Seja bem-vindo. Hoje é

27/10/08

É só culpados.

A Sad, Jesualdo Ferreira, reforços, comissionistas, agora até o adjunto! Os únicos que não têm culpa nenhuma são os adeptos que vão ao estádio assobiar a equipa que deviam aplaudir!

Pelo menos é o que eles dizem. Só que hoje passei a tarde a fazer umas pesquizas e vi este filme várias vezes, em épocas diferentes, em blogues portistas mas também em fóruns e jornais.

A Sad éra culpada antes das conquistas europeias, lembram-se? Posso apresentar aqui material que encontrei hoje. Depois mereceu aplausos. Agora já dizem que tudo correu bem porque Mourinho fez o serviço todo. É o melhor treinador português sem duvida. Mas esses adeptos esquecem-se de dizer que, antes do FC Porto, Mourinho nunca tinha ganho nada. O clube sim! E que depois de Gelsenkirchen, mesmo tendo gasto várias centenas de milhões de euros em compras de jogadores nunca mais venceu uma prova europeia. Aliás, foi depois dele deixar o Chelsea que o clube chegou à final da Liga dos Campeões. Então em que ficamos? Vencemos porque tinhamos Mourinho ou foi o actual treinador do Inter que venceu porque tinha a experiência e profissionalismo da Sad do FC Porto e do seu presidente?

Jesualdo Ferreira também foi culpado nas duas últimas épocas em que foi campeão. Não vale um caralho mas foi Bi-campeão. E sem a ajuda da Sad que também é uma merda. Enfim.

Os reforços, culpados todas as épocas na última década. No entanto muitos deles estão a jogar nos mais ricos clubes da Europa. Será por terem valor ou porque a Sad sabe ganhar milhões com o que não presta? Decidam-se.

Aconteceram erros de casting nos últimos anos? Claro que sim, qual o clube que não os tem? Aliás, sempre foi assim desde que vejo futebol. Mas o FC Porto é conhecido no estrangeiro por ser um exemplo nas contratações de jogadores e Pinto da Costa o melhor dirigente europeu a negociar jogadores.

É verdade, a partir de agora os adjuntos são culpados. Ou então não.

Já não aparecia no fórum da jardineira há imenso tempo. Hoje estive lá e vi que alguém fez esta pergunta: "Será que era Carlos Azenha quem segurava o Professor?"

Será para rir? Primeiro dizem que o professor tem feito merda desde que está no clube e depois perguntam se éra o adjunto que o segurava? Decidam-se porra!
Admiro o Carlos Azenha e vejo nele imensas qualidades mas só um fundamentalista pode acreditar que ele teve bastante influência nos dois campeonatos que Jesualdo venceu e, por exemplo, não teve nenhuma quando o FC Porto perdeu para a Taça de Oeiras, Supertaça ou Liga dos Campeões.

Faltam os comissionistas. Quando os outros clubes não vencem, a culpa é dos árbitros e de Pinto da Costa que compra toda a gente mas quando se trata do Porto até os comissionistas são falados. Então nos outros clubes, sejam eles portugueses ou estrangeiros, não existem? Que mal é que isso tem? Depois admirem-se que as finanças do nosso clube sejam investigadas durante anos! Se vocês passam a vida a criticar os comissionistas como se fossem bandidos que andam a roubar o clube, estavam à espera de quê? Como diria um amigo meu, se Pinto da Costa tem de viver com estes portistas para que precisa de Luís Filipe Vieira e Maria José Morgado?

11 comentários:

Zé Luís disse...

Na mouche, Álvaro!

p.s. - qual é o forum da jardineira?

Toupeira disse...

O Relvado.com ;)

Anónimo disse...

Tudo bem. Na hora da derrota todos exageram. Mas, a verdade, é que existem erros que, penso eu, têm responsáveis, ou estes só servem para serem louvados na hora das vitórias?
Só dois:

1º - Rodriguez não vale sete milhões.

2ª - Hulk não vale cinco por metade do passe.

A gente finge que não vê, mas vê. O paulo Assunção queria ganhar tanto como o Bollati. Não lhe deram, foi-se embora. O Pelé foi avaliado em seis milhões.Eh, alguém deve explicar. Penso eu de que.

Toupeira disse...

Anónimo, quem define o preço de um jogador é o mercado e não os adeptos.

O Pepe quando chegou ao FC Porto valia a quantia que o clube deu por ele? Claro que sim. Valia mesmo muito mais como se veio a provar mas todos estamos recordados que, na altura, a maioria dos adeptos queria que a Sad o enviasse de volta para a Madeira. E o Pepe é apenas um de muitos exemplos.

Nós, adeptos, gostamos de nos armar em mais inteligentes e conhecedores do que as pessoas que estão à frente da Sad mas será que somos?

E, por favor, parem de falar no Paulo Assunção como se ele tivesse sido prejudicado pela Sad do FC Porto porque o que aconteceu foi precisamente o contrário. Esse senhor tinha um contrato que não cumpriu! Talvez um dia venha a pagar por isso como aconteceu com o Adriaanse.
Para além disso o que ele foi ganhar no Atlético não se compara com o que o Bollati ganha nem sequer com o que o FC Porto lhe podia pagar.

Toupeira disse...

Já agora, vamos imaginar que o Lisandro acabou de chegar ao FC Porto. Será que os adeptos estão contentes com a sua contratação? Não estão pois não? Ainda não fez nada de jeito esta época e por isso foi mais um erro dos senhores da Sad.

Isto é a nossa imaginação a funcionar porque a realidade é bem diferente e diz-nos que o argentino é um jogador útil que luta imenso e marca muitos golos.
Com o Rodriguez e o Hulk passa-se exactamente o mesmo. Neste momento talvez não estejam a render muito mas tenho a certeza que daqui a umas semanas vão mostrar o que valem e fazer com que muitos adeptos sintam que afinal foram injustos quando os acusaram de não terem valor para jogar no FC Porto. Quanto ao Pelé não conheço bem mas trabalho com vários italianos que me dizem maravilhas dele. Aliás, o facto de ter sido titular no Inter da época passada deve querer dizer alguma coisa.

Toupeira disse...

Mais um exemplo: Luís Aguiar.

Quando estava no FC Porto, fui dos poucos que vi nele bastantes qualidades, a maioria preferiu culpar a Sad por mais uma contratação errada que só serviu para alguns ganharem comissões. Basta lermos os postes dos blogs e os comentários que se fizeram sobre o jogador.
Mas agora que ele está no Braga são os criticos do passado que já dizem que devia ter ficado no clube. Enfim, Sad sofre!

Anónimo disse...

concordo em tudo o que o Alvaro disse, até que enfim leio o que penso á muito muito tempo, os nossos adeptos não estão a saber dar o valor a quem realmente o tem...
Amorim

INTROITO disse...

Bom post, o do Alvaro.
Há gente que é como o lavrador: "Quer chuva no nabal e sol na eira!..." e já que estamos em lavoura: "querem que tudo pegue de estaca!"
Por que razão é que tudo e sempre há-de correr como nós queremos (eu também quero que o PORTO ganhe sempre...)e da maneira que cada um imagina? Na verdade os nossos adversários (não digo os inimigos...)não têm, porventura, as mesmas ambições e não estão "em jogo" como nós? A aleatoriedade do jogo não conta? Será de bom tom, haver uma coisa que corra menos bem a qualquer um de nós e haver um (ou uns milhares) qualquer "badameco" que nos critica destrutivamente naquele momento, sem que a nossa reacção seja de ficar(ainda mais) na "fossa"?.
Acho que o Prof.J.Ferreira foi infeliz ao dizer que tamnbém assobiava. Se no final do jogo se vir que a atitude não foi boa por parte dos intervenientes, então sim, há que lhes fazer ver que o dinheiro que pagamos não foi bem empregue (afinal no Teatro também se "pateia"..., mas tudo tem regras.
M.Teixeira

INTROITO disse...

Bom post o do Alvaro. Penso que a clarividência deve ser mantida nestas alturas.
Há "gente" que se rege como o lavrador: "quer chuva no nabal e sol na eira!..." durante todo o tempo. Já que falo em "lavoura", não posso deixar de pensar que para muitos, tudo tem "de pegar de estaca..." não sendo, portanto, preciso lavrar, arrasar, semear... para depois colher...
Isto vem a propósito de sempre que há resultados menos bons (ou maus, nestes últimos dois casos)desenterram-se cadáveres para "tentar ver onde está a peçonha...". Nunca se consegue, porque estamos sempre na "pescadinha de rabo na boca". Não sendo tão velho quanto isso, mas tão novo, assim, que não me lembre, que sempre estes "assobiadores" vão descarregar as suas frustrações para o estádio. Aqui o Treinador esteve muito mal, quanto a mim, por ter dito que faria o mesmo, o que vem totalmente à revelia do que se deve fazer. Então quantos de nós, nos nossos afazeres quando cometem erros gostam que, em cima do acontecimento os invectivem, lhes chamem "burros", lerdos, malandros, etc,etc?
É bom que se critique, no final do jogo se se verificar que a atitude foi de madrassos, molengões, ou outros epítetos tais, porque quem paga gosta de ver bom espectáculo (embora para o adepto o ganhar é quase sempre o essencial...)mas durante o jogo há que pressionar no sentido da chamada de atenção, mas para isso está lá o Treinador...
Por outro lado há que considerar, hoje cada vez mais, o valor do adversário e a aleatoriedade do jogo enquanto tal (embora sempre custe ver a nossa equipa perder...), pois que o treinamento de todas as equipas da Liga não varia muito e somente as "personalidades" podem modificar o rumo dos acontecimentos e nem sempre que "o mar, que é mar, dá peixe...".
Já vai longo este post e de uma outra vez mais comentarei.
Cumprimentos e VIVA O F.C.P.
M.Teixeira

Anónimo disse...

Meu caro Álvaro,

Como certamente és capaz de compreender, não estou de acordo com o teu post.
Para mim, e já o digo há muito tempo, Jesualdo Ferreira é um treinador banalíssimo, que até chega para ganhar campeonatos no Poro (porque qualquer um se arrisca a tal no Porto), mas que não serve.
Sei que falas nos campeonatos. Mas não consegues falar nas inúmeras taças (mal) perdidas por Jesualdo, nem por certo das exibições que temos feito na Liga dos Campeões, principalmente quando jogamos contra equipas de renome, que só tal basta para meter Jesualdo no velho estilo português de retranca até onde se puder e carne toda no assador após estarmos a perder.

É, não me basta ganhar camponatos. E sei que a ti e aos restantes portistas isso também não basta.

Há erros clamorosos em Jesualdo. Há um estilo que nunca gostei, que é o de ser um tacanho treinador português com a velha mania dos centrais e dos trincos quando jogamos contra equipas de top, ou mesmo contra os restantes candidatos à Liga, o que acho ainda mais estranho.

E não é só pelo facto de o Porto ter perdido estes jogos. Porque mesmo quando ganhava eu dizia o mesmo.

Percebo o teu ponto de vista, mas não posso concordar.

Abraço Portista,
O Dragão

Anónimo disse...

Boa Alvaro. Devias mandar este post para o Triodataque ou para o e-mail do sempre a jeito de Lisboa Rui Moreira. Se continuarem no Porto estes que agora falam de comissionistas vão ver quanto valerão Tomás Costa e Fernando.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista