Seja bem-vindo. Hoje é

20/02/08

A derrota que faltava

Éra fácil de prever que o FC Porto ia sentir imensas dificuldades em Gelsenkirchen pois a equipa do Schalke é muito forte, tanto na defesa como no ataque. Foi o que ontem aconteceu. Ainda por cima, para além do enorme talento dos jogadores alemães, os "alunos" do professor Jesualdo ainda tiveram de lutar contra um golo madrugador e um estádio cheio de adeptos que nunca se cansam de apoiar a equipa.

Mas a história deste jogo começou uma meia hora antes do apito inicial. Um amigo telefonou-me para me dizer que tinha ouvido na rádio que a equipa ia jogar em 4x3x3.
Porreiro! Respondi-lhe com confiança redobrada num bom resultado.
Mas com João Paulo na direita e Fucile na esquerda, completou.
Merda! Voltei a perder confiança. Vais ver que nos vamos foder pelo lado do João Paulo voltei a responder, desta vez em tom agressivo.

Estava enganado, sofremos pelo outro.

Sendo assim, não posso culpar Jesualdo Ferreira até porque existem muitos bons treinadores que jogam ou já jogaram com centrais na lateral. E alguns até venceram taças europeias como aconteceu com José Mourinho no FC Porto. E se desta vez o jogo correu mal a Fucile, em outras ocasiões correu muito bem com ele a jogar na mesma posição. É futebol. Helton também foi culpado em Liverpool e ontem foi o melhor portista em campo e salvou-nos de uma derrota que podia ser humilhante. No entanto, mesmo depois de uma noite memorável, parece que um conhecido paineleiro (não escrevo o nome porque senão sou obrigado a passar a tarde toda a responder-lhe) não ficou satisfeito e criticou o guarda-redes do FC Porto na RTP. Está no seu direito mas éra bom que as pessoas não se esquecessem que criticar o trabalho dos outros é muito fácil, fazer melhor é que se torna complicado.

De qualquer maneira, se há derrotas que vêm por bem, esta é uma delas. Por duas razões: O FC Porto vai ter de procurar a vitória no jogo do Dragão, com muita paciência porque um golo deles pode ser a nossa morte, mas ao ataque que é como eu gosto. Mas também porque, como sexta-feira Pinto da Costa vai dar uma entrevista ao Jornal da Noite da SIC, talvez possa aproveitar o resultado de ontem para anunciar a renovação com Jesualdo Ferreira. O professor merece e nós também.

5 comentários:

Anónimo disse...

“Sexta-feira Pinto da Costa vai dar uma entrevista ao Jornal da Noite da SIC, talvez possa aproveitar o resultado de ontem para anunciar a renovação com Jesualdo Ferreira”. Ó Álvaro, tu que és bem melhor a escrever e a defender o FCP que MST’s ou “aquele gajo que não queres dizer o nome para o teres de aturar o resto do dia, o que eu acho muito bem, deveria dizer aquilo que pensa no tempo de antena que lhe disponibilizam, semana após semana, no Tal Canal” tás puro??? E acrescentas: “de qualquer maneira, se há derrotas que vêm por bem, esta é uma delas”. Por bem e para bem de quem carago?? Queres um treinador na tua equipa que ganhe (somente) a estes miseráveis da actual liga triste, deste país de merda??? Ele foi corrido de Braga, e em dois anos que está no FCP, e (inédito) o nosso clube teve de pagar por um treinador… valeu a pena?? Lembras-te do plantel do ano paxado?? Anderson, e Pepe… acrescenta Quaresma e outros… e quase perdemos o caneco para meia dúzia de cachopos… lembra-te que “ele” dispensou o Tarik (e outros que “nos” fazem tanta falta)…
Simplesmente, ele não sabe e não é com esta idade que aprende.
Lembro-me, como tu, creio, do plantel que o FCP tinha quando o Agricultor – o tal que de vez em quando ainda lhe metem uma Câmara (de gás, talvez fosse o melhor) à frente, para falar “mal” do noxo clube - “lavrava” nas Antas. Muitos portistas diziam na “altura” que os “treinadores” não ganham jogos, quando ele os perdia. Certo é que, entrou Mourinho para o lugar dexa merda reles e foi o que foi. A “matéria prima (ou seja, bons atletas)” estava lá! Um ano depois ganhámos tudinho e sem espinhas nem apitos.
Agora, este treinador é uma fotocópia do pior que passou pelo clube, já que, o Porto só ganha aos pequenos, pois quando apanha uma equipa “média” perde… e depois, o “gajo” não consegue dar a volta ao texto, ixo é o que me revolta.
Como escreveu o “outro” «Deu a impressão que Jesulado não fazia a mínima ideia do que o esperava. (…) passou a primeira parte a ver jogar (como habitualmente). A mais perigosa ala direita do Schalke levou com Fucile em vez de levar com o central adaptado à lateral - só por si, uma parvoíce. Mas o mais importante para o desfecho da partida foi mesmo a atitude dos jogadores. (…) Helton salvou males maiores, na primeira parte, e Lisandro desperdiçou a melhor oportunidade do Porto, a passe de Quaresma, já na segunda. No fim da partida, e depois de passar a primeira parte a correr atrás do adversário, o Porto arriscou demasiado, expondo a defesa a contra-ataques escusados» …
Não acredito (nem nunca acreditei) em Jesualdo, nem que o FCP paxe esta eliminatória contra o 5º classificado lá do campeonato alemão…

PS: Isto para nós: irresponsabilidade total ao meter a equipa a jogar com 3 defesas nos minutos finais quando perdíamos por 1 (e o 2-0 era o fim da esperança longínqua), (arriscar por arriscar era no início) bem como meter o Fucile na esquerda quando na Madeira foi o melhor em campo… e na direita.

PS2: Com tudo isto, não deixas de ser, quanto a mim, o “Grande D. Afonso Henriques” dos blogs portistas. Apenas não concordo contigo na questão “Jesualdo”, mas todos temos direito à opinião neste país (digo eu, lol, já não sei, não).

Gil Oliveira

Anónimo disse...

JESUALDO é um BOM treinador e tem efectuado um BOM TRABALHO.

Se errou na Alemanha, foi no facto de ter desta vez "CEDIDO" aos TEORICOS PORTISTAS e não ter reforçado o MEIO/CAMPO,como se exige na Europa.

Anónimo disse...

Se "ARRISCA" è Irresponsavel se joga em 4-4-2 è "MEDROSO" !!!......

Deus nos acuda quando PC, faltar...

Anónimo disse...

Alvaro, concordo com quase tudo contigo a respeito do FCP, tal como com o Gil. Mas neste assunto do treinador, não posso concordar contigo.Repara, Jesualdo dispensou, Pitbull, Renteria, Ibson, Postiga, só para citar alguns. Muitos deles até nós dizíamos que eram umas tochas, pois não jogavam ou só entravam aos bochechos como Kaz, Farias, Leandro, Bolati, Stepanov. Inclusivé com Stepanov lavrou-lhe uma sentença de morte quando não o protegeu na altura devida. Julgo que Pinto da Costa continua em pleno com as suas faculdades e pelo menos Ibson e Stepanov, não serão vendidos por tuta e meia como ele os desvalorizou. Está mais que provado que não sabe armar uma equipa para grandes desafios, pois as experiências têm sido mais que muitas e sempre negativas. Julgo que este ano tínhamos novamente uma equipa que poderia chegar muito longe na CL e acho que vai ser um desperdício.

Toupeira disse...

Eu também estou de acordo com o que vocês dizem. Aliás, como sabem também já critiquei o empréstimo de Postiga e Ibson assim como o afastamento de Stepanov. Mas compreendo o Jesualdo porque é dificil o homem agradar a todos num país como Portugal e um clube como o FC Porto em que nós todos, adeptos e sócios, nos consideramos tão bons ou melhores treinadores que ele.

Estão a perceber o que quero dizer? O primeiro anónimo (pessoal porque não se identificam com um nick para facilitarem a vida a quem vos responde?) disse uma frase que tenho de aceitar e por isso dou a mão à palmatória por ser dos que não gostam do 4X4X2. Diz ele que "Se errou na Alemanha, foi no facto de ter desta vez "CEDIDO" aos TEORICOS PORTISTAS e não ter reforçado o MEIO/CAMPO,como se exige na Europa. E isso é bem capaz de ser verdade porque aquela primeira parte foi a pior que vi o Porto fazer esta época. Mesmo em Liverpool e Alvalade mostramos muito mais futebol. Jogamos melhor na segunda, também é verdade, mas terá sido pelo esquema táctico ou porque o adversário tentou defender a vantagem?

Por isso é que disse que não podia criticar o Jesualdo neste jogo. Se o esquema táctico foi o meu preferido e o Farias até entrou de inico como eu desejava, vou criticar o quê? A entrada do João Paulo? Não foi por aí que perdemos o jogo como todos sabemos.

Perdemos porque o adversário está muito forte nesta fase da época e porque não estamos habituados a sentir pressão. Vejam o caso dos lamps...é verdade que uma equipa em que o melhor jogador tem 36 ou 37 anos não se pode comparar ao nosso FC Porto, mas só eliminaram um dos candidatos à descida de divisão na Alemanha porque tiveram uma grande vaca e três golos (com o da Luz) que apareceram sem eles terem feito nada por isso.

Meus amigos, Jesualdo Ferreira prepara-se para vencer o segundo campeonato consecutivo, o terceiro do clube e fica a duas vitórias do Penta e a três de mais um recorde. Será a melhor altura para acabarmos com este ciclo? E que garantias temos em que o seu sucessor vai fazer melhor?

Porque o problema está na escolha de um treinador que faça melhor que Jesualdo Ferreira. Ou seja, que vença com facilidade a Liga portuguesa e vá mais longe na Liga dos Campeões. E isso não é fácil. Aliás, é um pouco como investir na bolsa...Já me aconteceu ter um certo título em carteira e depois de trocar por outro com a esperança de ter mais lucro, arrepender-me dos dois negócios que fiz. ;)

Um abraço a todos

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista