Seja bem-vindo. Hoje é

12/08/08

Assim gosto menos

Poucas horas depois da cerimónia de abertura dos jogos olimpicos, escrevi um post onde aconselhei todos os que não conseguiram assistir ao programa em directo a verem o mais rapido possivel em diferido. Não costumo dar conselhos mas como ainda estava "drogado" com aquele espactáculo maravilhoso lá escrevi o post na melhor das intenções.

"O governo e o povo chinês cumpriram todos os compromissos feitos com a comunidade internacional e não pouparam esforços para fazer destes os Jogos Olímpicos do ambiente, alta tecnologia e das pessoas".
Liu Qi, presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, no dia da inauguração

Só que hoje sinto que fui, fomos todos, um pouco enganados. É verdade que, embora Pequim continue coberta por uma intensa nuvem de poluição, uns dias mais visivel, outros menos, posso concordar que estes sejam os jogos do ambiente.

Também estou de acordo com o senhor Liu Qi quando ele diz que são os jogos da alta tecnologia. Aliás, neste ponto, ainda mais do que no primeiro dia por duas razões: Por saber que aquela viagem aérea, pelo centro de Pequim, que eu pensava ser feita de helicóptero, e os vários fogos de artificio que se seguiram, afinal nunca aconteceram tendo sido tudo realizado por computador, mas também porque todos os recordes mundiais que aconteceram nas provas de natação têm a ver com anos de estudo que fizeram da piscina olimpica de Pequim a mais rápida do mundo.

Vamos às pessoas. Há uns anos atrás a China éra um país totalitário, depois abriu-se ao mundo e tornou-se mais humano mesmo para quem sabe que ainda existem imensos casos de perseguições. Os que calam consentem e por isso são considerados bons patriótas, já os que lutam contra o sistema têm a vida complicada, um pouco como acontece na nossa (in)justiça portuguesa à moda de Maria José Morgado e Pinto Monteiro.

Não tem muito a ver com o assunto mas parece que a menina que encantou o mundo com a sua voz de sereia afinal não...cantou. Éra play-back e a voz éra de outra menina que não teve direito a apresentar-se em frente às câmaras por não ser suficientemente bonita para representar a China. "Queríamos passar uma imagem perfeita e pensamos no que seria melhor para a nação" explicou Chen Quigang, director musical da cerimónia de abertura das Olimpíadas de Pequim.

Lin Miaoke, de nove anos, à direita da imagem, está a ser tratada como uma estrela mas a dona da voz é Yang Peiyi, 7 anos, e uns dentes que ainda precisam de ser trabalhados. "Era uma questão de interesse nacional. A criança que apareceria diante da câmeras tinha que ser expressiva. Lin Miaoke é excelente para tudo isso. Porém, no que diz respeito à voz, Yang Peiyi é perfeita". Pois, mas assim gosto menos.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista