Seja bem-vindo. Hoje é

19/07/12

Comunicado da Direcção do FC Porto


Face à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica, a direcção do FC Porto deliberou tomar as seguintes medidas:

1 – Suspender a sua equipa sénior de basquetebol;

2 – Proceder à liquidação e dissolução da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, S.A.D., iniciando desde já todas as “démarches” para tal desiderato, solicitando a convocatória da competente assembleia-geral para o efeito e transferindo a actividade da modalidade para o Futebol Clube do Porto;

3 – Convidar o treinador Moncho López para dirigir todo o basquetebol do clube;

4 – Utilizar a infraestrutura Dragão Caixa para a competição da sua equipa de juniores;

5 – Reunir as condições necessárias, no mais curto espaço de tempo, no sentido de retomar a actividade da equipa sénior de basquetebol;

6 – Reorganizar o projecto do basquetebol do FC Porto com o objectivo de contribuir para que a selecção nacional volte a ser um espaço privilegiado para os jogadores formados em Portugal.

Porto, 19 de Julho de 2012

A Direcção do Futebol Clube do Porto


Site Oficial do FC Porto

5 comentários:

Fluvial100 disse...

Não entendo. Foi para isto que serviu o dedo do mafioso?

Anónimo disse...

O problema em todo o lado hoje na Europa e particularmente em Portugal ( e então a Norte) é Dinheiro.

Anónimo disse...

Alegando a atual conjuntura federativa, a forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e a situação económica, o FC Porto anunciou ontem a suspensão da equipa sénior de basquetebol.
Através de um comunicado divulgado no seu site, os dragões confirmaram aquilo que há já alguns dias vinha a ser tema de especulações, optando por parar a atividade da sua equipa principal, não a inscrevendo na Federação Portuguesa de Basquetebol para a próxima temporada, sendo que o prazo para o fazer terminou ontem às 18 horas. A Académica, finalista da Taça de Portugal – ganha pelos portistas – será o adversário do Benfica na Supertaça, em Novembro.

Apenas a equipa sénior vai parar, todos os outros escalões se mantêm a trabalhar, tendo Moncho López sido convidado a dirigir a modalidade no clube (ver caixa), que, de resto, conforme diz o comunicado, pretende retomar a atividade da equipa principal no mais curto espaço de tempo.
Durante os últimos dias foram mantidos muitos contactos, várias reuniões foram tidas no sentido de arranjar uma forma de os dragões se manterem em competição. No entanto, sem sucesso. Em cima da mesa, numa reunião que decorreu até tarde durante a noite de anteontem, esteve a dissolução da SAD do basquetebol – o que vai mesmo acontecer, regressando a modalidade ao clube – e a redução do orçamento da secção para números mais próximos daqueles que são praticados no andebol e no hóquei em patins e que rondam os 700 mil euros. Também se discutiu uma mudança de estratégia, com a aposta a passar pela formação, a exemplo do que faz o andebol, que geralmente contrata atletas novos e com margem de progressão, sendo Gilberto Duarte um exemplo perfeito dessa política: chegou ao FC Porto com 15 anos, foi evoluindo e, na época passada, com apenas 21 anos, foi o MVPdocampeonato.

É essa a linha de orientação que o basquetebol pretende seguir. De resto, a manutenção dos escalões de formação vai nesse sentido, tal como o desejo de manter Moncho, por forma a fazer regressar os azuis e brancos à competição sénior no mais curto espaço de tempo.
O JOGO sabe que o técnico ainda não deu resposta ao convite que lhe foi endereçado, mas há fatores que podem pesar na sua decisão, caso da forte ligação que desenvolveu com o clube e que nunca escondeu – antes pelo contrário! –, mas também a esperança de ver os seniores de novo em atividade. No passado, Moncho teve propostas semelhantes de outros clubes, as quais descartou.

As dificuldades orçamentais e o facto de alguns jogadores não terem acedido às propostas de redução dos salários, levaram a esta decisão do FC Porto de suspender a equipa sénior. Os atletas ficam agora livres de negociar com outros


in ojogo.pt

Toupeira disse...

FC Porto/Basquetebol: «Este passo atrás foi para dar dois em frente» - Alberto Babo

O ex-treinador do FC Porto, Alberto Babo, disse que o final do basquetebol profissional no clube poderá representar «um passo atrás, para, mais tarde, dar dois em frente».

O técnico referiu ter acompanhado a evolução da situação «com alguma perplexidade», mas acredita que «se o projeto for gerido com qualidade, poderá ser o mais acertado».

«Com esta desistência, de uma equipa deste nível, perde claramente o basquetebol português. Espero que as pessoas que vão ficar ligadas ao basquetebol portista sejam capazes de seguir a história do clube. E, quando surgir novamente ao nível profissional, surjam com outra alma, outra pujança, com outra vontade de mostrar que efetivamente este passo atrás foi para dar dois em frente», afirmou.

Alberto Babo disse ainda que «o basquetebol nacional está mal de saúde» e aponta o dedo «a todos os intervenientes da modalidade».

«O basquetebol não está nada bem, tem tido grandes recuos em termos de competição. Há equipas a desistir, há equipas a falhar `playoffs´ em pleno campeonato e há seleções a jogar com jogadores que não têm experiencia a nível internacional para ombrear com grandes equipas», referiu.

O treinador foi mais longe: «Aponto o dedo a toda a gente. Desde a federação, aos treinadores, aos diretores, toda a gente envolvida. Há quem goste muito de basquetebol, mas só quem tem paixão pela modalidade é que conseguirá transmitir aquilo que queremos que o basquetebol seja. São essas pessoas que são esquecidas e não são aproveitadas para as coisas que são importantes para o basquetebol».

Alberto Babo esteve, nos últimos três anos, no comando da equipa angolana do Petro de Luanda, conquistado, em 2011, o título nacional.

Diário Digital com Lusa

Toupeira disse...

O basquetebol é que fica abandonado

Aceitar ser segundo, ou menos ainda, por conta da crise obrigava o FC Porto a desmentir 30 anos de filosofia
E pronto, o FC Porto abandonou o campeonato de basquetebol. Abandonou aplica-se melhor à situação do que as formas verbais encerrou ou desistiu, porque nesta história há dois intervenientes, o FC Porto e o basquete, que não passou a "encerrado" nem "desistido", mas ficou, sem qualquer dúvida, abandonado. Em Portugal, há três emblemas agregadores de gente e são imprescindíveis pelo menos dois para tirar qualquer desporto do anonimato e dar-lhe viabilidade. Assim fica só um, a reinar no deserto. Acresce que, durante a época, aconteceu muita coisa, incluindo uma desistência nas meias-finais da prova e, quando há desistências desse calibre, o presidente da Federação deveria dispensar-se de perguntar o que quer o FC Porto dizer quando menciona, em comunicado, "a forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal". Mário Saldanha tem razão em parte, é mau quando se acusa sem concretizar a acusação, mas também é mau que um dirigente se esqueça tão depressa do descalabro que não foi capaz de evitar ou que se ache alheio a esse e outros acontecimentos do género. Quanto à suspensão de atividade decidida pelo FC Porto, e com certeza mal aceite pela maioria dos adeptos, creio que é tanto um problema financeiro como filosófico: por lá, a doutrina obriga que se jogue sempre para ganhar, sem falhas nem tolerâncias; concluindo que não há meios para combater os milhões do Benfica, o que se pedia a Pinto da Costa era um desmentido dos seus trinta anos de presidência.
José Manuel Ribeiro no O Jogo

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista