Seja bem-vindo. Hoje é

19/02/07

Jorge Costa

"Jorge Costa é um dos mais notáveis futebolistas da geração que representou Portugal e o Futebol Clube do Porto na época em que desempenhei os meus dois mandatos como Presidente da República. Nessa qualidade tive ocasião de o conhecer e de privar com ele em diferentes ocasiões e fiquei sempre muito positivamente impressionado pela pessoa determinada, mas serena e afável, estabelecendo um interessante contraste com a imagem de garra, energia e impetuosidade que o Jorge Costa transmite dentro do campo. Será, porventura, a combinação dessas duas facetas da sua personalidade que de alguma forma explica o percurso brilhante da pessoa e do desportista numa carreira tão longa quanto bem sucedida. O Jorge Costa é conhecido de todos como um dos exponentes dessa geração que, designadamente no seu clube, mas também em representação da selecção nacional, tantos êxitos obteve, em Portugal, na Europa e no Mundo".

Quando Jorge Sampaio, na altura Presidente da Républica, escreveu o prefácio do livro de Jorge Costa, para além da justa homenagem que fez ao jogador e ao homem, aproveitou, embora não o diga, para homenagear indirectamente o FC Porto.

Se a memória não me falha, foram oito títulos de campeão nacional, cinco taças, seis supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, um campeonato do Mundo de sub-20. Uma fartura!

Jorge Costa:
«Se sou o que sou, devo-o ao FC Porto e, em especial, ao presidente Pinto da Costa

O que pensam os amigos:

Pinto da Costa:
"O Jorge é um exemplo"


"Acho que é bom alguém como o Jorge Costa, com uma carreira como a que ele tem, quase sempre ao serviço do FC Porto e da selecção nacional, passar o seu testemunho para os mais jovens, de quem deve ser um exemplo."

Vítor Baía:
"Será sempre o nosso capitão"


"Somos companheiros há muitos anos, estivemos juntos, entre aspas, em muitas batalhas. Felizmente, ganhámos muitas dessas batalhas, o que fez com que conquistássemos muitos troféus e conseguíssemos um enorme sucesso, importante para a história do clube.
O nome do Jorge Costa estará sempre na galeria dos notáveis
"

Quaresma

"Jorge Costa é um grande capitão e um grande amigo, que me ajudou muito quando cheguei ao FC Porto e que continua a dar-me bons conselhos. Por isso, ele sabe que tem em mim uma pessoa com quem pode contar para o resto da vida."

Bosingwa

"Quando cheguei ao FC Porto, foi um dos que me ajudaram a integrar-me numa nova equipa, junto de pessoas que não conhecia bem e numa realidade muito diferente da que estava habituado"

Ricardo Costa

"Jorge Costa é uma pessoa com um simbolismo muito grande no FC Porto, mas é, acima de tudo, um grande amigo."

Sonkaya

"Conheço pessoalmente o Jorge há pouco tempo, mas já o conhecia como futebolista. Nos treinos e nos jogos particulares, teve sempre uma palavra para comigo e já me ensinou bastantes coisas."

Diego

"Espero que ele continue a ser feliz"

Lucho González

"Jorge Costa é um símbolo do clube e de Portugal, por quem fez muitas coisas. Estou cá há pouco tempo, mas já aprendi muito com ele"

Pedro Emanuel

"Quando cheguei, o Jorge mostrou-se desde logo uma pessoa especial, de trato fácil, que sabe estar e defender o grupo de trabalho. É lógico que facilmente se tornou num amigo."

Jorge Costa, espero que sejas muito feliz nessas tuas novas funções e...até qualquer dia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pinto da Costa:
"O Jorge é um exemplo"

E que o diga o presidente do Charlton, o único clube que lhe prestou homenagem apesar do pouco tempo que lá passou. O FCPorto e em especial o seu presidente fez-lhe o mesmo que ao Fernando Gomes e a tantos outros atletas. Ignorou-os!

Porque 'recordar é viver', e isso no FCPorto é habito...!

Nuno disse...

No FCP é hábito ignorar os atletas?? Isso é frase típica de quem não sabe o que diz e fala por falar!!

Mais, por mim, agradecia que o Jorge Costa pedisse desculpa aos sócios e adeptos pela forma como resolveu abandonar o "barco"!!

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista