Seja bem-vindo. Hoje é

20/11/07

Querem assobiar? Virem-se para o brasileiro.

Em Leiria, não devem gostar de futebol, porque se gostassem, a União local não teria nos seus jogos caseiros, cerca de 1000 adeptos em média, uma ninharia para um concelho com mais de cem mil habitantes. E embora os jogadores de Scolari tenham tido direito a casa quase cheia, será que os adeptos que se deslocaram ao estádio ficaram satisfeitos com o jogo? E os jogadores, ficaram satisfeitos com os adeptos? Como todos sabemos, ambas as respostas são negativas, o que nos leva à terceira pergunta: De quem foi a culpa?

Por motivos profissionais, apenas pude acompanhar o jogo a partir dos vinte e poucos minutos, e por isso não sei se, pelo que tinha feito antes a equipa de Scolari estava a merecer os assobios que já se ouviam. Acreditando que sim, que a má exibição inicial fez com que os adeptos tivessem perdido a calma, está na hora da quarta pergunta: O que é que a equipa ganhou com os assobios? Rigorosamente, nada. Como, aliás, seria de esperar, já que não é por um jogador receber um coro de assobios que vai jogar melhor, mas como disse o Cristiano Ronaldo, este é um problema tipicamente português. Até porque se a equipa foi assobiada, o seleccionador viu o jogo na maior das calmas como se aquilo não fosse nada com ele. E no fim ainda foi aplaudido pelos adeptos. Incrivel!

Falta um ponto para a qualificação e um jogo que, azar do caralho, será na Invicta, no estádio do FC Porto. Uma cidade e um clube que Scolari atacou desde o primeiro dia em que chegou a Portugal e que agora se prepara para o receber de braços abertos. Será?

"Sou provavelmente protagonista de um dos maiores enigmas do futebol português. (...) Infelizmente, nunca nenhum responsável me deu qualquer justificação para o meu afastamento, nem publicamente nem em privado. Na minha opinião é uma tremenda injustiça. Pelo meu presente, e não estou a invocar o meu passado na Selecção, merecia estar, pelo menos, no grupo do que lutam pela baliza de Portugal".

Em 2004, Vítor Baía foi Campeão Europeu e eleito o melhor guarda-redes da Europa pela Uefa. Não do FC Porto, nem de Portugal, mas da Europa. Um gigante das balizas que qualquer seleccionador honesto nunca meteria numa prateleira. Scolari meteu e nunca mais de lá o tirou. Mais, para além de não ter dado nenhuma explicação, o brasileiro deixou que a imprensa recordista da mentira inventasse mil e uma desculpas, sempre em prejuízo do atleta do FC Porto. Então aquela chamada do Bruno Vale...



Os problemas no balneário estavam na moda e éram anunciados com regularidade. Outro azar, cada abraço que os jogadores davam ao Baía depois de cada golo, éra acima de tudo, uma bofetada em Scolari e nos recordistas da mentira. Aliás, o que essa imprensa nunca disse nem escreveu, é que o problema estava à vista de todos: O facto de pertencer ao FC Porto. Quaresma que o diga.

"O Porto fica muito longe de Lisboa" ou "É de Lisboa. Graças a Deus!", foram duas de muitas frases que Scolari usou para atacar a cidade e as suas gentes.

Como comecei por escrever neste post, estou 100% contra os assobios à equipa por ter a certeza que a vão prejudicar e o jogo de amanhã não é para brincadeiras, mas o mesmo não penso, nem podia pensar, em relação a Scolari. O brasileiro merece ser chamado à atenção por tudo o que fez e disse no passado, e se no Dragão sentisse o que os jogadores sentiram em Leiria, um enorme coro de assobios, sempre que desse um passo, penso que seria o castigo ideal no local ideal. Têm a palavra (neste caso, o apito) os adeptos.

Fernando Santos Neves, reitor da Universidade Lusófona e criador da primeira licenciatura de Ciência Política:
"(A respeito de Scolari) apetece perguntar como Cícero a Catalina: "Até quando continuarás a abusar da nossa paciência?""

5 comentários:

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo.

portodocrime

FCP sempre.

mega disse...

'amanhã estarei no dragão a assistir ao jogo. se geralmente sou contra os assobios à equipa após o 1º passe falhado, convenhamos que no caso da selecção, não se trata dum passe falhado, trata-se dum seleccionador falhado, dum táctica falhada e de pelo menos os últimos 5 jogos completamente falhados.. porque apesar de termos ganho os últimos 2, ninguém me foda, jogamos mal, arrisco a dizer que o meu oliveira do douro tinha feito melhor figura..

a reacção do ronaldo aos assobios foi despropositada!! os adeptos são quem mais tem o direito de criticar e assobiar a selecção, porque não se sentem bem representados e se em inglaterra ele nunca foi assobiado por jogar mal, então o melhor mesmo é pedir à FPF para que os jogos da selecção comecem a ser lá, porque se amanhã jogar como jogou em leiria, pode ter a certeza que serei dos primeiros a assobiar..

mas com a confiança de sempre.. força Portugal!!!'

Anónimo disse...

Como não sei assobiar comprei um apito encarnado.

Anónimo disse...

Assobiar é normal num jogo de futebol. É uma espécie de direito à indignação dos adeptos, que se tem de respeitar,independentemente do sentido de justiça subjacente. Eu não gosto, como também não gosto de Scolari ou de salada de atum. Os jogadores da selecção têm de conviver com os assobios, da mesma forma como muitos de nós também temos de conviver com Scolari - um dos poucos seleccionadores que perdeu um campeonato da europa em casa. Já agora explico porque não gosto de Scolari. O homem tem tudo o que um treinador moderno não pode ter: arrogância nos gestos e atitudes, incapacidade de diálogo, ausência de poder de encaixe, intolerância e muita dificuldade em explicar as suas opções de uma forma clara e frontal.Quando pressionado, refugia-se nas tábuas e investe em frases de um português aproximativo contra tudo o que lhe desagrada. O problema é que na Europa já não estamos habituados a este tipo de criaturas.
Quanto à selecção, pois que ganhe, é o meu desejo, o que se tem revelado muito dificil sem o Deco. Oxalá Ricardo não se perturbe por jogar no Dragão: de contrário, pode ser catastrófico.

Soldado Azul

Toupeira disse...

Compreendo que o pessoal não tenha muita vontade de aplaudir esta selecção porque eu também nunca tive, muito por culpa do brasileiro e do empregado dele, um tal de Gilberto Madaíl.

O problema é que chegamos a uma fase em que aqueles jogadores (por muitos defeitos que possam ter, precisam do apoio de todos nós e não é com assobiadelas que o vão ter.

Por isso, peço mais uma vez, assobiem o brasileiro, mandem-no para o caralho, mas façam um esforço e tentem aplaudir os jogadores mesmo que eles estejam a jogar a mesma merda dos últimos cinco jogos. Quem sabe se os aplausos não os fazem ser mais profissionais e mais portugueses? ;)

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista