Seja bem-vindo. Hoje é

09/03/09

Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

  • O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta segunda-feira um comunicado, no qual desmente categoricamente o teor das acusações dirigidas ao seu Director de Comunicação pelo Conselho de Redacção da RTP.

    COMUNICADO

    Após análise às ocorrências da flash interview do Leixões-F.C. Porto e ao teor de um comunicado subsequente do Conselho de Redacção (CR) da RTP, entende a Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

    1 – É absolutamente falso que o Director de Comunicação do F.C. Porto, Rui Cerqueira, tenha proferido os insultos transcritos no documento do CR da RTP;

    2 – O treinador do Leixões, José Mota, o Director de Comunicação do Leixões, Sérgio Teixeira, e o produtor da RTP, Manuel Queirós, assistiram às ocorrências em questão e poderão contribuir para repor a verdade dos factos;

    3 – O Director de Comunicação do F.C. Porto solicitou, entretanto, ao Departamento Jurídico da F.C. Porto – Futebol, SAD para intentar a competente acção judicial;

    4 - O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD não tem qualquer dúvida quanto à veracidade dos factos reportados pelo seu Director de Comunicação e lamenta que um espaço reservado à análise dos jogos seja instrumentalizado com questões «políticas», esperando, neste sentido, uma posição inequívoca da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

    Porto, 09 de Março de 2009

    O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD


  • Assim, sim.

    O futebol e o jornalismo português estão a passar por uma fase bastante negra que só vai acalmar quando Pinto da Costa e o FC Porto ficarem elibados de todas as acusações. Até lá vamos continuar a aturar estes pseudo-jornalistas/comentadores que mais não são que jagunços ao serviço de Luís Filipe Vieira.

    É por isso que aprovo sem restrições a acção judicial contra a RTP e os seus jornalistas. E só tenho pena que não aconteçam mais vezes.
    Rui Santos, por exemplo, devia ser obrigado a provar em tribunal tudo o que insinuou no programa “Tempo Extra” da SIC-N. Pelo menos éra isso que eu faria se estivesse no lugar dos visados.

    Aliás, não consigo entender como é possível que em Portugal os tais pseudo-jornalistas/comentadores usem os jornais e televisões para denegrir o bom nome de outras pessoas e ninguém se chateie com isso. Não há quem obrigue esses senhores a respeitar o código dentológico?

    CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS JORNALISTAS

    1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

    2. 0 jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

    3. 0 jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

    4. 0 jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

    5. O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

    6. 0 jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

    7. 0 jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

    8. 0 jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

    9. O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

    10. O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.
  • 4 comentários:

    Anónimo disse...

    Queixa-crime contra Rui Santos
    BETO, HUGO MORAIS E LARANJEIRO AVANÇAM COM APOIO DO SINDICATO

    Os jogadores Beto, Hugo Morais e Laranjeiro vão apresentar uma queixa-crime contra Rui Santos, por considerarem que o jornalista ofendeu a sua "honra e a dignidade" nos comentários proferidos no programa "Tempo Extra", exibido domingo na SIC.

    Os atletas do Leixões vão ter o apoio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que hoje, em comunicado assinado pelo presidente, Joaquim Evangelista, repudia as "opiniões difamatórias" proferidas no âmbito da análise ao encontro que os leixonenses perderam (1-4) com o FC Porto, no passado sábado.

    "Lamentavelmente, Rui Santos levantou uma suspeita grave sobre os referidos jogadores, enquanto intervenientes em lances menos felizes para a sua equipa no jogo com o FC Porto. Uma coisa é a análise crítica em abstrato de um determinado assunto, coisa diferente será a associação de um comportamento incorreto a uma determinada pessoa", refere o comunicado.

    Joaquim Evangelista destaca ainda que, "sendo óbvia a legitimidade do comentador abordar as questões que julgue pertinentes, não menos inquestionável é o dever que lhe incumbe de respeitar a honra dos destinatários das suas observações".

    dragao vila pouca disse...

    Meu caro vou copiar o código deontológicos dos jornalista que em tão boa hora aqui deixaste, para colocar no meu blog.

    Um abraço

    Anónimo disse...

    Quinta-feira, Outubro 16, 2008
    A MENSAGEM DE ANA SALGADO

    Não sou partido, nem movimento de opiniões. No entanto, os factos falam por si. É uma nódoa que me atormenta a alma. Não fosse a pessoa, em evidência, tão próxima e ao mesmo tempo distante (diferente). Alguém com duvidoso passado, marcado por atitudes rebeldes e até mesmo insubordinadas. É hoje, considerada figura pública e merecedora de credibilidade. Não fosse o mesmo ser, útil para de quem, a dispõe. E falo mesmo em certos elementos com significado na justiça judicial. Acreditem, que particularmente ainda acredito na justiça. Embora, e é como em tudo, discorde como a fazem e dispõem. Entendo que, neste sector, como em tantos outros, há ‘inimigos com rosto’. Vá-se lá entender, o certo é que lá estão. Poderiam talvez abandonar o cargo se assim entendessem. Há momentos, na vida, em que o melhor é abandonar o barco; o que não nos torna em nada cobardes. Simplesmente fazê-lo por consciência. Acontece muitas vezes, e não significa que o seja de forma propositada, o facto de, remarmos em nossa feição. Por isso, já os sábios diziam que os ventos enganam. Dediquem-se à feitura de livros. Não é o que está na moda? Eu até elaborava o título, se o entendessem. Que vos parece, ‘O inimigo com rosto’.Teria todo o gosto, em redigir o prefácio. Aceitando mesmo propostas. Em suma, e porque as ‘fotos’ falam por si… Alguém muito singular, perceberá um dia, que este pretensioso protagonismo irá resultar num emaranhado de si-tuações desagradáveis. Há a meu entender, um dominador comum e centralizado, que remete para o erro. Sejamos capazes de, assumir os erros quando de facto eles existem. Pois cada vez mais, se vê a falta de valor, do saber, que vai para além da racionalidade. Valor do saber, da experiência adquirido, a meu entender, o que se adquire por mérito e honra. E este entendimento, tão sublime e humano, está em cada um. Basta parar, reflectir e encontrar. (Se de bem me encontrasse com o meu PAI, ao ler-lhe o meu texto ele diria; como em tempos: “Ó Ana Maria isso para mim cheira a letra de música”.) Sou pessoa de bem, como tal não me coíbo de o fazer. Às pessoas do meu sangue, apenas concluo que devem reflectir. Parar no tempo (esse bem tão precioso) e observar quem afinal se esconde atrás do pano. Quanto ‘ás nódoas na alma’ caros leitores, tratem-nas sempre da maneira mais sublime. Pois são sempre o patamar da solidariedade e dos afectos.
    in O GAIENSE


    Será que esta senhora já esqueceu do que escreveu, recentemente???!!!

    O FCP, saberá disto???!!!

    Anónimo disse...

    Sou POrtista des de o dia em que nasci, vivo em Coimbra, e já disse isto noutros Blogs, não deveriamos dar nem um segundo de antena a esse "jornalista " nem ao Canal que permite que ele diga tanta asneira em tão pouco tempo. Prefiro de longe ver O CANAL PORTO.

    Um abraço a todos os Portistas

    CPinho

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista