Seja bem-vindo. Hoje é

03/08/07

A propósito de formação

Hoje ao ler um comentário no "O Jogo" a propósito da formação no FCP, resolvi opinar sobre uma questão que já há algum tempo me "intriga".

Por que razão teimam os "analistas" futebolísticos em afirmar que o SCP é que é uma boa escola... "a melhor escola portuguesa", dizem eles!!

Será?? Se a escola é assim tão boa, porque é que os jogadore que por lá passam, têm, invariavelmente de sair de lá para conseguir conquistar alguma coisa?! Que raio de escola é esta que não ensina a ganhar? Que não ensina a ser vencedor?!

Tenho para mim a ideia que os grandes nomes que saíram da escola sportinguista, só se tornaram grandes porque acabaram por se formar em clubes que lhes proporcionaram serem grandes!!

Compare-se agora com o FCP... os jogadores que cá chegam, ou que cá estão, são devidamente formados, e saem de cá vencedores, com espírito vencedor, e com qualidade muito acima da média. Não é por acaso que são requisitadíssimos e pagos a peso-de-ouro!!

Porque razão se passa a ideia que a formação termina nos Juniores?? Os jogadores quando chegam às equipas pricncipais deixam de aprender?? Deixam de evoluir?? A reposta é simples, curta e grossa: NÃO!!

Seria o Deco o jogador que é actualmente se não tem aprendido o muito que aprendeu na equipa principal do FCP?? E o Pepe?? E o Futre?? E o Quaresma??

Pois é, formação de jogadores das camadas jovens até à primeira equipa, até pode ser com eles... formação de jogadores vencedores é connosco!!

E no final o que é que mais importa??

7 comentários:

Anónimo disse...

"Pois é, formação de jogadores das camadas jovens até à primeira equipa, até pode ser com eles..."

De facto na época passada subiram dois ou três juniores à equipa principal do Sporting mas penso que isso deveu-se a meu ver com a falta de poder financeiro para contratar jogadores estrangeiros de qualidade. Já este ano com as contratações que eles fizeram, tenho a impressão que vamos ver menos jovens portugueses na primeira equipa.

Anónimo disse...

Mas digam-me lá um jogador que tenha saído dessa escola maravilhosa que tenha ganho títulos a sério com a excepção do Pesetero? A maior promessa que de lá saíu foi o Rui Santos e passados todos estes anos ainda não é.... jornalista.
Que raio de fotografia é essa na foto do dia, parace um cadáver embalsamado? É a Leonor Pinhão?

Anónimo disse...

Tem cara de travesti...será o barbas disfarçado de procuradora?

Anónimo disse...

Escama Dragões


HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA
querem comparar a estrada da Beira com a beira da estrada.
Quais foram os enormes jogadores que a escola? dos dragões formaram desde os 12 anos?
O verdadeiro cego é efectivamente aquele que não quer ver!

Saudações Leoninas

Nuno disse...

Ó Escama, quem foi o jogador da escola do SCP que alguma vez venceu alguma coisa de importante pelo clube que o formou??

Queres que destile a lista de jogadores formados no FCP que foram vencedores, verdadeiros vencedores, no clube que os formou?

Para não estar aqui a perder muito tempo, ficam uns poucos:

João Pinto, Gomes, Jaime Magalhães, Jorge Costa, Vítor Baía, Ricardo Carvalho...

Enfim, nenhum destes precisou de sair do clube para ser GRANDE!! Porque num verdadeiro GRANDE, os próprios jogadores têm condições de se tornarem grandes... sem necessidade de irem aprender para outro lado!!

(Fiquem com a "preparatória", porque nós temos a "Universidade"!!)

Anónimo disse...

Oliveira, Gabriel, Rodolfo, Zé Beto, João Pinto, Jaime Magalhães, Fernando Couto, Jorge Costa, Rui Barros, Vitor Baía, Domingos, Ricardo Carvalho, Jorge Couto e ainda formamos mais uns poucos como Rui Jorge, Sá Pinto, Barbosa, para ganharem qualquer coisita noutros lados. Chegam?

Anónimo disse...

É isso mesmo, o Barbas.
Bem me parecia que aquela triste figura era famosa por qualquer motivo.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista