Seja bem-vindo. Hoje é

27/04/06

O que deve fazer para combater a azia

Depois de passar por vários fóruns, confesso que fiquei com pena dos muitos benfiquistas que neste momento estão a sofrer de azia e resolvi tentar dar uma ajuda.

Os medicamentos mais indicados, nos casos em que o simples controle de dieta e peso não resolvem, são os antiácidos e remédios específicos que controlam a secreção gástrica.

Uma prática muito comum entre as pessoas que sentem a azia é o uso do bicarbonato de sódio ou uso do leite. O leite, adverte o médico , é alimento e não remédio, pois ao bloquear a acidez do estômago, acaba por induzí-lo a produzir mais ácido. O mesmo acontece com o bicarbonato.

"Leite e bicarbonato no momento que são ingeridos são como se fossem um remédio ideal, porque aliviam a pessoa, só que duas ou três horas depois, a pessoa está com mais azia. São práticas que devem ser evitadas, o ideal é sempre o aconselhamento médico".

Outro ponto importante refere-se à automedicação. Neste caso, ela só deve acontecer no momento inicial, apenas como uma medida inicial, pois a queimação atrás do osso do esterno conhecida como pirose, pode ser um sinal de outros problemas, como os de coração, infarto, infecção de esôfago, etc.

"A automedicação não pode ser encorajada, porque ela pode tirar a possibilidade de tratamento de uma pessoa. O enfartado que tomar antiácido pode estar perdendo preciosos minutos entre a vida e a morte. Uma azia pode-se apresentar como sinal de doença grave e, isto é um dos parâmetros que nos leva a alertar os perigos da automedicação", diz o médico.

O especialista comenta que são raros os casos de pessoas que tem azia que vão precisar de uma cirurgia, mas quanto mais rápido se determinar a necessidade dessa cirurgia para correção da azia ou refluxo, melhor será para essas pessoas.

Elas terão menos riscos e melhor será a sua qualidade de vida, mas para atingir esta definição é necessário uma avaliação precisa de um especialista, além de vários exames adequados.

Finalizando o médico comenta que não existe relação formal entre stress e azia, mas sim sobre sua percepção. O nervosismo e o stress alteram o limiar da pessoa.

Rectifica ainda que a busca do equilíbrio alimentar, mais do que uma dieta, exercícios físicos regulares, evitar uso de bebidas alcoólicas e procurar a orientação de um especialista, são fundamentais para encontrar uma solução para o problema.
Boa saude

Espero que este texto possa servir para ajudar os benfiquistas que passam por aqui e não se esqueçam que a azia tem cura. As melhoras. ;)

2 comentários:

Luis Rocha disse...

Então e a azia que os portistas sentem por estar a 3 pontos do Benfica não te incomoda? Não te desconforta?
E os 35 golos marcados com apenas 7 sofridos contra os 25 marcados e 10 sofridos do Porto também não dão azia?
Agora vamos ver se a azia te deixa ter coragem para publicar este comentário.
Um abraço Benfiquista para ti.
Classificação J V E D GM GS +/- Pts
1 Sp. Braga 12 9 2 1 18 6 12 29

2 Benfica 12 9 2 1 35 7 28 29

3 FC Porto 12 8 2 2 25 10 15 26

Toupeira disse...

Caro Luís Rocha, todos os comentários que não sejam ofensivos são sempre publicados neste blog.

Quanto à azia...por favor, o Benfica está em segundo lugar à custa da APAF como aconteceu no último jogo e já foi eliminado de uma competição (na Luz!) por um Guimarães que acabou de levar quatro do Tetra-Campeão em casa.

Acreditas que isso me tira o sono? Por favor, posso perder o sono se na próxima eliminatória da Liga dos Campeões (sim, essa mesma que o vosso presidente e os jagunços da CD da Liga nos tentaram roubar) tivermos de jogar com equipas que nos podem ser superiores como o Real, Barcelona ou Manchester. Agora o Benfica?! Esse clube nem aos adeptos do Atlético de Madrid mete medo.

Já agora, e porque parece que de repente todos se esqueceram do que aconteceu na época passada, aproveito este comentário para te lembrar que o Benfica foi campeão de inverno. Bem sei que isso não dá títulos mas na altura serviu para os jornais e os adeptos benfiquistas fazerem a festa e deitarem os foguetes. Os mesmos jornais e adeptos que agora tentam apagar o que de bom o Quique fez para realçarem o pouco que o Jesus está a fazer.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista