmo tratamento por parte do MP e tudo é devidamente investigado e esclarecido, caso contrário, estaremos perante uma vergonhosa e altamente suspeita dualidade de critérios. E para dualidade de critérios, já chegam as escutas, umas investigadas até à exaustão, outras simplesmente esquecidas...

Anónimo disse...

Leiam, leiam como se confirmam escutas...

Anónimo disse...

pah hehe, antes demais parabens realmente vcs parecem andar bem informados (n é ironia), depois um coment á humorada intervençoum ali do calheiros, pra começar ela nunca foi tida como donzela, sempre foi tida como puta, dpois nunca fui com a cara dela, e finalmente tens razão ao criticar, acho que o PC desiludiu bastante ao envolver-se com ela, foi muito ingénuo para um "mafioso". Agora realmente...esta treta toda, é alto filme, nunca pensei que fosse tão longe ao ponto de meter o botelho enfim...so falta contrarem o al pacino pra fazer de pinto da costa enfim...

Eu so quero dizer que eu, sem por eu causa as motivações dela, acho ela está a dizer a verdade, e aos olhos da justiça merece pelo menos tanta credibilidade como a irmã, e isso perturba-me. Também acho estranho, que face ás acusações dela (muito precisas), acerca do investigador da PJ, coisas que sinceramente a mim me convencem, mas enfim, a procuradora, nem sequer investiga, vem logo com a resposta pronta de que é uma falsa acusação, das duas uma, ou ela conhece todos os investigadores da PJ como se fossem seus filhos, ou ela sabe que ela tem razão, acho que só esses 2 factos explicam que ela nem tente investigar se existe corrupção ou não, venha logo 10 min dpois dizer que é mentira e meter um processo.

Enfim no fundo era so isto k keria dizer, de resto seguirei com atenção os proximos episodios desta trama cada vez mais interessante, ja agora um pensamento que me tem ocorrido, que não tem nada a ver com nada, mas ja nem falo dos processos que o vieira tem em tribunal pelo caso mantorras e sei la mais o k, nem plos problemas do veiga com a justiça, 2 homens acima de qualquer suspeita, que não merecem escutas telefonicas, mas que mesmo assim parece que ja foram apanhados sem querer mas enfim, eu tava so aqui a pensar: pk crl o mantorras ainda continua no benfica?? pensando bem é estranho...pk ele não joga....mas tbm não é dispensado nem vendido...sei la é uma coisa estranha que me apeteceu partilhar as tantas alguem me consegue explicar o motivo porque ano apos ano o mantorras apesar de não fazer nada ha uns 4 ou 5 anos, e nem seker é titular de angola, continua intocavel no plantel, parece k so pode haver um motivo mto estranho pra isso...

Anónimo disse...

Se a mulher é bipolar, porque é que a séria e honesta Maria José Morgado a ameaça com uma queixa crime? Não deveria era falar com o Luis Filipe Vieira e interná-la no hospital do Eusébio?
Estas criaturas nem no Bangla Desh eram levadas a sério.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista