Seja bem-vindo. Hoje é

11/06/08

ABUTRES

  • Diz José Manuel Ribeiro no O Jogo de hoje:

    Não era costume, mas o universo portista tem comportado apelos à demissão do presidente e de alguns administradores com uma regularidade admirável. Falta escolher um nome para o movimento: democratização ou benfiquização?

    Benfiquização, sem dúvida alguma.
    Mas também cobardia já que aqueles que têm apelado à demissão são os mesmos que passaram a última década a contestar mas nunca tiveram coragem para se candidatar a eleições por saberem que, em situações normais, não têm hipóteses de vencer o melhor presidente de todos os tempos do futebol português.

  • ABUTRES
    (O texto debaixo, escrito por Fernando Santos, já tem cerca de quatro anos mas se mudarmos as datas vemos que continua actual)

    ABUTRES

    Pinto da Costa, obviamente, não é eterno. Não tem sequer amarras ao cumprimento do seu mandato previsto até 2007, a não ser as que lhe são ditadas pela consciência. Daí a abrir-se o capítulo da sua sucessão vai a distância da especulação e do oportunismo.

    Pinto da Costa foi reeleito presidente do FC Porto há meia dúzia de meses para um novo mandato cuja duração vai até 2007. Deu-se, aliás, o caso de ninguém, rigorosamente ninguém, ter resolvido marcar posição e apresentar-se ao sufrágio democrático dos sócios a 22 de Maio passado. Estes factos indesmentíveis tornam curioso assistir-se ao modo como há quem assobie para o lado, tentando branquear a legitimidade presidencial de Pinto da Costa acenando com o cenário da sucessão e de putativos candidatos a ela.

    O envolvimento do nome de Pinto da Costa no âmbito da operação "Apito Dourado" - longe, muito longe, de processualmente estar acusado e muito menos condenado em Tribunal - bastou para que já haja quem lhe antecipe o "funeral" e avance com nomes para ocupar a sua cadeira na Direcção portista, como ontem se pôde ler quer no semanário "Expresso" quer na revista Dez do "Record" - nomes depois matraqueados durante todo o dia pela preguicite aguda de quem dirige e faz os noticiários das televisões. A falta de rigor, a sustentação em "fontes anónimas" e concomitantemente a inexistência de uma só declaração de um dos nomes avançados como presidenciáveis seriam motivos suficientes para rir, rir a bandeiras despregadas, não fosse o caso de a falta de rigor e mau gosto não levar à suspeita de que há quem esteja disponível para o típico esquema usado pelos abutres...

    Não se conhece uma única declaração de Pinto da Costa, mesmo depois de ouvido no Tribunal de Gondomar, a admitir o cenário de demissão de funções, mais próximo ou mais longínquo. O seu silêncio voluntário desde fez ontem uma semana, dia em que apresentou a autobiografia "Largos dias têm cem anos", tem aliás sido óptima para baralhar alguns raciocínios oportunistas e permitir que outros, filhos da hipocrisia, se revelem em todo o seu esplendor - para já limitando-se a ficar em bicos-de-pés e contentes com uma certa manobra (des)informativa que lhes alimenta o ego.

    Pinto da Costa, obviamente, não é eterno. Não tem sequer amarras ao cumprimento do seu mandato previsto até 2007, a não ser as que lhe são ditadas pela consciência. Daí a abrir-se o capítulo da sua sucessão vai a distância da especulação e do oportunismo. Sob pena de um dia destes se colocarem cenários para a sucessão de um sujeito em 2014...

    Há que equacionar também, claro, a FC Porto, Futebol, SAD. Mas, pelos vistos, retirando um quadro especulativo de OPA não é expectável, os pressupostos da minha opinião sobre o FC Porto-clube mantêm-se. Basta que o mais preguiçoso dos congeminadores conheça a composição, que é pública, do respectivo capital social.
  • Sem comentários:

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista