Seja bem-vindo. Hoje é

05/10/07

De regresso ao paineleiro Rui Moreira


Em poucos dias, já é a segunda vez que escrevo sobre o Relvado.com, portanto, antes que pensem que estou a tentar fazer publicidade ao fórum, vou avisando que tenho uma boa razão: O Exmo, Sr. Dr. Rui Moreira. Ou se quiseram, um artigo em que ele é acusado, por um adepto sportinguista, de ser o "flop do ano" e de estar "afectado" por aquilo a que o autor ao artigo chama "Clubitis Agudis". já que "Chama a João Moutinho jogador sobrevalorizado com boa imprensa, diz que a sua única real preocupação é o Marítimo e, no último programa, chocou-me ao afirmar, com toda a convicção, que esta equipa do FC Porto chegava e bastava para "consumo interno", quando a época ainda não vai a meio!"

Óra bem. Neste momento, vocês estarão a pensar que este artigo só prova que afinal o representante do FC Porto está no programa para defender o seu clube e eu, triste blogueiro, não tinha razão nenhuma quando o criticava. Não é bem assim. É verdade que Rui Moreira está um pouco diferente, para melhor, digo eu que não sou sportinguista. Também é verdade que, esta semana, meteu no fundo o Benfica por um episódio que eu desconhecia e por isso estou-lhe grato. E continua a ser verdade que por causa dessa pequena diferença, ele, o Exmo. Sr. Dr. Rui Moreira, não tenha tido necessidade de aparecer por aqui para me ofender com os seus comentários.

Será que de repente merece nota positiva? Por tudo o que atrás escrevi, sim. No entanto, e embora ele tenha essa pretenção, ainda não chegou aos calcanhares do Pôncio Monteiro pois falta-lhe coragem para levar as acusações até ao fim. Começa bem mas depois...Foi o caso do tal episódio que eu desconhecia. No intervalo do derby de Lisboa, terá sido apresentado nos écrans do estádio, o genérico do filme de João Botelho, um grande amigo de Vale e Azevedo como Rui Moreira fez questão de dizer. Até aqui tudo normal, o problema é que depois o mesmo Rui Moreira disse que "o Benfica não investe no filme nem tem relações directas com a realização do filme" (se as palavras não foram exactamente estas, foi isto que ele quiz dizer). O Benfica? Se existe uma instituíção que está metida até ao pescoço em tudo o que diz respeito a este filme, essa instituíção é o Sport Lisboa e Benfica e isso devia ter sido dito.

Mais tarde, na leitura dos e-mails, aparece um pedido para Jesualdo se demitir! Incrivel não é? Acreditando que o adepto que o enviou é, como escreveu, adepto do FC Porto, só me apetece repetir Santana Lopes e dizer que: "Acho que o País está doido, com todo o respeito." Porque só um País doido e com adeptos doidos, é que alguém pode ter o descaramento de pedir a demissão de um treinador que vai com cinco pontos de vantagem do segundo classificado, quando estão disputadas apenas seis jornadas. Resposta de Rui Moreira: "Os adeptos não gostaram que Jesualdo tivesse dito que éra quase portista". Para depois avançar com outra teoria: "Está a pagar a factura por ter sido generoso em relação às pessoas que escolhem os jogadores". Pois, estou com vontade de voltar ao Santana Lopes. E o pior de tudo é que antes de atacar a Sad e o treinador, Rui Moreira começa sempre por dizer "segundo alguns adeptos que vêm ter comigo..." E por acaso não existem adeptos que vão ter com ele para o criticar? Então porque nunca fala desses adeptos?

E depois vem sempre a mesma conversa. O Rui Meireles não está bem (no ano passado o alvo éra o Lucho, lembram-se?), o 4x4x2 que Jesualdo gostaria de ter mas não pode por causa do Quaresma...enfim. Para de seguida, e agora vou dar razão ao "relva" sportinguista, chocar toda a gente ao afirmar, com toda a convicção, que esta equipa do FC Porto chega e basta para "consumo interno", quando a época ainda não vai a meio! Mas então onde ficam agora "as pessoas que escolhem os jogadores"? No Topo ou no Fundo? Ou as que esta época escolheram os reforços não são as mesmas que escolheram os jogadores que têm sido titulares? Quanto à Liga dos Campeões, até pode ser que o FC Porto faça uma excelente prova como já aconteceu num passado recente, mas nunca, repito, nunca, poderá ser uma obrigação da Sad, do treinador ou dos jogadores. Estamos entendidos?

Agora o questão dos guarda-redes. Depois de ter estado segurissimo sempre que foi chamado, também não gostei de ver o Nuno (um reforço que nunca é visto como tal) sair da baliza como, aliás, referi num post anterior. No entanto, depois do Helton ter regressado frente ao Boavista, o guarda-redes do FC Porto está escolhido e bem escolhido. É o que tem o nº 1 na camisola e não vale a pena falarmos mais no assunto.

E é assim. Mesmo estando em melhor forma, Rui Moreira continua a dizer algumas frases anedóticas mas que são desculpáveis, pois acredito que ainda demore algum tempo até deixar em casa a velhinha cassete que usou na época passada. Está, no entanto, no bom caminho e a prova é que começa, finalmente, a enervar os adeptos adversários.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista