Seja bem-vindo. Hoje é

08/08/09

Porque hoje é sábado...Perseguição


Recuso-me a dizer o nome, mas há cerca de uma semana, um jornal mafioso anunciou em primeira página que o FC Porto estava a ser investigado pela não menos mafiosa equipa de Maria José Morgado. Nada de anormal. É a tal perseguição de que já falava Jorge Maia em julho de 2007 no jornal O Jogo. Nós, portistas, estamos habituados a ver os dirigentes do nosso clube serem perseguidos. Já éra assim nos gloriosos tempos do velho ditador, porque seria diferente agora?

"Perseguição"
Crónica de Jorge Maia n´O Jogo

Há algumas coisas que me fazem confusão nesta história da investigação em torno da alegada legalização irregular de jogadores pelo FC Porto e apenas pelo FC Porto. Desde logo, o valor dado às camisolas do clube, considerado o suficiente para corromper os zelosos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Bem sei que o FC Porto não equipa de cor-de-rosa choque e admito que o ordenado de um funcionário do SEF não seja particularmente espectacular, mas daí até aceitar uma camisola dos bicampeões nacionais como contrapartida para favores e ilegalidades vai uma distância que o meu pobre e cansado cerébro tem alguma dificuldade em percorrer. Depois, há o facto do processo se centrar num alegado "facilitismo" nos procedimentos de legalização, mais do que em ilegalidades propriamente ditas. Uma forma de assumir que o relacionamento dos cidadãos com os organismos estatais e com a sua burocracia deve ser complicado e moroso e que qualquer tentativa para o descomplicar e abreviar será vista como um ataque à própria essência do Estado de Direito. Finalmente, causa-me algum espanto que o FC Porto seja o único clube português a precisar de recorrer a esquemas ilegais para proceder à legalização dos estrangeiros que contrata. E que contrata para trabalhar com ordenados bem acima da média nacional - como é público e notório - pagando os respectivos impostos e fazendo os respectivos descontos. Afinal, porque raios precisava o FC Porto de esquemas deste género? Como é que fazem os outros clubes? Cumprem todos os procedimentos legais? Ninguém, nem mesmo um funcionário do SEF quer as camisolas deles? Enfim, muitas perguntas, poucas respostas. Como de costume. O que me leva a concluir que, se este é o típico caso de imigração ilegal que preocupa as autoridades portuguesas, se os imigrantes que são explorados nas empresas de construção civil tem os respectivos processos em ordem, então vivemos num jardim à beira-mar plantado. Ou então o FC Porto está mesmo a ser perseguido. É normal. Os clubes que andam sempre na frente habituam-se a ser perseguidos.


PS- Foi a última vez que escrevi sobre o mafioso da manhã

4 comentários:

Porto1969 disse...

Comigo na escola ,andou 1 figura publica , o "emplastro" Fernando , na Madalena conhecido por Palhilha
O Palhilha e muito engracado , Eu adoro quando Ele diz ,o banfas e MERDA
Agora como diz o Fernando:
O correio da manha e MERDA
E hoje ja escrevi nos Portistas de Bancada
Nos temos 1 poder enorme mal explorado , comecar a boicotar essas MERDAS vermelhas (encarnadas)
Jornais/bancos/blablabla..
Nunca gastei tusto com Bolhas/rascordes/correios a pedrada, e por ai fora

Toupeira disse...

Já agora não estou muito de acordo com Jorge Maia quando ele diz que "0s clubes que andam sempre na frente habituam-se a ser perseguidos". Porque se os dois clubes da segunda circular vencessem tantas vezes como o FC Porto vence não seriam perseguidos. Nunca foram na altura em que a TV éra a preto e branco, também não seriam agora.

Jorge disse...

Oh Álvaro, ainda te preocupas com essa gente? Não vale a pena :)

condor disse...

Começar a época a ganhar é a melhor resposta para esses pasquineiros e para estes comentadeiros que ouço neste momento!
Vá lá consideram o golo do B Alves um bom golo...
Enfim a azia do costume!
Agora o nosso porto está ainda muito titubeante,tem de melhorar muitosenão vamos sofrer um bocadito até ao desiderato final,o penta!

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista