A vitória de ontem foi, segundo o jornal O Jogo, "a 120ª dos dragões em 261 jogos em competições da UEFA. Esta valeu o primeiro lugar do grupo, o que acontece pela segunda vez, após 1996/97. É a 12ª participação na LC, o que é recorde, juntamente com o Manchester United.". Até parece fácil. E para clubes como o Manchester, que podem gastar 50 milhões de euros num dia em Portugal, na compra do passe de dois jogadores, pode ser, mas para o FC Porto, (vejam as vergonhosas exibições dos gloriosos clubes da segunda circular) esta presença constante entre os melhores, é quase um milagre. Um milagre que dá muito trabalho. Ainda por cima num país cheio de invejosos que fazem tudo para esconder os nossos feitos, ao contrário do que acontece por esse Mundo fora, onde o FC Porto é elogiado e apontado como um exemplo a seguir por todos.
Agora o que poderá acontecer na fase seguinte? Não sei, mas o primeiro lugar do grupo dá-nos legitimidade para sonhar com altos voos, já que não vamos apanhar pela frente os galácticos, Chelsea, Real Madrid, Milão, Barcelona, Manchester United, Inter e, talvez, Arsenal.
Pelo contrário, o Glasgow Rangers, que ainda tem de receber e no minimo empatar com o Lyon, é o meu preferido. Pelo estilo de futebol que praticam mas também pelo (péssimo) jogo que fizeram em Barcelona, onde não foram massacrados porque os espanhóis não acharam necessário. De qualquer maneira, quem vier será bem-vindo. Só não desejo o Arsenal. Ter de jogar com os ingleses nesta altura seria o pior que nos podia acontecer.
"Seria conveniente evitar grandes equipas, como Liverpool, FCPORTO e Arsenal"
Deco (antes do jogo de ontem) no Magazine da UEFA
2 comentários:
Álvaro, quem nunca te doa a bater nos infiéis!
E podes acrescentar que, além dos dois primeiros lugares, coisa que só o Benfica de Artur Jorge (não é ironia, convém só lembrar) conseguiu em 94-95 uma vez, e 12 participações o FC Porto passou 9 vezes da 1ª fase.
Não somos dos melhores, mas somos melhores do que muitos que se acham melhores...
Alvaro, continuas a ser´o único que não tem medo de Mizés Morgados, Pintos Monteiros e dessa troupe poderosa. Que nunca a voz te doa.
Também sou da tua opinião que a evitar, seriam Arsenal além de Turcos e Gregos. O resto que venham eles. Glasgow Rangers era realmente pêra doce, mas já foram.
Enviar um comentário