Seja bem-vindo. Hoje é

11/11/07

Estrela 2-2 FC Porto

  • Não vi o jogo, apenas ouvi o relato na Antena 1. E o que ouvi fez-me ficar nervoso durante uma grande parte do encontro tal éra a confiança (anormal) dos relatadores na vitória do FC Porto. "O FC Porto tem o jogo dominado", "O Estrela a perder por 2-0 continua a defender" ou "Esta vitória já não foge ao Porto", foram frases que ouvi e que me fizeram lembrar um filme já visto na Madeira, num passado não muito recente. E quando, aos 69', Lucho Gonzalez, deu o lugar a Bolatti, tive a certeza que os últimos minutos seriam de sofrimento. Não pela substituíção em si, que é normal e ainda por cima Bolatti é um jogador que dá confiança, mas pela falta que "El Comandante" ia fazer. É que, ao contrário de alguns parvalhões que continuam a dizer que ele tem jogado mal no campeonato português e por isso não faz falta à equipa, para mim é "apenas" o melhor jogador do FC Porto e o melhor do campeonato português. E quando o melhor não pode jogar, a equipa baixa de rendimento. E se a isso somarmos uma boa dose de sorte para a equipa adversária e alguns erros de palmatória de um ou outro jogador do FC Porto, está o caldo entornado. Foi o que aconteceu. Só espero que os adeptos portistas que estão sempre à espera que algo corra mal para criticarem tudo e todos, desta vez tenham um pouco de juízo e pensem que dessa maneira apenas estão a ajudar os nossos inimigos.

  • Por falar em inimigos, nos próximos tempos, vamos ver a imprensa da segunda circular deitar foguetes como se já tivessem sido campeões. Mas também dizer que o FC Porto está em crise e o campeonato relançado. Nem uma coisa, nem outra. Continuamos primeiros com uma vantagem confortável sobre o segundo classificado, e todos, mesmo todos os clubes, gostariam de estar na nossa situação. Se isto é crise, existem quinze equipas com uma crise mais grave que a nossa.

  • O FC Porto, sempre o FC Porto.

    Enquanto por cá, os mafiosos tentam branquear o mau trabalho dos dois clubes da segunda circular ao trocarem as cores dos apitos, na Europa e no Mundo, o FC Porto continua a ser um exemplo para todos. E as frases admirativas, por gente que percebe mais de futebol a dormir que os recordistas da mentira portuguesa acordados, sucedem-se e são cada vez mais frequentes como já tinha escrito neste post.

    No entanto, depois disso, o presidente do Sion (clube que está a atravessar uma fase menos boa embora ontem tenha goleado em casa o lanterna vermelha do campeonato), disse em entrevista a um jornal suiço, que vai seguir o exemplo do FC Porto. Que, segundo Christian Constantin, passará por comprar bom e barato, não mudar de equipa todos os anos, e, principalmente, apostar mais nas camadas jovens nem que para isso tenha de fazer rodar os melhores jogadores em outros clubes.

    E até os franceses, sempre fanáticos no apoio que dão às suas equipas e selecções, fartaram-se de elogiar o FC Porto nos dois jogos com o Marselha.

  • Presidente do Estugarda diz que F.C. Porto é um exemplo para os clubes alemães

    E os elogios continuam. Desta vez, Erwin Staudt afirmou que "o F.C. Porto deve ser um exemplo para os clubes alemães envolvidos na Liga dos Campeões" Porque, para o presidente do actual campeão da Alemanha, "O F.C. Porto tem sucesso na Europa, mas para o conseguir abriu os horizontes, formou talentos e vendeu-os bem. É uma boa forma de trabalhar" Pois, diga isso a alguns adeptos portistas e á maioria dos fundamentalistas da segunda circular...Concluindo que "no mundo dos negócios, é muito normal olhar para o que os outros fazem bem e aprender com eles. No futebol, porém, fazer isso parece um sinal de fraqueza. Não é. É um sinal de força". Claro que sim.
  • 14 comentários:

    Anónimo disse...

    "formou talentos e vendeu-os bem."

    Formou-os???

    Os únicos que tem formado são estes:

    “Não sou indisciplinado, nem conflituoso. Gosto do ambiente e do grupo de trabalho, dou-me bem com todos” ... “Não gosto de confusões, mas às vezes as pessoas provocam para as arranjar.” Zequinha.

    Os outros são revendas...

    Nuno Silva disse...

    meu caro amigo... a culpa é dos erros individuais.... diz o nosso treinador... ele deveria ser mais duro é com ele próprio porque transmite a ideia de facilitismo aos jogadores...

    Para mais é só ver o meu comentário no meu blog:

    http://remateabaliza.blogspot.com

    Nuno disse...

    Ó Calheiros bem se vê a tua cultura futebolística... é a cultura do garrafão de tinto do taxista, do comedor de relva e do sete-bocas.

    O Zequinha, é jogador do FCP, mas foi formado no Vitoria de Setubal.

    Anónimo disse...

    A formação não acaba nas camadas jovens... Há jogadores que chegam na casa dos 20, sem ninguém os conhecer, e depois saem para o Chelsea, Real Madrid, Barcelona, Manchester United... O Benfica para vencer um jogador, vê-se e deseja-se. Só o Atlético de Madrid lhes pega ... O Sporting, vende 1 ou 2 por década, e depois fica a secar (e a penar), como aliás já se nota: 8 estrangeiros da melhor escola de formação do país...

    Eu sei que as palavras de elogio que vêm de fora de Portugal incomodam os invejosos. Estão hatituados a loas de jornais que só pensam em vender e depois estranham. Paciência.

    Anónimo disse...

    É verdade Álvaro. Mas todo esse trabalho de formação é inutil, quando se tem a dirigir a equipa principal um incompetente daquela natureza.
    Como é que é possível que uma equipa absolutamente inifensiva como o Estrela da Amadora, provoque aquele recuo dos jogadores do FCP? Como é possível que um meio campo que tem Paulo Assunção,hoje por hoje um dos maiores médios defensivos da Europa, não consiga fazer dois passes certos consecutivos e os colegas de sector se encostem aos centrais para estorvarem.
    Como é possível a táctica do Porto ser charutões dos centrais para a frente e Quaresma e Lisandro que se desenrasquem.
    Jesualdo deveria ter vergonha na cara.

    Anónimo disse...

    Vamos ter calma, meus amigos. Temos os melhores jogadores, um grande treinador e bons adeptos. Não é caso para perder a cabeça. Claro que ninguém esperava o 2-2. Ninguém nem os próprios jogadores, que foram displicentes no último quarto de hora. Antes do 1º golo do Estrela já tínhamos sofrido uma bola na trave. Lembram-se? No Nacional, há dois anos, aconteceu a mesma coisa e fomos campeões. O Lucho faz sempre falta e faz poucas faltas. O contrário do Bolati, que teve dificuldades em preencher o lado direito do meio-campo. Ele sente-se melhor no meio. Enfim, vamos ter calma e CONFIANÇA. Allez. Porto.

    Soldado Azul

    Anónimo disse...

    Soldado, também acho que temos de longe os melhores jogadores, o melhor Presidente e a melhor direcção. E isso é que me intriga. Como é que temos um treinador daqueles e... na equipa principal. Porque não trocá-lo com o responsavel das camadas jovens, que já provou que é muito melhor do que ele em Penafiel e na Sanjoanense?

    Anónimo disse...

    Tenho ouvido tantos elogios ao Sporting, ao seu treinador que é o novo Mourinho, aos jovens Djalós, Moutinhos e Velosos, que até me fazem rir. Não quererão lá mais um jovem que Scolari aprecia, Raul Meireles, por troca com o único jogador do Sporting que entrava de caras no Porto, que é o Romagnoli. Isto se Jesualdo não fosse o treinador, claro.

    Anónimo disse...

    Caro anónimo, se usasse um pseudónimo seria mais fácil comunicar.
    Mas vamos ao que interessa. Penso que se refer ao Luís Castro.Tenha paciência, estamos a falar de futebol de altíssima competição, com todo o respeito pelo Penafiel, Sanjoanense e pelo Luís Castro. O Jesualdo é um bom treinador, com alguns defeitos, como todos nós. Não tem, de facto uma personalidade cativante, mas o mais importante é que tenha ideias claras sobre o jogo, a formatação das equipas e não se ponha a inventar. É sério, competente qb e tem conseguido bons resultados. O meu receio é outro: é que a necessidade de emendar o resultado da Amadora o leve a cometer injustiças dentro do plantel. Os elos mais fracos podem quebrar, mas às vezes são os mais importantes para manter a coesão do grupo. Abraço.

    Soldado Azul

    Toupeira disse...

    Só hoje vi o resumo e não há duvida que perdemos por nossa culpa. Aquela defesa foi muito infantil...Mas errar é humano e quem nunca errou que atire a primeira pedra, porque eu não o vou fazer, já que tenho a certeza que estes jogadores e este treinador vão continuar a vencer no futuro, tal como já venceram no passado.

    Porto1969 disse...

    Alvaro tenta ouvir o relato na Gaiafm.1 gajo nao deve dizer mal mas f..... chamar uns nomes baixinho ao Jesualdo ainda sera permitido,atao ao Stepanov daqueles mesmo feios,que infantilidade.Venha os proximos e o Jesualdo que faca para eu o enaltecer e nao lhe chamar nomes feios.Nao posso fazer nada sou Portista,quero ver o nosso Porto a arrasar tudo e todos.

    Anónimo disse...

    O FCP, controlou e bem o desafio 85% do tempo e no periodo que não controlou bem ,o jogo estava completamente GANHO.
    Simplesmente dois "FRANGOS" nos ultimos minutos do Helton e do Stepanov, foram fatais.

    A equipa BATEU-SE BEM e não teve culpa daquelas FALHAS INDIVIDUAIS. Não concordo com os que falam em falta de humildade etc.
    Mas já concordo com os que RECLAMAM a titularidade para Pedro Emanuel,pois STEPA, tem valor mas ainda è um pouco INOCENTE.

    Anónimo disse...

    O FCP, controlou e bem o desafio 85% do tempo e no periodo que não controlou bem ,o jogo estava completamente GANHO.
    Simplesmente dois "FRANGOS" nos ultimos minutos do Helton e do Stepanov, foram fatais.

    A equipa BATEU-SE BEM e não teve culpa daquelas FALHAS INDIVIDUAIS. Não concordo com os que falam em falta de humildade etc.
    Mas já concordo com os que RECLAMAM a titularidade para Pedro Emanuel,pois STEPA, tem valor mas ainda è um pouco INOCENTE.

    Anónimo disse...

    Companheiro Soldado. Era mesmo do Luis Castro que estava a falar. Eu não comungo da sua opinião que Jesualdo seja um bom treinador e que tenha as qualidades que refere.
    Tenho para mim que todos os treinadores são sérios, pelo menos deveriam sê-lo. Pelo que conheço de Luis Castro não vejo que seja menos estudioso que Jesualdo, menos inteligente ou menos sagaz.Além do mais e como muito bem refere, um treinador, deverá ser um lider e puganar pela coesão do grupo, o que não me parece que Jesualdo ao sacudir as responsabilidades para cima dos jogadores, o esteja a ser. E não é com processos disciplinares ou métodos de outros tempos que as reacções como as de Bosingwa acabarão. É conquistando o respeito dos atletas que acho que é aquilo que Jesualdo não tem e não me parece que alguma vez o consiga com as suas atitudes.
    Um abraço

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista