Seja bem-vindo. Hoje é

09/01/09

Quem Liga à Taça?

Andam para aí a dizer que os adeptos do FC Porto não apareceram no Dragão por causa do muito frio que se fez sentir na cidade. Talvez, mas a principal causa é bem mais grave e deve envergonhar quem manda no futebol português porque a verdade é que os adeptos estão-se cagando para a Taça da Liga. E nem se pode falar apenas em adeptos portistas porque ontem, com apenas 12.219 entradas, foi batido o record de assistências da primeira jornada.

Olhanense 0-2 Belenenses - 1614 adeptos (27% ocupação)
Sporting 3-0 Maritimo - 7478 (15% ocupação)
Académica 1-1 Nacional - 615 (2% ocupação)
P.Ferreira 2-1 Rio Ave - 473 (9% ocupação)
V.Guimarães 0-2 Benfica - 8371 (28% ocupação)
FC Porto 2-1 V.Setúbal - 12219 (24% ocupação)

Ainda por cima Jesualdo Ferreira decidiu revolucionar a convocatória correndo bastantes riscos. Aliás, os que passam a vida a repetir que o professor não tem coragem apenas lhes respondo que não estou de acordo e tenho a certeza que esse é mais um mito inventado pela segunda circular a que muitos portistas aderiram. É normal. Tanto batem na mesma tecla que acabam por convencer alguns distraidos.

Sabendo que os adeptos estão de costas viradas para a Taça da Liga, o professor também sabe que os portistas querem vencer sempre e nunca admitem a derrota sejam os jogos oficiais ou amigáveis. Quer dizer, para a tacinha de Oeiras devia perder sempre por falta de comparência ou então jogar com os juniores mas tudo bem.
O problema é que foi escolhida a opção mais complicada e a que mais riscos fazia o clube correr. A mais simples seria deixar em casa apenas três ou quatro titulares e dividir a responsabilidade com os que jogassem. Assim, ao fazer uma revolução do tamanho da Torre dos Clérigos, a responsabilidade foi toda do professor e caso a equipa não vencesse arriscava a ser capa dos jornais de hoje e o alvo de todos os profissionais do assobio. Quer dizer, dos poucos que ontem resolveram aparecer.

Por outro lado ninguém conhece este plantel do FC Porto melhor que Jesualdo Ferreira. Sendo assim, talvez a opção não fosse tão arriscada quanto isso até porque aqueles que menos garantias davam aos adeptos, os meninos dos júniores, foram os que melhor jogaram. Ao ponto de ter ficado com a certeza que não falta muito para que Diogo Viana e um certo Tiago André Coelho Lopes, mais conhecido no mundo da bola por Rabiola, venham a ser úteis também no campeonato.

Quanto a Ventura, vamos ter calma porque não é um jogo aceitável que faz um bom guarda-redes. A prova está no Bruno Vale. Durante uns anos foi sempre olhado como o futuro guarda-redes do FC Porto, hoje, depois do frango de ontem, já há quem diga que ele não tem categoria para representar o nosso clube. Enfim, é o oito ou oitenta tão caracteristico da mentalidade dos portugueses.

Uma palavra para o melhor jogador do Setúbal. Embora tenha tido o azar de falhar um dos dois pénaltis que marcou, Leandro Lima jogou e fez jogar a sua equipa. Assim, sendo um jogador que pertence ao FC Porto merecia os aplausos dos adeptos pelo seu profissionalismo mas fartou-se de ouvir assobios. Porquê?

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista