Seja bem-vindo. Hoje é

04/04/06

Entre os dois metralhas, venha o diabo e escolha

"É justo e é sério que Álvaro Cunhal seja lembrado, por todos, como um político de convicções que arriscou a vida na luta contra o fascismo; mas também como autor de uma obra literária que é um testemunho vivo de um regime e de um país retrógrado que diminuía os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias."
Miguel Coutino - Diário de Notícias Junho 2005

Não, não se enganaram no blog. Estão mesmo no portogal mas às vezes acordo de barriga para o ar e depois fico a pensar como o nosso país ainda é um país retrógrado que continua a diminuir os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias em várias áreas como o ensino, a saúde, a justiça e o desporto e que falta faz um "combatente" como Álvaro Cunhal.

Estive em desacordo com ele em várias matérias como é normal em democracia mas tive sempre a certeza que aquilo que ele dizia éra exactamente aquilo em que ele acreditava e essa certeza nunca mais a tive com nenhum outro politico.

Um dia, Álvaro Cunhal disse mais ou menos isto: "Se houve decisão correcta na minha vida, foi ter entrado, aos 17 anos, no Partido Comunista". Acredito que sim porque eu também costumo dizer que se houve decisão correcta na minha vida foi ter escolhido o FC Porto porque, como diz a canção, "ser Portista é uma bênção que não se pode partilhar" mas a verdade é que é cada vez mais dificil ser adepto do FC Porto.

Ligamos a TV e o que vemos? Os dois grandes de Lisboa a serem levados ao colo. Compramos o jornal e o que vemos? Os dois grandes de Lisboa a serem levados ao colo. Ns jogos da primeira liga o que vemos? Os dois grandes de Lisboa a serem levados ao colo. Quando conhecemos os árbitros que são nomeados, o que vemos? Os dois grandes de Lisboa a serem levados ao colo e não é por acaso que os dois candidatos a arbitrar o jogo de Alvalade são...o João Ratão e o ladrão Bruno Paixão. O que vai acontecer já todos sabemos e só falta sabermos quantos jogadores do Porto vão ser expulsos, quantos penalties a favor do Porto vão ficar por marcar e quantos vão ser marcados a favor do adversário, quantas vezes o treinador do Porto vai poder dizer "Isto é falta" e quantas vezes o treinador do Sporting vai poder entrar em campo e mandar o árbitro para a mãe que o pariu ou quantas capas os Recordistas da mentira vão editar com criticas à arbitragem se o FC Porto vencer porque se o vencedor for o Sporting já sabemos que a arbitragem não vai merecer reparos como aconteceu com a de Belém em que só o árbitro, o árbitro assistente e os jornalistas da segunda circular não viram os penalties contra o Benfica.

"Um país retrógrado que diminuía os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias". Lembram-se? Pois bem...esse país, o tal que Álvaro Cunhal combateu está cada vez mais forte e o pior é que ele já não está cá para o tentar melhorar. Ele que um dia também disse que haveria de morrer comunista. E morreu. "O último dos comunistas", dizem alguns. Assim como eu também tenho a certeza que só poderei morrer portista e embora saiba que não serei o último dos portistas, espero conseguir ver o que Álvaro Cunhal nunca conseguiu, um Portugal onde todos os cidadãos e instituíções, de norte a sul, de leste a oeste, têm os mesmos direitos, liberdades e garantias.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista